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| | Curiosidades - Skoda | |
| | Autor | Mensagem |
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Edu1501 Administrador da Ferrovia
Mensagens : 3904 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 62 Localização : Curitiba/PR
| Assunto: Curiosidades - Skoda Ter Set 23, 2014 10:33 pm | |
| Olá amigos participantes do fórum Railworks Brasil, Apenas como curiosidade, apresentaremos fotos do passado e do presente. A Skoda é um fabricante de veículos e de locomotivas. Em 1949, na Tchecoslováquia, a empresa produziu uma locomotiva a vapor para uso na FerroCarril Del Estado Argentino (FCEA). Nove dessas máquinas foram compradas de segunda mão para a Estrada de Ferro Donna Tereza Christina, atual Ferrovia Teresa Cristina. [Apenas Administradores podem visualizar imagens] Nesta mesma época, o veículo de luxo produzido pela fábrica de automóveis da Skoda era o modelo 1101 Tudor: [Apenas Administradores podem visualizar imagens] Mas se a locomotiva a vapor tem seus simpatizantes, provavelmente poucos apreciam as linhas do automóvel. Mas como o tempo não pára e a tecnologia mecânica evoluí, o carro de luxo da marca passou a ser o modelo Octavia e ele é assim: [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Mas como para nós, fãs de ferrovias e seus materiais rodantes, o que interessa é um veículo ferroviário, a evolução da Skoda está aqui: [Apenas Administradores podem visualizar imagens] Este é o Tramcar ForCity Classic 24T, um bonde. Isso mesmo, um bonde elétrico. O seu conceito baseia-se nos modernos bondes ForCity Classic Miskolc, que são projetados para a cidade húngara de Miskolc. Eles são bi-direcionais e de piso baixo, equipado com aparelhos eletrônicos modernos. Os cinco carros que compõem cada unidade podem transportar até 350 passageiros. O primeiro e último truques são totalmente reversíveis e são de bitola métrica. Os bondes oferecem espaço suficiente para os passageiros e funcionamento muito silencioso. Os veículos são inteiramente climatizados, incluindo cabina do condutor. Para os passageiros com mobilidade reduzida, existe uma plataforma basculante. Existe também um dispositivo para a comunicação de voz entre os passageiros cegos e o condutor do veículo. É claro, há também um display de informação clara e sistema de CFTV. Abraços do Edu.
Última edição por Edu1501 em Qua Set 24, 2014 8:03 pm, editado 1 vez(es) | |
| | | Ronaldo Salustino Coordenador de via permanente
Mensagens : 2376 Data de inscrição : 28/07/2012 Idade : 44 Localização : Rio de Janeiro-RJ
| Assunto: Re: Curiosidades - Skoda Ter Set 23, 2014 10:53 pm | |
| Edu, não conhecia sobre essa empresa, ótimo material, curti o bonde, e é claro ganhou outro verdinho. | |
| | | Julio Rail Administrador da Ferrovia
Mensagens : 10527 Data de inscrição : 25/04/2012 Idade : 71
| Assunto: Re: Curiosidades - Skoda Qua Set 24, 2014 12:34 pm | |
| Oi Edu, Ronaldo, e demais amigos, como comentei no outro tópico, se os trilhos dos bondes em São Paulo, não tivessem sido retirados, bondes assim, poderiam estar circulando hoje em dia. Eu também comentei sobre a possibilidade de mais de uma unidade, serem engatadas juntas, como o exemplo mostrado pelo Edu, vejam só, 350 passageiros. Interessante a locomotiva à vapor, ela parece que foi fabricada nos Estados Unidos e não na Europa, quanto ao Octavia, adorei o carrão, rsrsrs. Aproveitando o embalo, um verdinho +, pela matéria, ok? Abs, do JR. | |
| | | Edu1501 Administrador da Ferrovia
Mensagens : 3904 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 62 Localização : Curitiba/PR
| Assunto: Re: Curiosidades - Skoda Qua Set 24, 2014 9:03 pm | |
| Oi Julio Rail, Ronaldo e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil, Agradeço os comentários e os verdinhos. Quanto ao comentário do amigo Julio Rail, a semelhança não é mera coincidência. As locomotivas a vapor Henschel & Sohn e Skoda, classe Santa Fé, rodagem Whyte 2-10-2, tem desenho igual ao da Baldwin Locomotive Works. A Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, depois RFFSA, comprou onze locomotivas dessa classe, sendo duas Henschel e nove Skoda. [Apenas Administradores podem visualizar imagens] A locomotiva Skoda que agora reformada tem o número 201-4M, foi construída na atual República Tcheca em 1949, comprada pela Argentina para rodar na Ferrocarril Del Estado, que posteriormente veio a se chamar Ferrocarril General Belgrano (uma das ferrovias assumidas pela ALL). Seu número de série do fabricante é 1.977 e seu número na FCGB era 1.347. Comprada em 1979, ela e o restante do lote foram divididas em dois comboios que vieram rodando de Tucumán até Porto Alegre, numa viagem de 4.721 Km, que durou 45 dias. [Apenas Administradores podem visualizar imagens] Na Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, a locomotiva inicialmente recebeu o número 410. Com a implantação da númeração SIGO, seu prefixo passou a ser 201-4M. Quando a ferrovia abandonou a tração a vapor, a locomotiva foi deixada a sua própria sorte e ficou neste estado: [Apenas Administradores podem visualizar imagens] [Apenas Administradores podem visualizar imagens] Foi reformada pela ABPF-SC em Tubarão e foi enviada por rodovia para Ouro Preto em 2006, onde serviu ao projeto turístico Trem da Vale (podemos conferir isso na inscrição pintada no tender). Aliás, as duas (locomotiva e sua fábrica) dariam bons assuntos para a história ferroviária. Não encontrei nenhuma foto da locomotiva posterior ao dia 03/06/2006, quando reeditou o passeio do Trem dos Imigrantes. Abraços do Edu. | |
| | | David Manobrador Monitor
Mensagens : 118 Data de inscrição : 16/01/2018
| Assunto: Re: Curiosidades - Skoda Sex Fev 16, 2018 7:14 pm | |
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| Assunto: Re: Curiosidades - Skoda | |
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| | | | Curiosidades - Skoda | |
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