Rail.Works.Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rail.Works.Brasil

O MELHOR FORUM DE RAILWORKS DO BRASIL!!!!
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)

Ir para baixo 
+3
Julio Rail
Ronaldo Salustino
Edu1501
7 participantes
AutorMensagem
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeQua Jun 19, 2013 8:10 am

The BUDD Company, atualmente THYESSENKRUPP BUDD, empresa americana com sede na Filadélfia, Pennsylvania (coincidência com o filme Incontrolável não? rsss) fabricou esse Rail Diesel Car durante o período de 1949 a 1962, começando com o modelo RDC-1 ao modelo RDC-5. As diferenças entre modelos foram a capacidade de passageiro e uso da automotriz. Nos EUA serviram como carros de correios também. E eu ainda vou olhar melhor o filme com Wesley Snipes, Money Train (Assalto sobre trilhos) para ver se o tal trem pagador não é uma BUDD.

Algumas fotos de modelos dela aqui pelo Brasil.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Esta foi tirada no pátio Santos Dumont em MG.

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Esta é um modelo usado pela RFFSA em Curitiba, sendo conhecida aqui por Litorina.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Esta foi feita em Jaraguá do Sul-SC. Atualmente as máquinas da Serra Verde Express aqui em Curitiba também estão com apenas uma janela. Não sei se são outros equipamentos ou se foram modificados para ter apenas uma.
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Salustino
Coordenador de via permanente
Coordenador de via permanente
Ronaldo Salustino


Mensagens : 2376
Data de inscrição : 28/07/2012
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro-RJ

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeQua Jun 19, 2013 11:29 am

linda.
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeQua Jun 19, 2013 4:24 pm

Oi, Edu e demais amigos, com relação as automotrizes da Budd, as ferrovias americanas, deixaram de usá-las, por causa dos sindicatos, eles exigiam que cada automotriz, além do maquinista, tivesse mais funcionários, elevando os custos, no fim das contas, o tiro (do sindicato)saiu pela culatra.
O sindicato queria garantir muitos empregos em cada automotriz, acabaram sem nenhum, ao menos nas automotrizes.
Essa informação eu fiquei sabendo, nos tempos que assinava o Centro-Oeste do Flavio, de Brasília.
Abs, do JR.


Última edição por Julio Rail em Qua Jun 19, 2013 8:52 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
victorhugo1
Maquinista pleno
Maquinista pleno
victorhugo1


Mensagens : 932
Data de inscrição : 31/12/2012
Idade : 22
Localização : Jandaia Do Sul - PR

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeQua Jun 19, 2013 7:57 pm

bem show esses carros
Ir para o topo Ir para baixo
Robertcross
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
Robertcross


Mensagens : 1457
Data de inscrição : 10/10/2012
Idade : 44
Localização : Guarulhos São Paulo

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeSex Jun 21, 2013 6:58 pm

Muito Bonitas uma pergunta em serra verde ainda circulam essas BUDD.
Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeSex Jun 21, 2013 7:39 pm

Oi Robertcross.
Respondendo a sua pergunta, sim a Serra Verde Express ainda utiliza 4 dessas automotrizes no passeio de Curitiba até Morretes (já foi até Paranaguá, mas a ALL não costuma parar as manobreiras que ficam no acesso ao pátio de descarga do Porto de Paranaguá, fazendo com que os últimos 3 quilômetros que separam a entrada do pátio do porto e a estação de Paranaguá estejam inativos atualmente).
Lendo documentos sobre a história da RFFSA descobri que o número da automotrizes já foi maior aqui em Curitiba, mas que foram baixadas por terem se acidentado. Eu mesmo me lembro de ter visto uma num ferro velho que na época comprava todo e qualquer material sucateado pela RFFSA, incluindo os dormentes.
Abraço do Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
Renan
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
Renan


Mensagens : 1362
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 33
Localização : Rio Claro-SP

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 6:41 pm

Muito show,bela postagem Edu,me incentivou agora a complementar um pouco de historia dessa riqueza dos carros Budd no Brasil.
Notem também as diferenças claras entre modelos,o primeiro lá de cima a primeira foto que o Edu postou é uma litorina proveniente da Central do Brasil de bitola larga,notem que em cima da mesma tem um domo grande no teto,isso tinha somente nas litorinas da larga.Notem a lateral é cheia de ondulações na lataria,e a frente é lisa isso foi obra da RFFSA que após manutenções achava mais pratico colocar chaparia lisa do que ondulada,o modelo original tinha frente ondulada também.
A grande maioria das litorinas da larga estão abandonadas mesmo,ainda bem que não foram pro corte,mas só Deus sabe o destino que terão,estão nos patios do Horto Florestal em BH e outra parte em Santos Dummont igual a da foto.
Vale aqui dizer que a MRS tem duas litorinas presidenciais que adquiriram da RFFSA para uso administrativo da empresa,restauraram as mesmas inteirinhas e mantém as mesma guardadas em galpões com todo o carinho,é o xodó da empresa,pelo menos essas duas da larga temos certeza que duraram por muito tempo.
Aqui o da MRS:
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
E da larga temos também a resgatada e restaurada pelos Amigos do Trem:
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

As litorinas ficaram muito famosas no Brasil por fazer o trem Santa Cruz entre São Paulo e Rio de Janeiro.
No começo desse trecho eram usados composições de carros de madeira da Central,foi devido a essa rota que vieram para o Brasil os primeiros carros Budd,a central adquiriu os primeiros para exclusivamente rodarem no Santa Cruz e no Vera Cruz entre BH e Rio.
Eram considerado o trem mais luxuoso da época,e até hoje há quem diga que foi o mais luxuoso da América Latina,trem de prata perto desse era fichinha suja.
Os carros faziam o percursso noturno entre Rio e São Paulo,em toda a viagem após a chegada passavam todo o dia sob revisão e limpeza,era impecavel a limpeza do mesmo,não se achava uma poeira presente
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Os carros eram tracionados por uma V8 escandalosa dentro do Rio,do Rio pra São Paulo geralmente era tracionado por duas FA1:
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
E pela escandosa V8 dentro do Rio:
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Infelizmente esse cenário de epopeia estava com os dias contados após a RFFSA assumir o controle da Central
ao longo dos anos o serviço prestado foi deixando de ter a qualidade que tinha,por diversas vezes a rota foi interrompida e tudo o mais,visando novamente voltar com a rota no luxo que era a RFFSA vez uma encomenda a BUDD de novos carros de aço e de novas litorinas pra larga e pra bitola métrica.
Aqui os finais da rota Santa Cruz carros sendo tracionados por uma U20:
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
E nessa mudança toda o trem de aço com vagões Budd continuava fazendo o trajeto noturno e as litorinas passaram a ser usadas no trajeto diurno,as litorinas da metrica foram desenvolvidas sem domo no teto especialmente pra RFFSA,foi um projeto unico da Budd,inicialmente seriam usadas em suburbios no Rio,após alguns anos todas da metrica foram transferidas pro Sul do pais:
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Num suspiro final da rota Santa Cruz é que foi criado o famoso Trem de Prata,nada mais era que o antigo trem da Central com os mesmo carros inclusive que faziam o trajeto noturno,porém operados por uma operadora turistica,devido a falta de manutenção e ausencia de patios para a correta limpeza dos mesmo no final o serviço foi caindo em desuso e até que teve seu fim decretado encerrando de vez a rota Rio São Paulo via trem.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Atualmente todos os carros Budd e a grande maioria das litorinas que não foram resgatados encontram-se assim:
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Felizmente ainda temos algumas litorinas conforme disse resgatadas e operacionais por esse Brasil,são elas:
Duas da MRS conforme foto acima,a dos amigos do trem conforme foto acima
A da CPTM aqui de São Paulo:
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

E no mais as diversas mantidas em operação pela Serra Verde Express no Parana e no Espirito Santo:
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

É isso aeh pessoal se gostaram deem um positivinho pra mim ali do lado e pro Edu também.
Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeSáb Jun 22, 2013 8:04 pm

Show Renan... vou aproveitar um pouco de suas fotos, ok? A oitava foto que postou são duas das automotrizes que estão ativas na Serra Verde Express aqui em Curitiba. No barracão ficam 4 carros BUDD todos do modelo RDC1A Coach de 56 lugares. Apenas três deles são operacionais e um é estático, isto é, é usado como monumento em ocasiões especiais. E eu vou positivar sim, só que hoje já esgotei minha cota de votos. Rss.
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeDom Jun 23, 2013 12:52 am

Oi Renan, show de informações e imagens, apenas, fico triste com os carros de passageiros, completamente abandonados, principalmente, por ter viajado para Barra do Piraí, várias vezes indo e vindo, pelo trem de aço, como chamávamos por aqui, com os carros da Budd, tracionados pela FA-1, de Barra do Piraí, aqui, para São Paulo.
Do Rio de Janeiro até Barra do Piraí, a composição tinha a V-8, como locomotiva.
Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
Renan
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
Renan


Mensagens : 1362
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 33
Localização : Rio Claro-SP

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeDom Jun 23, 2013 11:24 am

Valeu Edu,valeu Julio.
Hum interessante Edu,achei que ae em Curitiba tinha umas 6 litorinas,rsrsrsrs essa é uma viagem que ainda pretendo fazer esse ano XD
Julio sempre quando vejo fotos do trem de prata ou algo sobre essa rota lembro de vc Julio que teve a satisfação de percorrer esse trajeto.
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeDom Jun 23, 2013 12:58 pm

Oi Renan, naquela foto da U20-C, os carros, já são do Trem de Prata, falando nisso, os carros Budd, sofreram algumas modificações, para se formarem o Trem de Prata, me lembro de uma foto que vi, no Centro-Oeste, vários cabos extras unindo os carros, foram adicionados.
Agora, eu não acho legal, pintar carros inox, o inox, por si só, já é lindo, e a pintura da CPTM, ficou horrível, na minha opinião.
Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeDom Jun 23, 2013 1:23 pm

Olá pessoal, aproveitando que falamos sobre pinturas, aqui em Curitiba não me recordo de nenhuma máquina da RFFSA nas cores da foto puxando os vagões do Trem de Prata. Sempre foram vermelhas com faixas amarelas.
Quanto as duas litorinas BUDD com pinturas, tanto a da CTPM quanto a dos Amigos do Trem, até que o trabalho ficou bacana porque os relevos da chaparia foram mantidos na cor natural de inox, ocupando um espaço que destaca as formas dos carros.
Mas respeito a opinião do Júlio, afinal um carro todo prateado chama mais a atenção do que pintado.
Abraços do Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
Renan
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
Renan


Mensagens : 1362
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 33
Localização : Rio Claro-SP

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 3:17 pm

Verdade Julio,também achei um pouco estranha a pintura vermelhona,ficou um vermelho berrante acho que dá pra ver a quilômetros de distância.
Em Curitiba não teve trem de prata Edu,tinham sim carros da Budd de aço porém não os trens de prata,o trem de prata fazia o trecho somente do Rio a São Paulo no Santa Cruz e do Rio a Belo Horizonte no Vera Cruz,depois encostaram todos em Santos Dummont ou Oficinas do Horto e tem mais uma terceira cidade de Minas que colocaram alguns que não me lembro o nome agora.
Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 7:58 pm

Oi Renan, eu não fui claro naquilo que teclei sobre a locomotiva tracionando os carros BUDD. Os carros de passageiros aqui em Curitiba antes dos atuais usados pela Serra Verde Express e que pertenceram a FEPASA, dois deles são inox e apelidados de "paulistinha", eram iguais aos azuis com janelas do tipo veneziana pantográfica que aparecem misturados com os inox na foto logo acima da automotriz restaurada pela CTPM. Tinham a distinção de 1a. e 2a. classes, cuja diferença muitos sabem está nos bancos, estofados para a primeira classe e de madeira para a segunda.
Aqui em Curitiba eu não tive oportunidade de ver locomotivas pintadas na cor da U20C da foto. Sempre foram apenas as vermelhas com faixas em amarelo.
Abraços do Edu.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
A maioria dos antigos vagões da RFFSA está desse jeito aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 8:29 pm

Oi, Edu, Renan e demais amigos, por aqui, as automotrizes, também tinham o apelido de Litorina, eu cheguei à ver algumas, durante a minha infância.
Ainda com relação à pintura de carros, os famosos carros do trem azul, da Companhia Paulista, fabricados pela Pullman Standard, eram de aço, mas, não inox, nesse caso, a pintura é essencial, por motivos óbvios.
Na minha opinião, o simples fato do carro ser inox, por si só, dispensa pintura, justamente pelo tipo de material, não sofrer corrosão, seu visual e também pelo seu "alto" brilho.
Com as devidas proporções, seria o mesmo que pintar um diamante, rsrsrs.
Outro detalhe, o padrão de pintura que usaram, não ficou legal, mas, é a minha opinião, posso estar completamente errado, só penso assim, por achar o inox "nobre".
Os amigos, podem concordar ou discordar à vontade, cada um de nós, tem um gosto pessoal.
Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
Renan
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
Renan


Mensagens : 1362
Data de inscrição : 31/07/2012
Idade : 33
Localização : Rio Claro-SP

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeSeg Jun 24, 2013 11:54 pm

Legal as informações Edu,esse carros aço carbono da foto,também tem alguns restaurados e outros na fila na ABPF São Lourenço
Ir para o topo Ir para baixo
bohdee
Manobrador Monitor
Manobrador Monitor
bohdee


Mensagens : 122
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 41
Localização : Joinville SC

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeQui Dez 12, 2013 9:12 am

A Litorina passava bem na frente da minha casa que ficava do lado da via em Jonville SC. Existe algum modelo delas para os simuladores?
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeQui Dez 12, 2013 9:45 am

Oi bohdee, o único modelo da litorina ou RDC Budd Car, eu achei no forum Railworks America, na época, até postei as imagens, infelizmente, não consegui, localizar nenhum download, não foi modelado por nenhuma empresa e sim por um membro do forum Railworks America.

[Apenas Administradores podem visualizar links]

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
bohdee
Manobrador Monitor
Manobrador Monitor
bohdee


Mensagens : 122
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 41
Localização : Joinville SC

Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitimeQui Dez 12, 2013 9:47 am

Legal mas triste por não ter download hehe. Vamos esperar alguém modelar por aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Empty
MensagemAssunto: Re: Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)   Rail Diesel Car (auto motriz BUDD) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Rail Diesel Car (auto motriz BUDD)
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Rail.Works.Brasil :: Fórum :: Fotos e vídeos ferroviários-
Ir para: