Mensagens : 3904 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 62 Localização : Curitiba/PR
Assunto: Trem de passageiros em atividade no Brasil. Ter Jul 02, 2013 12:00 pm
Olá amigos do fórum RWB. Encontrei na internet um vídeo sobre um trem de passageiros diário mantido pela VLi, mas observando os comentários na página do Youtube, verifiquei o comentário de outra pessoa dizendo que a VLi mantém duas rotas de passageiros de longo percurso e não apenas a de Belo Horizonte a Vitória. Realmente, a Estrada de Ferro Carajás mantém um trem de passageiros, mas ele não é diário como o de Belo Horizonte a Vitória. Vou colar aqui um trecho que retirei da Wikipédia: "O transporte de passageiros liga as cidades de Parauapebas à capital do Maranhão, sendo de grande importância para maranhenses e paraenses por se tratar de um transporte seguro e mais barato que a opção rodoviária.
As partidas de São Luís no Maranhão são às segundas, quintas e sábados às 8h (geralmente com pelo menos 30 minutos de atraso) e de Parauapebas no Pará às terças, sextas e domingos às 6 da manhã. O horário previsto para chegada em São Luís, que seria às 21h30, raramente é cumprido, devendo o passageiro se prevenir para atrasos de no mínimo uma hora, podendo chegar a sete horas." Este trem não circula nas quartas por motivo de manutenção.
Eis aqui o vídeo feito pelo autor no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares em Minas Gerais.
Apenas como curiosidade minha, encontrei algumas informações técnicas sobre as duas ferrovias que julguei interessante. A EFVM tem curvas com raio mínimo de 195 metros e rampas com inclinação máxima de 1,5%, que proporcionam a velocidade máxima de 57km/h para a composição. Já Carajás tem curvas com raio mínimo de 820 metros e rampas com inclinação máxima de 0,4%, que proporcionam a velocidade máxima de 132 Km/h no sentido de exportação. E no sentido de importação, a inclinação máxima das rampas é de 1%, o que proporciona ao trem de passageiros velocidade máxima de 80 km/h e ao cargueiro de 65 Km/h. (Lembro que as composições de carga podem ter até 330 vagões puxados por três locomotivas). Abraços do Edu.
darthde Agente de estação
Mensagens : 297 Data de inscrição : 09/06/2013 Idade : 42 Localização : Belo Horizonte
Assunto: Re: Trem de passageiros em atividade no Brasil. Ter Jul 02, 2013 12:56 pm
Ambas ferrovias (EFVM e EFC) apresentam características cruciais e sociais para comunidade nas quais elas atendem. Em algumas cidades na EFC, o trem de passageiros e a única estrutura viária para transporte de passageiros. Infelizmente a EFC não é duplicada, isto gera muito atraso nos trens de passageiro.
Vale lembrar também que a EFVM costuma ter atraso nos seus trens, nada como na época em que o trem era puxado por 2 g12, quando o atraso era muito constante e o tempo de atraso era enorme.
Sobre o ponto de vista comercial, ambas representam uma fatia significante para o transporte de cargas em especial minério de ferro!
Edu1501 Administrador da Ferrovia
Mensagens : 3904 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 62 Localização : Curitiba/PR
Assunto: Re: Trem de passageiros em atividade no Brasil. Ter Jul 02, 2013 6:47 pm
Oi André Luiz (darthde) Legal seu comentário aqui. Na Wikipédia apenas a EFC tem menção sobre os dias de circulação dos trens de passageiros e seus atrasos. Não faz nenhuma menção sobre atrasos na EFVM, apenas creditando um número menor de usuários diários do que o apontado no vídeo pelo autor. Descobri que além dessas duas ferrovias, existe a Noroeste do Brasil que opera o Trem do Pantanal desde 2009. (trecho extraído da Wikipédia "Em 2006, a linha foi adquirida pela América Latina Logística, que a comprou do grupo americano Noel Group, até então administradora do trecho. Mediante convênio realizado entre o Estado do Mato Grosso do Sul e a Rede Ferroviária Federal, foi criada uma linha de passageiros entre Campo Grande e Miranda, primordialmente turística, chamada oficialmente Pantanal Express. Estava prometido que iria até Corumbá em 2011 mas isso nao aconteceu. O projeto foi inaugurado em 8 de maio de 2009 pelo Pres Lula. A volta do Trem do Pantanal estava prometido 2005 mas só aconteceu em 2009. Apesar de chamar-se Trem do Pantanal, seu roteiro, por enquanto, é só Campo Grande - Aquidauana - Miranda. O trem tem capacidade total de 282 lugares (no início de 2010). Foi construída uma bela estação em frente à antiga para esta finalidade." Não encontrei referências sobre a frequência com a que esse trem faz seu percurso. Apenas dados técnicos da ferrovia afirmam que o raio mínimo de curva é de 164m e as rampas mais íngremes possuem inclinação de 4%, o que permite uma velocidade máxima de 54 km/h. Abraços do Edu.
Edu1501 Administrador da Ferrovia
Mensagens : 3904 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 62 Localização : Curitiba/PR
Assunto: Re: Trem de passageiros em atividade no Brasil. Qua Jul 03, 2013 9:26 pm
Olá amigos do fórum RWB
Encontrei esse vídeo sobre o trem do pantanal. A operadora do trem é a mesma do trem que liga Curitiba a Morretes, a Serra Verde Express. Na minha opinião não existe como fazer comparação com as outras duas. O Trem do Pantanal só circula no sábado saindo de Campo Grande para Miranda e volta no domingo no sentido inverso. O trem de Curitiba a Morretes é diário, mas a viagem teria 110km de extensão se fosse até a estação de Paranaguá, porém, até Paranaguá, apenas as litorinas standart e luxo fazem esse percurso aos domingos.
Abraços do Edu.
erivelto_docarmo Novato
Mensagens : 21 Data de inscrição : 18/03/2013 Idade : 45 Localização : Barra do Piraí - RJ
Assunto: Re: Trem de passageiros em atividade no Brasil. Qui Jul 04, 2013 12:46 pm
Tenho muitas saudades do tempo em que viaja de trem. Hoje só viajo em trens de turismo. Aqui na região em que moro, corria o trem que todos chamavam de Barrinha, que ligava Barra do Piraí-RJ a Japerí-RJ. E o que mas tenho saudades que era o que ligava Barra Mansa a Ribeirão Vermelho nas Minhas Gerais, que correu até a década de 90. É uma pena que no Brasil não se dá valor ao transporte de passageiros pelas ferrovias, como vemos em outros Países. Espero que o Vitória-Minas resista a essa extinção dos transportes de passageiros sobre os trilhos.
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Trem de passageiros em atividade no Brasil.