Rail.Works.Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rail.Works.Brasil

O MELHOR FORUM DE RAILWORKS DO BRASIL!!!!
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)???

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Empty
MensagemAssunto: Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)???   Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Icon_minitimeQui Jul 25, 2013 10:29 pm

Olá amigos e participantes do fórum RWB:

Esta locomotiva produzida nos Estados Unidos em 1948, foi adquirida pela Central do Brasil junto a American Locomotive Company e foram númeradas inicialmente de 3201-3212. Sendo que foram utilizadas para tracionar os trens de passageiros ligando o Rio de Janeiro e São Paulo (Santa Cruz) e entre Rio de Janeiro e Belo Horizonte (Vera Cruz).

Foram adquiridas 12 unidades de 1500 hp, bitola de 1,60 m equipadas com o motor ALCo 244 (V-12) com parte elétrica fornecida pela GE. O motor diesel foi o mesmo utilizado na locomotivas GE 244 adquiridas na década de 1950. Possuiam rodagem B-B, com peso total de 108 t e velocidade máxima de 100 km/h.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Agora, porque será que deram o apelido a ela de "Biriba"??? Existem duas vertentes: uma é que o apelido foi dado em razão de uma cadela que era mascote do Botafogo que tinha esse nome e outra (minha opinião mais plausível) que era comparada ao automóvel Morris Oxford, chamado de Biriba pelos motoristas que o usavam como táxi na época, devido ao parabrisa bipartido e ao nariz proeminente. Vá saber não é?
Abraços do Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
ONSLAUGHT8800hp
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
ONSLAUGHT8800hp


Mensagens : 2206
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 38
Localização : Volta Redonda

Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)???   Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 9:40 am

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]


Será que parece? =D

òtima postagem!! =)
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)???   Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 9:48 am

Oi Edu, essa eu posso dizer que conheço de perto, pois quando ia visitar a minha tia em Barra do Piraí, eu e meu pai, íamos de trem de aço (Santa Cruz).
Quando eu conheci a Frateschi, em 1987, enviei cartas, pedindo que essa locomotiva fôsse lançada, finalmente um dia aconteceu, fiquei muito feliz, depois foi a vez de pedir a V-8, rsrsrs.
Há um modelo dessa locomotiva no RW, inclusive certa vez o WORK postou o repaint feito por ele com as cores da RFFSA, mas, ele perdeu, quando deu defeito no HD.
Nas vezes que viajei para Barra, só vi as FA-1 com a pintura azul da Central, nunca o padrão vermelho da RFFSA.
Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Salustino
Coordenador de via permanente
Coordenador de via permanente
Ronaldo Salustino


Mensagens : 2376
Data de inscrição : 28/07/2012
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro-RJ

Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)???   Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 11:25 am

seja qual for o motivo do nome dela, é muito bonita e tem um visual bem avançado para a época.
Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)???   Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 10:30 pm

Oi amigos Julio, ONS e Ronaldo.

Grato por comentarem e agora vou complementar um pouco o comentário dos amigos.

ONS, eu encontrei no acervo de imagens dessa locomotiva esse comercial:
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Julio, falando em miniaturas escala HO
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
e no modelo para o RW
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Valeu amigos... vou continuar pesquisando e postando imagens dessa nossa paixão por ferrovias.
Abraços do Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)???   Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Icon_minitimeSex Jul 26, 2013 10:45 pm

Oi Edu que legal, bela coleção HO, adorei essas warbonnets, são lindas.
Abs, do Jr.
Ir para o topo Ir para baixo
ONSLAUGHT8800hp
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
ONSLAUGHT8800hp


Mensagens : 2206
Data de inscrição : 01/12/2011
Idade : 38
Localização : Volta Redonda

Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)???   Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Icon_minitimeDom Jul 28, 2013 10:45 am

shooooowww edu =D
Ir para o topo Ir para baixo
rogerio
Auxiliar de maquinista
Auxiliar de maquinista
rogerio


Mensagens : 393
Data de inscrição : 16/04/2014
Idade : 62
Localização : Barra Mansa-RJ

Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)???   Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Icon_minitimeSeg Nov 17, 2014 9:51 pm

Edu, Ons e demais amigos, Quando era jovem vi por diversas vezes esse modelo de locomotiva puxando o trem de aço da antiga Central do Brasil, hoje na mão da MRS. Ons, o que mais me impressionou nesta foto que o EDU apresenta, é que a mesma foi tirada aqui em BARRA MANSA, dar para ter uma noção da estação ao fundo, é a passagem de nível da Rua Duque de Caxias.

Legal, muito dez.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Empty
MensagemAssunto: Re: Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)???   Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)??? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Vocês conhecem o Biriba (ALCo FA-1)???
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Vocês conhecem esta locomotiva a vapor?
» Para vocês que não conhece.
» Para vocês rirem um pouco
» Admirei, sou apaixonado e acredito que vocês vão amar.
» ALCo RSD-16 e RSD-35 ALL

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Rail.Works.Brasil :: Fórum :: Fotos e vídeos ferroviários-
Ir para: