Rail.Works.Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rail.Works.Brasil

O MELHOR FORUM DE RAILWORKS DO BRASIL!!!!
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Estação de Piratinga

Ir para baixo 
+5
citan
dizao74
mendonça100
Ednaldo Hitmam
FABIANO RW
9 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Estação de Piratinga - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Estação de Piratinga   Estação de Piratinga - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 12, 2015 4:50 pm

Oi Rodrigo, edferr e demais amigos, quando eu consegui, exportar do SketchUp, para o meu 3DSMax 2009, sem os problemas de partes pretas nos modelos, causadas pelas faces invertidas, as texturas que usei, se modificaram.
Por exemplo o telhado e a parede de tijolos à vista, sumiram os detalhes, só ficou a cor lisa, e nas imagens postadas pelo edferr, dentro do 3DSMx, as texturas, ficaram intactas, qual é a razão, seria a versão do 3DSMax?

Outra dúvida, mesmo que a textura feita no SketchUp, apareça no 3DSMax, pelo que entendi, no texto do amigo Rodrigo, a textura usada no modelo que será exportada para o Railworks, deve ser em DDS feita no Photoshop, ok?
Isso quer dizer, então, que não é preciso se preocupar em texturizar o modelo ainda dentro do SketchUp, certo?

edferr,  as telas do 3DSMax e do Blender, realmente são assustadoras, parecem mais, os painéis da cabine de um Boeing, kkkkkk.
Embora, muitos amigos no forum, me considerem o cara mais paciente daqui, acho que não tenho a paciência e capacidade mental, para "pilotar" o 3DSMax, kkkkkk.
Quem sabe, pode até depender do tutorial, embora já tenha visto um ou outro, o cara clicou em tanto lugar e a cada clicada, surgia dezenas de opções, para quem já sabe o caminho, é fácil, rsrsrs.
Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo112
Maquinista de pátio
Maquinista de pátio
Rodrigo112


Mensagens : 446
Data de inscrição : 19/03/2014
Idade : 30
Localização : Metrô Saúde - São Paulo - SP

Estação de Piratinga - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Estação de Piratinga   Estação de Piratinga - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 12, 2015 6:00 pm

Isso mesmo Julio, não é necessário fazer a textura no Sketchup pois só se consegue exportar com a textura feita no photoshop, eu também não tenho paciência para modelar direto no 3Ds Max, para mim é muito complexo e não tenho paciência para esse tipo de coisa kkkk.
Ir para o topo Ir para baixo
http://trainsimulatorbrasil.wix.com/tsbrasil
edferr
Auxiliar de maquinista
Auxiliar de maquinista
edferr


Mensagens : 382
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 44
Localização : Uberaba - MG

Estação de Piratinga - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Estação de Piratinga   Estação de Piratinga - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 12, 2015 7:24 pm

Boa noite Julio, Rodrigo, amigos!
Então! Voltando à base rsrsrs, acho que eu precipitei nas idéias! Kkkkk. Não entendo nada de 3Ds Max e já estou querendo modelar somente nele Very Happy Very Happy

Então Julio, a versão que uso do 3Ds Max é 2015 que já vem com a opção de importar arquivos formato .Skp, como eu mostrei nas imagens. Sei que na versão 2010 não tem essa opção, e para tê-la preciso de um plugin. Já na versão que vc usa (2009) não sei se tem, mas acredito que sim.

Mas agora como o nosso amigo Rodrigo falou que não precisamos preocupar com as texturas, aí fica melhor! Kkkk

Pelo que estou entendendo funciona tipo repaint, edita-se os arquivos DDS no Photshop e anexa junto com o modelo criado no 3Ds Max. Ainda vou dar uma lida mais a fundo à respeito. Isso é muito interessante!
Ir para o topo Ir para baixo
edferr
Auxiliar de maquinista
Auxiliar de maquinista
edferr


Mensagens : 382
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 44
Localização : Uberaba - MG

Estação de Piratinga - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Estação de Piratinga   Estação de Piratinga - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 12, 2015 7:46 pm

É Rodrigo tenho que confessar rsrs ficou muito linda a locomotiva!!! Nem parece Sketchup! Que qualidade maravilhosa! Realmente, no sketchup dá para fazer muitas coisas, vou ver aqui quais melhores opções dos programas...

Me tira uma dúvida: as rodas por exemplo são feitas em camadas separadas ok? E com isso elas rodarão livremente nos trilhos do Railworks?

E... o Loco? Vc voltou a modelá-la?
Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo112
Maquinista de pátio
Maquinista de pátio
Rodrigo112


Mensagens : 446
Data de inscrição : 19/03/2014
Idade : 30
Localização : Metrô Saúde - São Paulo - SP

Estação de Piratinga - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Estação de Piratinga   Estação de Piratinga - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 12, 2015 7:54 pm

Então Edferr, esta u20 se perdeu no meu incidente com meu notebook, estarei logo voltando a modelar mas ainda preciso de uma placa gráfica para isso, sem ela o 3Ds Max vai dar o mesmo problema que deu no outro que eu tinha, deu perca total no Notebook.
E sim, o Sketchup é muito mais fácil e tem um ponto forte que é a rapidez para modelar, as ferramentas são bem explicitas
Ir para o topo Ir para baixo
http://trainsimulatorbrasil.wix.com/tsbrasil
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Estação de Piratinga - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Estação de Piratinga   Estação de Piratinga - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 12, 2015 10:17 pm

Oi edferr, Rodrigo e demais amigos, você comentou que a locomotiva U20C, do Rodrigo, nem parece SketchUp, na verdade, em matéria de qualidade, o SkecthUp, é tão bom, quanto os demais, em alguns casos, até melhor.
Por exemplo, os pega-mãos, de vários modelos, inclusive da própria Dovetail, não são "tubos" redondos e sim facetados, o mesmo ocorre com as buzinas.
Com o SkecthuUp, é fácil modelar as borrachas em torno dos vidros das janelas, e de outras partes, que devem ter algum relevo.

Veja buzinas de um modelo oficial da Dovetail.

Estação de Piratinga - Página 3 Buzinas
image upload no registration

Agora, repare na diferença, na buzina, que modelei com o SketchUp.

Estação de Piratinga - Página 3 Buzinas
free photo hosting

E para modelar uma buzina ou outro objeto, cilíndrico, é simples, basta desenha um círculo, depois o contorno da buzina, em seguida basta selecionar, a circunferência, o próximo passo, é clicar no "Siga-me" e no "corpo' da buzina, num passe de mágica, surge uma buzina redondinha, lisinha.

Estação de Piratinga - Página 3 Buzina_2
screen grab

Estação de Piratinga - Página 3 Buzina_4
image hosting free

O mesmo método, serve para criar pega-mãos, ou tubos, é só desenhar o círculo, e do centro, sai a linha do traçado do caminho do pega-mão ou tubulação.
Depois, é só selecionar todo o trajeto do pega-mão ou a tubulação, clicar no Siga-me, e dentro da circunferência, e o pega-mão ou tubulação, estará acabado.

Estação de Piratinga - Página 3 Pega_m_o_1
post image

Mais exemplos de pega-mãos e tubulações.

Estação de Piratinga - Página 3 Slug_Sketch_Up_2
free image host

Ainda sobre modelos feitos no SketchUp, segue o link do Blog do Ian, o EYEIN12.

http://eyein12.blogspot.com.br/

edferr, caso não tenha visto, nas páginas 1 e 2 desse tópico "Estação de Paratinga", tem mais testes dos meus modelos, ok?

Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
edferr
Auxiliar de maquinista
Auxiliar de maquinista
edferr


Mensagens : 382
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 44
Localização : Uberaba - MG

Estação de Piratinga - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Estação de Piratinga   Estação de Piratinga - Página 3 Icon_minitimeQua Ago 12, 2015 10:32 pm

Então Julio, vi sim os modelos, ficaram muito bom mesmo! Tenho que dar mais uma treinada no sketchup. Realmente dá para fazer praticamente tudo! Isso é muito bom!!

Ir para o topo Ir para baixo
Rodrigo112
Maquinista de pátio
Maquinista de pátio
Rodrigo112


Mensagens : 446
Data de inscrição : 19/03/2014
Idade : 30
Localização : Metrô Saúde - São Paulo - SP

Estação de Piratinga - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Estação de Piratinga   Estação de Piratinga - Página 3 Icon_minitimeQui Ago 13, 2015 12:52 am

Com o tempo ira se aperfeiçoando Edferr, basta se aventurar e usar o google, youtube e nos é claro, para darmos um suporte.
Ir para o topo Ir para baixo
http://trainsimulatorbrasil.wix.com/tsbrasil
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Estação de Piratinga - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Estação de Piratinga   Estação de Piratinga - Página 3 Icon_minitimeQui Ago 13, 2015 9:22 am

Oi Rodrigo, edferr e demais amigos, no SkecthUp, há muitos plugins úteis, como o 1001bit, ou o Round Corner, que arredonda as arestas, além de muitos outros, que facilitam as modelagens, como os que fazem todo o madeiramento dos telhados e depois adicionam as telhas.
Uma das ferramentas do 1001bit, é a modelagem automática de grades de qualquer medida ou ângulo, que é muito mais rápido e muito menos cansativo do que modelar "manualmente".
Um exemplo, é a grade na parte superior dos vagões.

Estação de Piratinga - Página 3 Plugin_1001bit
image url

Ou a grade de ventilação, nesse caso, inclinada em 45°.

Estação de Piratinga - Página 3 Slug_grade
upload photos

Como eu já disse, há muito mais plugins para facilitar o serviço, é só ir descobrindo cada um deles, e usá-los para tornar as modelagens, mais rápida e precisa nos detalhamentos.

Infelizmente, às vezes, o problema, não está na modelagem e sim, na obtenção de blueprints de boa qualidade, os de locomotivas, nem sempre vem completo, com todas as vistas, pode faltar o teto, nos vagões, apesar de mais simples, não tem os detalhes inferiores, como a parte dos freios ou a saída do material, na parte inferior do vagão.
Eu estou com esse problema, com o HTS nas saídas do cimento, eu sei modelar os detalhes, o problema, é não ter a imagem deles, no blueprint, não há esses detalhes, e as poucas fotos que consegui, mesmo ampliando, não se vê nada.
É o caso da entrada de cimento que aparece na imagem que postei logo acima, eu tive que inventar os detalhes, pois, não consegui achar imagens dessa parte do vagão, com boa qualidade.
Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
edferr
Auxiliar de maquinista
Auxiliar de maquinista
edferr


Mensagens : 382
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 44
Localização : Uberaba - MG

Estação de Piratinga - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Estação de Piratinga   Estação de Piratinga - Página 3 Icon_minitimeSex Ago 14, 2015 9:32 pm

Boa noite Julio, amigos...

Mais uma vez obrigado por tirar minhas dúvidas, por exemplo os plugins do sketchup, eu não sabia quais usar, visto que são muitos! Valeu mesmo!
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Estação de Piratinga - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Estação de Piratinga   Estação de Piratinga - Página 3 Icon_minitimeSex Ago 14, 2015 9:47 pm

Oi edferr e demais amigos, no momento, só tenho instalado dois plugins, o 1001bit e o Round Corner, mas, existem muitos mais, eu preciso descobrir, quais outros podem ser úteis na modelagem de estações, casas, prédios e principalmente, locomotivas e vagões.
Para assim, facilitar e agilizar as modelagens, o que é bem melhor.
Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
c.gb
Manobrador
Manobrador
c.gb


Mensagens : 66
Data de inscrição : 01/09/2016
Idade : 43
Localização : São Paulo

Estação de Piratinga - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Estação de Piratinga   Estação de Piratinga - Página 3 Icon_minitimeTer Set 25, 2018 11:25 am

Cara do céu, isso é muito bom
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Estação de Piratinga - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Estação de Piratinga   Estação de Piratinga - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Estação de Piratinga
Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos semelhantes
-
» Estação da luz
» Estaçao.
» estaçao de rio negrinho
» Estação Marumbi
» Minha estação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Rail.Works.Brasil :: RailWorks :: Objetos de rotas-
Ir para: