| ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . | |
|
+6victorhugo1 Julio Rail Edu1501 flvgom mendonça100 Robertcross 10 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Robertcross Maquinista Sênior
Mensagens : 1457 Data de inscrição : 10/10/2012 Idade : 44 Localização : Guarulhos São Paulo
| Assunto: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Seg Nov 25, 2013 10:18 pm | |
| Aos amigos do fórum ontem fui a Paranapiacaba pela primeira vez e pude registrar um pouco da nossa história e captar algumas imagens que vou compartilhar com os colegas .
[Apenas Administradores podem visualizar imagens] image upload
Daqui vemos um pequeno Patio com os hat da mrs , a loco em vermelho não pude ver qual era e do lado uma RS 2 trem turístico da cptm . [Apenas Administradores podem visualizar imagens] screen capture freeware
[Apenas Administradores podem visualizar imagens] screenshot on pc Andei nessa pequena locomotiva não sei o modelo. [Apenas Administradores podem visualizar imagens] image url olha só esse vagão de madeira esta sendo conservado desde 1936 e aqui era onde os barões e baronesas do café andaram [Apenas Administradores podem visualizar imagens] imgur [Apenas Administradores podem visualizar imagens] screen shot pc Esse aqui era o guindaste de antigamente agora imagina era manual e levantava 40 toneladas imagina quantos operários tinha que ser . [Apenas Administradores podem visualizar imagens] image upload with preview Esse cara aqui que foi entregue ao tempo ferrugem e mato era ao mesmo tempo uma loco e um vagão ambulância [Apenas Administradores podem visualizar imagens] upload Olha o que achei também por lá um Virador de locomotivas . [Apenas Administradores podem visualizar imagens] pictures upload Achei os restos mortais dessa maquina Henschel apelidada de Pão de forma . [Apenas Administradores podem visualizar imagens] screenshot Aqui também restos mortais de um vagão de passageiro que já rodou e agora foi esquecido para sempre . [Apenas Administradores podem visualizar imagens] screen shot pc E claro que não poderia de registrar essas duas u23-c em tração dupla .
Galera o lugar é muito agradável e parte da história ferroviária esta lá ,mas infelizmente alguns não deram importância para a ferrovia e seus benefícios e tudo o quanto foi bom ficou esquecido e abandonados ,apenas lembrado na memória de quem um dia presenciou tudo que a ferrovia era e representou para nosso pais . | |
|
| |
mendonça100 Inspetor de tração
Mensagens : 1550 Data de inscrição : 24/05/2013 Idade : 49 Localização : FERNANDÓPOLIS SP
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Ter Nov 26, 2013 8:22 am | |
| parabens pelas imagens companheiro são realmente um achado,que bom seria se tudo mostrado tivesse pelo menos restaurado né e não esposto ao tempo dessa forma. | |
|
| |
flvgom Manobrador
Mensagens : 52 Data de inscrição : 19/11/2013 Idade : 41 Localização : São Paulo, SP
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Ter Nov 26, 2013 8:56 am | |
| Visitei Paranapiacaba há uns 3 meses atrás e o lugar é espetacular em todos os sentidos, altamente recomendável para quem aprecia a história ferroviária e também para quem procurar um dia aprazível de descanso.
Andei bastante naquel parte mais alta da cidade, onde ficam umas casas de madeira e uns trilhos desativados.
Vale a pena pelas pousadas que existem, uma opção e tanto.
Belas fotos, meu amigo! | |
|
| |
Edu1501 Administrador da Ferrovia
Mensagens : 3904 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 62 Localização : Curitiba/PR
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Ter Nov 26, 2013 9:26 am | |
| Oi Robertcross e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil. Parabéns pelo seu artigo e fotos. Se o amigo me permitir, eu vou acrescentar algumas informações nas fotos aqui postadas. A locomotiva que o amigo não conseguiu identificar na foto em que está ao lado de uma Alco RS2 é uma locomotiva de cremalheira Hitachi diesel-elétrica que no tempo da RFFSA ganhou o apelido de Sapatão. [Apenas Administradores podem visualizar imagens] A pequena locomotiva de manobras de classificação White 0-6-0T é de fabricação inglesa, e como os amigos podem ver, existe o amortecedor de impacto para as manobras de engate/desengate de vagões iguais ao sistema europeu, porém o acoplador é do tipo automático americano. Ela é uma locomotiva a vapor Sharp, Stewart & Company Limited, construída em Manchester, Inglaterra em 1867. [Apenas Administradores podem visualizar imagens] Na sétima foto, o veículo ferroviário é uma automotriz de fabricação inglesa foi adquirido pela Estrada de Ferro Bragantina nos anos 1940. Essa ferrovia era administrada pela São Paulo Railway e a automotriz circulava entre Atibaia e Bragança Paulista. Quando da nacionalização da SPR, as duas automotrizes receberam os nomes de "O Bandeirante" e "IV Centenário". [Apenas Administradores podem visualizar imagens] Já a foto da locomotiva elétrica que ganhou o apelido de "Pão-de-forma" devido ao seu formato não é de fabricação da Henschell. Ela foi fabricada pela Siemens-Schuckert em 1958, quando a ferrovia já pertencia a Estrada de Ferro Central do Brasil. Esta da foto é uma locomotiva elétrica Henschell-Siemens, mas não foi usada no Brasil. Ele é do Perú. Como se pode ver, tem muitas semelhanças com a Siemens-Schuckert 4000 Bo-Bo 1958 da foto do amigo Roberto. Tal semelhança faz com que chamem a Pão de Forma de locomotiva Henschell. Abraços do Edu.
Última edição por Edu1501 em Sáb Nov 29, 2014 1:46 pm, editado 3 vez(es) | |
|
| |
Julio Rail Administrador da Ferrovia
Mensagens : 10527 Data de inscrição : 25/04/2012 Idade : 71
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Ter Nov 26, 2013 10:55 am | |
| Oi Robert e demais amigos, toda vez que vejo material ferroviário, assim nesse estado, me deixa profundamente triste. Agora, sem dúvida alguma, Paranapiacaba é um dos lugares mais espetaculares, em matéria de ferrovias, já vi muitas fotos super legais, algumas com neblina então, parecem postais. Abs, do JR. | |
|
| |
victorhugo1 Maquinista pleno
Mensagens : 932 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 22 Localização : Jandaia Do Sul - PR
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Ter Nov 26, 2013 11:20 am | |
| lindas fotos,eu se der um dia vou ai | |
|
| |
paulo favero Novato
Mensagens : 26 Data de inscrição : 10/11/2013 Idade : 38 Localização : veranópolis
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Ter Nov 26, 2013 6:58 pm | |
| Sensacional!que pena que nossos governantes não enxergam o progresso que o país teria se fosse investido muito mais em ferrovias!!!!belas imagens parabéns!!!!! | |
|
| |
flvgom Manobrador
Mensagens : 52 Data de inscrição : 19/11/2013 Idade : 41 Localização : São Paulo, SP
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Ter Nov 26, 2013 7:46 pm | |
| Pra quem planeja visitar o local, vale lembrar que o acesso é feito pela linha da CPTM, que liga estação do Brás a cidade de Rio Grande da Serra. Deve-se desembarcar em Rio Grande da Serra e embarcar num ônibus com destino à Paranapiacaba. Antigamente a linha 10 ia até lá, hoje não vai mais. | |
|
| |
Robertcross Maquinista Sênior
Mensagens : 1457 Data de inscrição : 10/10/2012 Idade : 44 Localização : Guarulhos São Paulo
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Ter Nov 26, 2013 10:18 pm | |
| - Edu1501 escreveu:
- Oi Robertcross e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil.
Parabéns pelo seu artigo e fotos. Se o amigo me permitir, eu vou acrescentar algumas informações nas fotos aqui postadas.
A locomotiva que o amigo não conseguiu identificar na foto em que está ao lado de uma Alco RS2 é uma locomotiva de cremalheira Hitachi diesel-elétrica que no tempo da RFFSA ganhou o apelido de Sapatão.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens] A pequena locomotiva de manobras de classificação White 0-6-0T é de fabricação inglesa, e como os amigos podem ver, existe o amortecedor de impacto para as manobras de engate/desengate de vagões iguais ao sistema europeu, porém o acoplador é do tipo automático americano. Ela é uma locomotiva a vapor Sharp, Stewart & Company Limited, construída em Manchester, Inglaterra em 1867.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens] Na sétima foto, o veículo ferroviário é uma automotriz de fabricação inglesa foi adquirido pela Estrada de Ferro Bragantina nos anos 1940. Essa ferrovia era administrada pela São Paulo Railway e a automotriz circulava entre Atibaia e Bragança Paulista. Quando da nacionalização da SPR, as duas automotrizes receberam os nomes de "O Bandeirante" e "IV Centenário".
[Apenas Administradores podem visualizar imagens] Já a foto da locomotiva elétrica que ganhou o apelido de "Pão-de-forma" devido ao seu formato não é de fabricação da Henschell. Ela foi fabricada pela Siemens-Schuckert em 1958, quando a ferrovia já pertencia a Estrada de Ferro Central do Brasil. Esta da foto é uma locomotiva elétrica Henschell-Siemens, mas não foi usada no Brasil. Ele é do Perú. Como se pode ver, tem muitas semelhanças com a Siemens-Schuckert 4000 Bo-Bo 1958 da foto do amigo Roberto. Tal semelhança faz com que chamem a Pão de Forma de locomotiva Henschell.
Abraços do Edu. Então Edu como peguei de longe não pude identificar, mas agora com esta imagem posso ver melhor e também o tamanho dela obrigado pela imagem | |
|
| |
Robertcross Maquinista Sênior
Mensagens : 1457 Data de inscrição : 10/10/2012 Idade : 44 Localização : Guarulhos São Paulo
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Ter Nov 26, 2013 10:21 pm | |
| - Julio Rail escreveu:
- Oi Robert e demais amigos, toda vez que vejo material ferroviário, assim nesse estado, me deixa profundamente triste.
Agora, sem dúvida alguma, Paranapiacaba é um dos lugares mais espetaculares, em matéria de ferrovias, já vi muitas fotos super legais, algumas com neblina então, parecem postais. Abs, do JR. Então Julio para mim foi fantástico estar lá pertinho da historia e tudo aquilo que pertenceu a ela por outro lado ao mesmo tempo que eu registrava as imagens partia o coração de ver sucatas e mais sucatas das maquinas que já rodaram e fizeram história . | |
|
| |
Robertcross Maquinista Sênior
Mensagens : 1457 Data de inscrição : 10/10/2012 Idade : 44 Localização : Guarulhos São Paulo
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Ter Nov 26, 2013 10:22 pm | |
| - victorhugo1 escreveu:
- lindas fotos,eu se der um dia vou ai
Oi Victorhugo com certeza você vai curtir lá é muito agradável e é para toda a família pois o lugar e demais Valeu abraço . | |
|
| |
Robertcross Maquinista Sênior
Mensagens : 1457 Data de inscrição : 10/10/2012 Idade : 44 Localização : Guarulhos São Paulo
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Ter Nov 26, 2013 10:25 pm | |
| - mendonça100 escreveu:
- parabens pelas imagens companheiro são realmente um achado,que bom seria se tudo mostrado tivesse pelo menos restaurado né e não esposto ao tempo dessa forma.
O vagão que andei ainda esta sendo conservado amigo Mendonça ,mas os demais hoje não passam de um monte de ferro retorcido ,entregue ao tempo mato e ferrugem . Abraço . | |
|
| |
Robertcross Maquinista Sênior
Mensagens : 1457 Data de inscrição : 10/10/2012 Idade : 44 Localização : Guarulhos São Paulo
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Ter Nov 26, 2013 10:30 pm | |
| Meus amigos agradeço a todos por terem curtido cada imagem aqui que registrei obrigado por postarem também as imagens das maquinas quando ainda faziam parte da nossa história hoje como já citei só temos mesmo as lembranças boas dessas guerreiras que trafegavam pelas vias e por onde passavam esbanjavam suas beleza hoje infelizmente temos que nos acostumar com a ignorância de alguns que no passado, rejeitaram a ferrovia e incentivaram a destruição não conservando e nem deixando ela ser explorada para beneficio de muitas coisas .
Grande abraço a todos valeu pelas fotos | |
|
| |
victorhugo1 Maquinista pleno
Mensagens : 932 Data de inscrição : 31/12/2012 Idade : 22 Localização : Jandaia Do Sul - PR
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Qua Nov 27, 2013 1:22 pm | |
| seria legal fazer uma expedição nos tuneis,acampar,fazer uma fogueira,com violao,seria legal,eu já vi no balanço geral algumas coisas sobre paranapiacaba, | |
|
| |
cesar sj Manobrador Monitor
Mensagens : 172 Data de inscrição : 25/09/2013 Idade : 50 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Qua Nov 27, 2013 4:27 pm | |
| Realmente, Paranapiacaba é um lugar fascinante pra quem gosta de trens, é uma pena que hoje chegar de trem à Paranapiacaba só é possível uma vez a cada 15 dias, com o Expresso Turistico da CPTM. Chegar de ônibus em uma cidade ferroviaria de raiz me faz sentir ainda mais raiva desse governo e outros anteriores que só pensam em pneus e asfalto.
Não sou nenhum expert em ferrovias, mas acho seria totalmente viavel um trem de 3 ou 4 carros que saísse de Rio Grande da Serra para lá da mesma maneira que é feito de Francisco Morato para Jundiaí, mas não!!!!! Mais uma vez o ônibus venceu!!!!
O que me deixa feliz é que pelo menos quando moleque eu pude ir muito de trem para Paranapiacaba, naquelas sucatas do fim da RFFSA e começo da CBTU com as portas abertas só curtindo a brisa hahahaha ooooo tempinho bom!! | |
|
| |
vito1400 Manobrador Monitor
Mensagens : 167 Data de inscrição : 17/12/2012 Idade : 26 Localização : America do sul
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Sex Nov 29, 2013 6:42 pm | |
| A penultima imagem não se trata de um carro de passageiros e sim um automotriz da RFFSA, já fui muitas vezes em Paranapiacaba e em uma das vezes tirei esta foto do automotriz(TUE) quando ele ainda estava reconhecível: [Apenas Administradores podem visualizar imagens] Também, por coincidência, fui no dia em que estavam sucateando os vagões boxes que estavam parados no mesmo pátio, eram uns 15 ou 20, o automotriz também estava sendo cortado para virar sucata mas eles pararam por algum motivo. Não sei informar o modelo do automotriz. | |
|
| |
Edu1501 Administrador da Ferrovia
Mensagens : 3904 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 62 Localização : Curitiba/PR
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Sex Nov 29, 2013 7:26 pm | |
| Oi Vito1400 e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil. Seu primeiro link de imagem deu problema. Já o segundo que abriu, o que lhe pareceu ser uma automotriz deve ser uma parte de um TUE. Observe a pequena porta a frente do veículo. A empresa inglesa Metropolitan Vickers construiu a série 100 dos Trens Unidades Elétricos, em 1937. O veículo completo era constituído de três carros, sendo que o carro central era o motor. A pequena porta que vemos é a cabine do maquinista. Essas unidades adquiridas pela Estrada de Ferro Central do Brasil para servirem nas linhas de subúrbio, receberam muitas reformas antes de serem substituídas pelas novas séries 200,400, 500 e subsequentes. [Apenas Administradores podem visualizar imagens] Abraços do Edu. | |
|
| |
vito1400 Manobrador Monitor
Mensagens : 167 Data de inscrição : 17/12/2012 Idade : 26 Localização : America do sul
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Sex Nov 29, 2013 7:45 pm | |
| - Edu1501 escreveu:
- Oi Vito1400 e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil.
Seu primeiro link de imagem deu problema. Já o segundo que abriu, o que lhe pareceu ser uma automotriz deve ser uma parte de um TUE. Observe a pequena porta a frente do veículo. A empresa inglesa Metropolitan Vickers construiu a série 100 dos Trens Unidades Elétricos, em 1937. O veículo completo era constituído de três carros, sendo que o carro central era o motor. A pequena porta que vemos é a cabine do maquinista. Essas unidades adquiridas pela Estrada de Ferro Central do Brasil para servirem nas linhas de subúrbio, receberam muitas reformas antes de serem substituídas pelas novas séries 200,400, 500 e subsequentes.
Abraços do Edu. Ola Edu pensei que fosse um automotriz que fizesse parte de um TUE, pensei que tivessem trocado os truques por truques de vagões e que o motor tivesse sido retirado. Não sei porque mas sempre que vou postar alguma imagem aqui no forum, aparece a imagem e um quadrado em branco acima da imagem, não é que são duas imagens é que deu erro e é uma imagem só. | |
|
| |
Julio Rail Administrador da Ferrovia
Mensagens : 10527 Data de inscrição : 25/04/2012 Idade : 71
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Sáb Nov 30, 2013 8:34 am | |
| Oi Vito, Edu e demais amigos, o mais estranho é que entrando no Editor, só existe um link e não dois, como o Vito diz. O problema deve estar acontecendo na hora de colar o link. Abs, do JR. | |
|
| |
vito1400 Manobrador Monitor
Mensagens : 167 Data de inscrição : 17/12/2012 Idade : 26 Localização : America do sul
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Dom Dez 01, 2013 2:14 pm | |
| Hehe algumas fotos que tirei no mirante de Paranapiacaba a última vez que fui lá: [Apenas Administradores podem visualizar imagens] Composição com duas Stadlers subindo a serra com vagões HAT.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens] Stadlers descendo a serra com trem misto de HATs e vagões boxes(acho que são vagões de manutenção) [Apenas Administradores podem visualizar imagens] Duas Stadlers e uma Hitachi diesel descendo a serra." />" />" /> | |
|
| |
euamotrem Auxiliar de maquinista
Mensagens : 365 Data de inscrição : 09/10/2013 Idade : 35 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . Dom Dez 01, 2013 6:21 pm | |
| Lindas fotos amigo. Quero ver aproveitar depois do dia 12 que estarei de férias na facul e ir lá. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . | |
| |
|
| |
| ParanaPiacaba quem não foi tem que ir . | |
|