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 A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA.

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Edu1501
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MensagemAssunto: A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA.   A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA. Icon_minitimeSáb Out 24, 2015 10:26 pm

Olá amigos participantes do fórum Railworks Brasil,

Quando a RFFSA fez uma compra grande de automotrizes BUDD RDC-1 para a bitola métrica, quatro delas vieram para a 11a. Divisão, porém as constantes transferências entre máquinas acabou gerando uma bagunça. Aqui permaneceram as quatro automotrizes com a numeração SIGO 7000, 7001, 7002 e 7006. Com o fim da RFFSA e a ALL apenas interessada no transporte de cargas, surgiu a operadora de turismo Serra Verde Express.

De sua pequena frota de automotrizes, a 7002 foi transferida para o Espírito Santo onde opera o Trem das Montanhas Capixadas, um serviço de turismo com quatro pontos de parada: Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano e Araguaia, num percurso de 49 quilômetros. Ela é a última das automotrizes ainda não convertida para versões mais luxuosas.

A 7006 é a mais nova transformação em unidade luxo da Serra Verde Express, porém sem o requinte de quadros de artistas locais como as automotrizes 7000 e 7001, que fazem o chamado Great Brazil Express. A 7000 é o carro Foz do Iguaçú e a 7001 é o carro Rio de Janeiro. Agora, a 7006 é o carro Curitiba.

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Na foto acima a visão de quem entra pela porta de acesso dos passageiros. Lá ao fundo tem duas cabines, uma para o maquinista e outra para o aparelho de ar condicionado.

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Na foto acima, a visão a partir da cabine do maquinista para as portas de acesso dos passageiros. Lá ao fundo um buffet, dois BWC e outra posição para o maquinista e os quadros para acionamento de todos os equipamentos da automotriz, incluíndo desligamento de motores e ar condicionado.

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Na foto acima está a cabine considerada cabine principal ou cabine A, embora a outra é quem tenha os compartimentos com os disjuntores para ligar e desligar quase tudo na máquina. Apenas o acionamento dos motores e chave geral principal são acionados de fora de todas as automotrizes.

Abraços do Edu.
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MensagemAssunto: Re: A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA.   A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA. Icon_minitimeDom Out 25, 2015 9:40 am

Oi Edu e demais amigos, que coisa mais linda, ficou o interior dessa automotriz, dá gosto viajar, mesmo que seja num pequeno trecho
Interessante o detalhe da automotriz, ter a chave geral e ser ligada pelo lado externo, qual é a razão técnica para isso, você sabe?

Eu vi umas poucas vezes, as "litorinas", passarem por aqui, saudades daqueles tempos, por uma série de razões, morar em frente à estação de Lorena, é uma delas.
Há um fato sobre as RDCs americanas, que já mencionei aqui no forum, mas, como sempre há novos amigos chegando, nem todos verão tudo que já foi postado.
As RDCs, foram retiradas de serviço, nos Estados Unidos, por causa dos sindicatos ferroviários, além do maquinista, eles exigiam que nas RDCs, houvessem mais funcionários, aumentando as despesas, e claro, diminuindo os lucros, resultado, as ferrovias desativaram as RDCs.
O tiro dos sindicatos, saiu pela culatra, rsrsrs.
Abs, do JR.


Última edição por Julio Rail em Dom Dez 06, 2015 1:17 pm, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA.   A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA. Icon_minitimeDom Out 25, 2015 11:06 am

Oi Julio Rail e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil,

Vou usar duas fotos externas do mesmo lado da automotriz para explicar as dúvidas. Ambos os motores podem ser desligados de dentro das automotrizes e eu não entendi o porque de chamarem a acanhada cabine da foto de cabine A. Todos os disjuntores ficam na outra posição junto as duas portas de acesso.

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A caixa que aparece logo depois do primeiro truque desta foto contém as baterias dessa automotriz. Isso é igual para qualquer modelo RDC. Logo acima de onde podemos ver a primeira dobradiça tem uma portinhola, pela qual se tem acesso a chave que corta a alimentação das baterias para os painéis dentro das cabines. Em seguida estão os ventiladores do motor que está do outro lado. Não importa o lado da máquina que os amigos observem de frente, o motor sempre estará do lado esquerdo do observador.

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Nesta outra foto, o primeiro armário depois do truque, com tampa em chapa cromada é o motor. Bem no centro há uma portinhola que aberta mostra três botões. O superior aciona o motor, o do meio desliga o motor e o inferior liga os ventiladores do motor que ficam atrás dele pelo outro lado da máquina. Os motores destas automotrizes são Detroit Diesel modelo 6-110, de seis cilindros em linha e 275 hp cada um. O 110 é a capacidade de cada um de seus cilindros em centímetros cúbicos.

Para mostrar como é a operação de desligar o motor de dentro da cabine, eu precisaria de outras fotos, as quais talvez eu demore para conseguir, uma vez que a SVE não permite que se façam fotos não autorizadas (pelas quais cobram, é óbvio). Há leds que indicam o funcionamento dos motores instalados na coluna junto da janela das cabines. Para desligar de dentro do painel atrás da posição do maquinista em sua segunda cabine de acordo com a empresa, existem dois disjuntores (um para cada motor) com três posições. A superior o motor está ligado, no meio aguarda-se a indicação do led para mover para a inferior, quando o motor será desligado. A partir do momento que o led apagar, a chave volta a ser colocada na posição superior, mas a partida só é dada nos botões superiores dos motores e por fora da automotriz. O desligamento da chave na caixa de baterias garante que não haverá nenhuma luz esquecida ligada dentro da máquina para consumir energia e deixar a máquina sem condições de dar partida no dia seguinte.

Se alguém tiver interesse em ver como é o motor Detroit Diesel 6-110, tem esse link da Wikipédia, porém o inglês é técnico e o Google Translate vai inventar palavras inexistentes em nosso português brasileiro.

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Abraços do Edu.
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MensagemAssunto: Re: A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA.   A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA. Icon_minitimeDom Out 25, 2015 2:30 pm

Oi Edu e demais amigos, como sempre as explicações, são muito interessantes, e sendo dadas por você, ficam melhor ainda.
Um detalhe que sempre me deixou curioso, há muito tempo atrás, mas, acabei não tirando a dúvida, com o Flavio, do Centro-Oeste, naquela época.
É com relação aos motores, eu ficava intrigado, na parte de cima, obviamente, não há motores, pois, é onde ficam os passageiros, só poderiam ficar embaixo.
Bem, isso, eu imaginava bem antes, de conhecer mais detalhes de uma locomotiva diesel, há um motor diesel, que aciona um geradores que por sua vez, alimenta os motores de tração, que estão acoplados aos eixos motores.
Eu ia perguntar se usaram esse mesmo esquema nas automotrizes, mas, você dizer que são dois motores, me deixou mais intrigado ainda, rsrsrs.
Afinal, as automotrizes, usam o mesmo esquema das locomotivas, um motor diesel, um gerador e dois motores de tração?
Nessa automotriz das imagens, não tem aquela parte central, mais alta no teto, como em outros modelos, o que tem lá dentro, seria o equipamento de ar condicionado?
Suponho, que não sejam os ventiladores dos freios dinâmicos.
Apesar de, no teto da automotriz das imagens não ter a elevação, mas, mesmo assim, tem o ar condicionado, como você mencionou certo?
Abs, do JR.
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MensagemAssunto: Re: A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA.   A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA. Icon_minitimeDom Out 25, 2015 3:33 pm

Oi Julio Rail e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil,

Já que o amigo me abre várias oportunidades para demonstrar os equipamentos ferroviários daqui, aqui vai mais um esclarecimento quanto às dúvidas levantadas pelo amigo.

A primeira compra de automotrizes BUDD foi realizada pela EFCB e eram dez máquinas para serem usadas apenas nas ferrovias de bitola larga. Essas automotrizes são as que tem um enorme domo no centro do teto para abrigar o aparelho de ar condicionado.

Quando a RFFSA, contente com as automotrizes, resolveu comprar outras automotrizes para a bitola métrica, as máquinas precisaram receber outro tipo de boogie (truque) patenteado pela The Budd Company, o chamado truque Pionner III, diferente dos TUE Budd séries 100, chamados pelos ferroviários de Buddinho, as automotrizes usam o sistema diesel-hidráulico. Assim que possível eu fotografo um truque em manutenção para que os amigos possam ver como é. Existem dois jogados ao tempo fora do barracão da SVE, mas eles tem peças ausentes por canibalização e usam areeiro, coisa que não existe mais nas automotrizes operacionais da empresa. O motor diesel Detroit Diesel model 6-110 tem um eixo cardã que liga sua caixa de câmbio com um dos eixos do truque. Dessa forma, não há motor de tração e sim um diferencial com coroa e pinhão para acionamento desse eixo. Numa classificação Whyte, a rodagem da motriz seria 1A-A1.

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Embora a foto acima seja de autoria do meu amigo Vanderlei Antônio Zago, que gentilmente deixou conosco as fotos que fez de um evento na ABPF Regional Paraná em 20 de junho de 2015, ela mostra o ângulo da automotriz 7000-0L necessário para que observemos as grades de ventilação e aspiração do equipamento de ar condicionado desses modelos de automotrizes Budd RDC-1. Ele ocupa a sala ao lado da cabine A do maquinista, mas seu acionamento se faz por um painel que fica no corredor atrás da cabine B que tem as portas de acesso para os passageiros. E é pela presença dessa sala para o ar condicionado que de um dos lados da motriz só tem uma janela além da porta do corredor. Se numa das oportunidades em que eu estiver fazendo meu trabalho voluntário na ABPF aos sábados, der sorte de encontrar o pessoal da manutenção fazendo serviços de rotina em alguma das três, tentarei fazer o maior número possível de fotos.

Um abraço do Edu.


Última edição por Edu1501 em Dom Out 25, 2015 8:41 pm, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA.   A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA. Icon_minitimeDom Out 25, 2015 8:20 pm

Oi Edu e demais amigos, mais uma postagem repleta de informações, só posso afirmar que estou plenamente satisfeito, com todas essas novas informações, sobre a automotriz RDC.
Edu, muito obrigado, por mais essa gentileza e dedicação, em esclarecer as dúvidas, de todos nós, aqui do forum.
Abs, do JR.
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MensagemAssunto: Re: A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA.   A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA. Icon_minitimeSeg Out 26, 2015 7:16 am

Doutor, excelente e instrutivo.

Obrigado por suas explicações sábias.

Um grande abraço para todos.
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MensagemAssunto: Re: A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA.   A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA. Icon_minitimeDom Dez 06, 2015 10:53 am

Olá amigos participantes do fórum Railworks Brasil,

Aproveitando que uma terceirizada estava trabalhando na atualização dos CBL (Computador de Bordo de Locomotiva) de terceira geração na automotriz Budd RDC-1, fizemos mais algumas fotos para mostrar alguns detalhes dessa máquina.

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Embora a imagem do post image ser pequena aqui, se os amigos clicarem na foto ela vai ampliar para a máxima resolução de vídeo de seus monitores. Nela poderão ver os dois interruptores de três posições que permitem que os dois motores da máquina sejam desligados a partir da posição do maquinista na cabine B da motriz.

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Vista da portinhola que fica na caixa de baterias. Sempre que a automotriz está com seus motores desligados, esta chave se encontra nessa posição (aberta).

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Visão dos botões de acionamento do motor GM 110 de 275 hp. O conjunto de dois botões são: superior - partida e inferior - corta a ignição. Para acionar o motor é necessário pressionar o botão de partida e o que está na terceira posição da foto, a fim de que o sistema faça a escorva por alguns segundos. Solta-se o terceiro botão e só depois que o motor pegar, o terceiro botão é novamente pressionado para ligar as duas fans de ventilação e admissão de ar para a mistura do combustível.

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Sem seus eixos de rodagem, um dos truques da automotriz cujas rodas precisam passar por retífica. Atrás dele há um dos modelos usados no tempo em que os areeiros ficavam no truque.

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Um dos eixos de cada truque tem esse diferencial. A configuração de rodagem das motrizes são 1A-A1, pois é o eixo interno de cada truque que é ligado por cardã com a transmissão automática que está atrás do motor GM que fica numa posição deitada em relação ao motor convencional de um caminhão.

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Visão do eixo cardã que aciona o diferencial do eixo de tração.

Sempre que houver novidades, teremos novas fotos.

Abraços do Edu.
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MensagemAssunto: Re: A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA.   A última automotriz standard da 11a. Divisão da RFFSA. Icon_minitimeDom Dez 06, 2015 1:34 pm

Oi Edu e demais amigos, ao ampliar a primeira imagem, pude ver o enorme dissipador, onde estão fixados, os dois diodos.
O resistor verde, também é bem grande, também é possível ver um relé e acima dele, fiquei em dúvida, se é uma chave, ao lado do resistor menor, no circuito impresso.
Abs, do JR.
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