Olá amigos participantes do fórum Railworks Brasil,
Sempre que vejo um equipamento ferroviário histórico, eu procuro descobrir o máximo possível sobre ele. Inicialmente, eu procurei na internet sobre Estrada de Ferro Fazenda Mato Alto, e a busca no Google me levou até a página
[Apenas Administradores podem visualizar links] Como o vídeo postado pelo amigo Edison.T fala que a locomotiva exibida em circulação pela ferrovia particular da fazenda, cuja extensão é de 3,8 Km, é de fabricação da Baldwin Locomotive Works da Philadelphia, EUA, construída em 1920 e tem classificação Whyte 2-4-0.
Bem, segundo minhas pesquisas na internet, encontrei a seguinte descrição na Wikipédia (a tradução do inglês para o português é de minha interpretação):
"No Californian State Railroad Museum (Museu Ferroviário do Estado da Califórnia) está a locomotiva J.W. Bowker, uma 2-4-0 construída pela Baldwin Locomotive Works em 1875 para a Virginia & Truckee Railroad . Hoje, a J.W. Bowker é a única remanescente Baldwin 2-4-0 existente."
Neste link
[Apenas Administradores podem visualizar links] encontrei mais informações sobre a locomotiva do vídeo e de outras locomotivas que foram reformadas na oficina de locomotivas a vapor que existe na propriedade. Destas locomotivas que aparecem na página, duas não fazem mais parte dos equipamentos da fazenda.
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Locomotiva a vapor 148 (dá para ver o número na plaqueta da cabine) vendida para o município de Paraíba do Sul em 2002.
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Locomotiva a vapor 62 vendida para o município de Viana-ES.
Todas as locomotivas que foram reformadas na fazenda, pertenceram a Usinas de Cana de Açúcar, e todas elas foram compradas por quilo como sucata de ferro. A locomotiva 57 foi refeita de uma locomotiva alemã, uma Orenstein & Koppel, de bitola 0,60m e que depois de reformada. foi transformada em 2-4-0, e que foi da Usina Cruangi.
A ferrovia particular da fazenda já serviu de pano de fundo a novelas da Globo, como Araguaia, Cabocla e Sinhá Moça. Sua bitola é métrica e a velocidade máxima das máquinas não passa de 30 Km/h. Nas fotos (que não ampliam) existentes na página da internet, há uma ficha técnica que afirmam ser da locomotiva a vapor número 3 e que foi retirada do catálogo da Baldwin Locomotive Works editado em 1922, mas não pude comprovar a veracidade da informação, pois não recebi resposta ao e-mail que enviei para eles, explicando as razões da minha curiosidade e qual o objetivo de verificar a autenticidade do equipamento, embora seja visível a existência de uma plaqueta redonda na caldeira da máquina, logo acima de uma quadrada onde se vê o número 3. Mas isso só da pra ver nas miniaturas, sem possibilidade de ampliação.
Abraços do Edu.