Rail.Works.Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rail.Works.Brasil

O MELHOR FORUM DE RAILWORKS DO BRASIL!!!!
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba.

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba. Empty
MensagemAssunto: Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba.   Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba. Icon_minitimeDom Ago 16, 2015 11:50 pm

Olá amigos participantes do fórum Railworks Brasil,

Em companhia de um jovem amigo que é, como outros que conheço aqui, louco para trabalhar com trens, percorremos um trecho da ferrovia que liga Curitiba até Paranaguá. Na cidade de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, existem localidades que já contaram com estações de embarque/desembarque de passageiros. Para não complicar demais, faremos comentários abaixo de cada foto.

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Uma dupla de EMD/Villares GT22CUM que hoje atuaram como auxílio de cauda para vencer a parte mais íngreme da subida da Serra do Mar no sentido Curitiba a Paranaguá. Elas ficam no pátio Piraquara denominado pela ferrovia como LPQ. A estação de passageiros, encoberta pelo duplex, está desativada desde a privatização da malha da RFFSA assumida pela concessionária Ferrovia Sul Atlântico, depois América Latina Logística, atual RUMO/ALL.

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Nesta foto vemos um trem cargueiro tracionado por um duplex de EMD/Villares GT22CUM que até esse ponto da ferrovia, distante 6 km da estação da foto anterior, recebe o auxílio de cauda (helper) do duplex que fica em stand-by no pátio de Piraquara. O pátio aqui é chamado de Roça Nova, denominado de pátio LRN e o helper vem até a passagem de nível na frente do trem.

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Não há necessidade de desengatar manualmente mangueiras ou acionar o mecanismo de travamento das castanhas das mandíbulas dos engates. Quem faz isso é um sistema de ar comprimido acionado automaticamente quando o maquinista aciona o pedal do homem morto e move a alavanca da reversora para o sentido contrário ao que está rodando. E lá vai o duplex de volta para LPQ aguardar o próximo auxílio.

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Ao acionar a reversora e pisar no pedal do homem morto, o sistema de ar comprimido pressuriza este pequeno cilindro que puxa o pino de trava da castanha do engate. Dessa forma a mandíbula se abre e o helper se desprende do trem, retornando para sua base.

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

A antiga estação ferroviária de Roça Nova foi transformada em restaurante.

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Nesta foto vemos outra propriedade que se tornou particular. O túnel à direita da imagem é o original da ferrovia quando foi construída em 1885-1889. Já o da esquerda é o único túnel que foi perfurado com o empregado de maquinário apropriado e não apenas explosões de pólvora negra para abrir a montanha. Ele é o túnel 13 e foi o único na ferrovia a permitir a passagem de locomotivas elétricas Metropolitan Vickers até o pátio ferroviário seguinte, que se chama Banhado, denominado LBH, e distante 7 Km a partir da antiga estação de Roça Nova, hoje um restaurante de propriedade do Sr. Ari Portugal.

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Descendo por essa escada, os visitantes da propriedade do Sr. Ari Portugal se dirigem ao original túnel 13, transformado em uma caverna, onde seu proprietário promove degustação de espumantes. Os visitantes fazem o percurso até onde é feita a degustação a bordo de um trolley elétrico.

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Ruínas de um britador de pedras, mais uma propriedade que foi suprimida pelo Sr. Ari Portugal que decretou o fim das pedreiras na localidade de Roça Nova, o que causou a desativação de três ramais que partiam para a base da montanha de onde se fazia a extração delas.

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Ruínas da calha que transportava as pedras extraídas da montanha até o britador para serem moídas e classificadas de acordo com o tamanho. Com o passar dos anos e sem manutenção adequada, o destino dessa estrutura toda é cair no chão de podre que está.

Espero que gostem do artigo.

Abraços do Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
Robertcross
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
Robertcross


Mensagens : 1457
Data de inscrição : 10/10/2012
Idade : 44
Localização : Guarulhos São Paulo

Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba. Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba.   Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba. Icon_minitimeSeg Ago 17, 2015 10:07 am

Oi Edu ótima matéria ate porque lugares históricos sempre nos revela grandes surpresas e momentos agradáveis, como este passeio que você fez e sempre bom conhecer lugares assim principalmente quando a ferrovia e locomotivas presente.

Show.
Ir para o topo Ir para baixo
rogerio
Auxiliar de maquinista
Auxiliar de maquinista
rogerio


Mensagens : 393
Data de inscrição : 16/04/2014
Idade : 62
Localização : Barra Mansa-RJ

Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba. Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba.   Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba. Icon_minitimeSeg Ago 17, 2015 1:30 pm

Belas fotos amigo Edu, só assim quem mora em região fora do Sul do país pode conhecer um pouco desta bela região.

Continue assim que agradecemos,
Ir para o topo Ir para baixo
ueltoncp
Agente de estação
Agente de estação
ueltoncp


Mensagens : 243
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 68
Localização : ITAMOGI - MG

Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba. Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba.   Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba. Icon_minitimeTer Ago 18, 2015 9:12 am

Olá,


Parabéns pelas fotos fiz esta viagem há alguns anos atrás.


Muito legal.
Ir para o topo Ir para baixo
kaioyukawa2016
Novato
Novato



Mensagens : 29
Data de inscrição : 05/10/2015

Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba. Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba.   Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba. Icon_minitimeSeg Out 05, 2015 3:55 pm

bela foto amigo Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba. Empty
MensagemAssunto: Re: Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba.   Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba.
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Rail.Works.Brasil :: Fórum :: Fotos e vídeos ferroviários-
Ir para: