Rail.Works.Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rail.Works.Brasil

O MELHOR FORUM DE RAILWORKS DO BRASIL!!!!
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Paranapiacaba um lugar inesquecível

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Robertcross
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
Robertcross


Mensagens : 1457
Data de inscrição : 10/10/2012
Idade : 44
Localização : Guarulhos São Paulo

Paranapiacaba um lugar inesquecível  Empty
MensagemAssunto: Paranapiacaba um lugar inesquecível    Paranapiacaba um lugar inesquecível  Icon_minitimeTer Mar 04, 2014 9:57 pm

Colegas do fórum Paranapiacaba é um lugar realmente fantástico e para nós que gostamos de trens e tudo que se associa a ele não poderíamos deixar de ir lá .

Consegui pegar algumas imagens do lugar espero que apreciem .

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
screen capture windows
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
programs to take screenshots
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
picture share
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
how to take a screenshot on a pc
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
screen capture program
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
image search
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
uploading pictures


Muitas coisas lá chamam muita a atenção , agora da uma olhada nesse sistema das 2 imagens finais creio eu que seja para os desvios de antigamente .
Mas outra coisa que me chamou a atenção foi que o guia disse que antigamente as maquinas não conseguiam descer e nem subir por lá pois e a subida e descida da serra do mar e devido o grau de inclinação dos trilhos embaixo a maquina descarrilaria e para subir patinaria ou seja de nenhum jeito ela podia descer ou subir pois era utilizado um cabo para puxar a mesma por isso pensei que esse sistema se tratava disso .
Mas acho que não bom amigos do fórum espero que apreciem as fotos e o lugar pois quem for lá não vai se arrepender pois é demais.


Obs: Na 3º foto me parece que é um loco breque e na 4º foto um vagão de gado .

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

Paranapiacaba um lugar inesquecível  Empty
MensagemAssunto: Re: Paranapiacaba um lugar inesquecível    Paranapiacaba um lugar inesquecível  Icon_minitimeTer Mar 04, 2014 10:42 pm

Oi Robertcross,

Muito boas as fotos das locomotivas de cremalheira Stadler. O amigo tem razão quanto a sua terceira foto, pois são duas carcaças loco-breques se deteriorando, bem como a quarta foto mostra o que sobrou de um vagão de transporte de gado. Agora o sistema de alavancas realmente impressionou, pois seria necessário percorrer o varão acionado pela alavanca para ver se é um controlador de AMV remoto. Fiquei na dúvida por causa das roldanas. O sistema funicular de Paranapiacaba precisava vencer uma inclinação de 10%, ou seja, as loco-breque engatadas subiam ou desciam 10 metros a cada 100 metros percorridos. Para tanto, foi dividido em patamares, caso contrário, a inclinação seria maior e o esforço para movimentar os trens, muito maior.

Abraços do Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
Robertcross
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
Robertcross


Mensagens : 1457
Data de inscrição : 10/10/2012
Idade : 44
Localização : Guarulhos São Paulo

Paranapiacaba um lugar inesquecível  Empty
MensagemAssunto: Re: Paranapiacaba um lugar inesquecível    Paranapiacaba um lugar inesquecível  Icon_minitimeTer Mar 04, 2014 11:51 pm

Edu1501 escreveu:
Oi Robertcross,

Muito boas as fotos das locomotivas de cremalheira Stadler. O amigo tem razão quanto a sua terceira foto, pois são duas carcaças loco-breques se deteriorando, bem como a quarta foto mostra o que sobrou de um vagão de transporte de gado. Agora o sistema de alavancas realmente impressionou, pois  seria necessário percorrer o varão acionado pela alavanca para ver se é um controlador de AMV remoto. Fiquei na dúvida por causa das roldanas. O sistema funicular de Paranapiacaba precisava vencer uma inclinação de 10%, ou seja, as loco-breque engatadas subiam ou desciam 10 metros a cada 100 metros percorridos. Para tanto, foi dividido em patamares, caso contrário, a inclinação seria maior e o esforço para movimentar os trens, muito maior.

Abraços do Edu.

Oi Edu então na verdade eram as loco breque que eram responsáveis pela subida e descida das maquinas , quando ele comentou da inclinação tentei imaginar uma maquina descarrilando nesse angulo .
Agora o engenhoso foi a façanha de criar as cremalheiras para vencerem essas rampas que possuem por lá foi um trabalho e tanto que foi feito .

Valeu Edu pela explicação abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Paranapiacaba um lugar inesquecível  Empty
MensagemAssunto: Re: Paranapiacaba um lugar inesquecível    Paranapiacaba um lugar inesquecível  Icon_minitimeQua Mar 05, 2014 1:20 am

Oi Robert, Edu e demais amigos, Paranapiacaba, é um sonho, com um pouco de neblina então, é um espetáculo.
Mas, é claro que tem a parte do pesadelo, muito material se deteriorando, se perdendo no tempo, em todos os sentidos.
Eu acho que falta algo nessa imagem das chaves de acionamento dos desvios, deveria ter alguma construção, para abrigar o equipamento e o operador.

A loco breque, me fez lembrar de uma pessoa especial, o Marcos Bertossi, eu o conheci através do Centro-Oeste, do amigo Flávio de Brasília.
O Marcos, construiu do zero um modelo HO, dessa locobreque, e até instalou um motor, ficou perfeito, ele era super talentoso.
Ele tinha planos, começou à fabricar truques HO de metal, um engate híbrido, depois ia fabricar vagões, infelizmente, ele se foi, apesar de não o conhecer pessoalmente, fiquei bem chateado, o texto do  Flávio, sobre a morte dele, também me comoveu.
Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
Viníciusbh
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
Viníciusbh


Mensagens : 1458
Data de inscrição : 24/10/2012
Idade : 48
Localização : Belo Horizonte

Paranapiacaba um lugar inesquecível  Empty
MensagemAssunto: Re: Paranapiacaba um lugar inesquecível    Paranapiacaba um lugar inesquecível  Icon_minitimeQua Mar 05, 2014 3:21 am

É Julio, eu também recebo comunicados do Flávio de Brasilia. A notícia da morte do Marcos também fui ruim para mim embora não o conhecesse pessoalmente.
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Paranapiacaba um lugar inesquecível  Empty
MensagemAssunto: Re: Paranapiacaba um lugar inesquecível    Paranapiacaba um lugar inesquecível  Icon_minitimeQua Mar 05, 2014 9:58 am

Oi Vinícius e demais amigos, é muito triste, ter planos, seja para a vida pessoal, ou profissional e de repente, tudo é interrompido.
Um detalhe sobre o material fabricado pelo Marcos, é que tudo era de metal, inclusive os vagões, ele ainda chegou a produzir o primeiro modelo.
Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

Paranapiacaba um lugar inesquecível  Empty
MensagemAssunto: Re: Paranapiacaba um lugar inesquecível    Paranapiacaba um lugar inesquecível  Icon_minitimeQua Mar 05, 2014 10:37 am

Oi Robertcross e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil,

Tentar explicar o funcionamento da sistema funicular é difícil. Cada um dos cinco patamares em que dividiram a subida da Serra do Mar, mantinham loco-breques para subsituir as que estavam na linha. Isso já explicaria a necessidade daquele conjunto de alavancas.


O loco-breque agarra no cabo de aço, e quem controla a movimentação do equipamento é um poderoso motor com funcionamento semelhante ao de um elevador de prédio. No elevador de prédios, existe um contra-peso, que desce e sobe pela estrutura, de acordo com o movimento da cabine do elevador. Esse papel de contra-peso, no sistema funicular de Paranapiacaba, é feito por outro loco-breque.


O sistema de cabo de aço ajuda a evitar a patinação do conjunto que está subindo, e o que está descendo funciona como o contra-peso de um elevador, garantindo o equilíbrio do funcionamento. Em 1968, o cabo quebrou e houve um acidente horrível dento de um dos túneis. Atualmente, existe um patamar com equipamentos preservados com fins de turismo, mas nos outros, apenas os praticantes de trekking podem testemunhar o que sobrou. E, para os apaixonados por ferrovias, é triste ver imagens disso.

Abraços do Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
Robertcross
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
Robertcross


Mensagens : 1457
Data de inscrição : 10/10/2012
Idade : 44
Localização : Guarulhos São Paulo

Paranapiacaba um lugar inesquecível  Empty
MensagemAssunto: Re: Paranapiacaba um lugar inesquecível    Paranapiacaba um lugar inesquecível  Icon_minitimeQua Mar 05, 2014 12:32 pm

Julio Rail escreveu:
Oi Robert, Edu e demais amigos, Paranapiacaba, é um sonho, com um pouco de neblina então, é um espetáculo.
Mas, é claro que tem a parte do pesadelo, muito material se deteriorando, se perdendo no tempo, em todos os sentidos.
Eu acho que falta algo nessa imagem das chaves de acionamento dos desvios, deveria ter alguma construção, para abrigar o equipamento e o operador.

A loco breque, me fez lembrar de uma pessoa especial, o Marcos Bertossi, eu o conheci através do Centro-Oeste, do amigo Flávio de Brasília.
O Marcos, construiu do zero um modelo HO, dessa locobreque, e até instalou um motor, ficou perfeito, ele era super talentoso.
Ele tinha planos, começou à fabricar truques HO de metal, um engate híbrido, depois ia fabricar vagões, infelizmente, ele se foi, apesar de não o conhecer pessoalmente, fiquei bem chateado, o texto do  Flávio, sobre a morte dele, também me comoveu.
Abs, do JR.


Oi Julio como eu havia falado da outra vez Paranapiacaba é realmente um lugar para toda familia e nós que gostamos de trem parte dessa história esta lá o bom que algumas coisas estão sendo conservadas .

Eu não conhecia o SRº Marcos Bertossi mas creio que foi alguém que aproveitou a vida em quan to viveu e fez aquilo que gostava abraço .
Ir para o topo Ir para baixo
Robertcross
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
Robertcross


Mensagens : 1457
Data de inscrição : 10/10/2012
Idade : 44
Localização : Guarulhos São Paulo

Paranapiacaba um lugar inesquecível  Empty
MensagemAssunto: Re: Paranapiacaba um lugar inesquecível    Paranapiacaba um lugar inesquecível  Icon_minitimeQua Mar 05, 2014 12:39 pm

Edu1501 escreveu:
Oi Robertcross e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil,

Tentar explicar o funcionamento da sistema funicular é difícil. Cada um dos cinco patamares em que dividiram a subida da Serra do Mar, mantinham loco-breques para subsituir as que estavam na linha. Isso já explicaria a necessidade daquele conjunto de alavancas.


O loco-breque agarra no cabo de aço, e quem controla a movimentação do equipamento é um poderoso motor com funcionamento semelhante ao de um elevador de prédio. No elevador de prédios, existe um contra-peso, que desce e sobe pela estrutura, de acordo com o movimento da cabine do elevador. Esse papel de contra-peso, no sistema funicular de Paranapiacaba, é feito por outro loco-breque.


O sistema de cabo de aço ajuda a evitar a patinação do conjunto que está subindo, e o que está descendo funciona como o contra-peso de um elevador, garantindo o equilíbrio do funcionamento. Em 1968, o cabo quebrou e houve um acidente horrível dento de um dos túneis. Atualmente, existe um patamar com equipamentos preservados com fins de turismo, mas nos outros, apenas os praticantes de trekking podem testemunhar o que sobrou. E, para os apaixonados por ferrovias, é triste ver imagens disso.

Abraços do Edu.



Oi Edu agora comecei a entender com sua explicação e vendo os vídeos também agora o que reparei que na casa de maquina que era responsável pelos cabos o maquinário gira bem devagar ,mas fico imaginando a força que esta sendo exercida para puxar as composições , outra coisa lá em Paranapiacaba eles tem um documentário desse acidente que aconteceu dentro do túnel foi uma tragédia mesmo mas fiquei impressionado com tudo que no vídeo .
Bom hoje o sistema já esta bem avançado com cremalheiras e maquinas modernas .
Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

Paranapiacaba um lugar inesquecível  Empty
MensagemAssunto: Re: Paranapiacaba um lugar inesquecível    Paranapiacaba um lugar inesquecível  Icon_minitimeQua Mar 05, 2014 8:40 pm

Olá amigos participantes do fórum Railworks Brasil,


Como já foi bem comentado pelo amigo Julio Rail, as vezes, as miniaturas que surgem no final de vídeos do Youtube nos levam a outro tão interessante ou mais que o primeiro.

Eu postei os dois pequenos vídeos, para que o amigo Robert tivesse noção do funcionamento do sistema funicular de Paranapiacaba. Mas ao final do vídeo menor, encontrei essa história completa com pouco mais de 55 minutos. Para quem gosta de história ferroviária como eu, certamente irão se deliciar com as imagens e relatos dos moradores da cidade.


Alguns dos relatos são fantasiosos, mas isso faz parte da cultura dos moradores. Há também vários desabafos, a maioria deles comoventes.

Abraços do Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Paranapiacaba um lugar inesquecível  Empty
MensagemAssunto: Re: Paranapiacaba um lugar inesquecível    Paranapiacaba um lugar inesquecível  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Paranapiacaba um lugar inesquecível
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Rail.Works.Brasil :: Fórum :: Fotos e vídeos ferroviários-
Ir para: