Rail.Works.Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rail.Works.Brasil

O MELHOR FORUM DE RAILWORKS DO BRASIL!!!!
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Acopladores

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
marcos97




Mensagens : 8
Data de inscrição : 31/01/2014

Acopladores Empty
MensagemAssunto: Acopladores   Acopladores Icon_minitimeTer maio 31, 2016 12:14 pm

Olá sou novo no fórum
Comecei algum tempo a modelar um vagão hopper graneleiro no AutoCad 3D e Sketchup 2015 e queria colocá-lo no TS2014. Tenho uma dúvida de como modelar os acopladores ou se alguém tem algum arquivo em 3D com eles. Já fiz algumas partes do vagão como os truques, só não sei se não exagerei no nível de detalhamento, pois vendo os vagões genéricos que vem com o jogo os truques apresentam poucos detalhes de modelagem, sendo a textura que faz eles.
Acopladores  border=
Acopladores  border=" />" />
Ir para o topo Ir para baixo
Ednaldo Hitmam
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Ednaldo Hitmam


Mensagens : 5161
Data de inscrição : 05/03/2012
Idade : 50
Localização : Rio De Janeiro - RJ

Acopladores Empty
MensagemAssunto: Re: Acopladores   Acopladores Icon_minitimeTer maio 31, 2016 12:38 pm

Bom meu camarada..... seja bem vindo !

Em relação aos acopladores eles já vem automaticamente no próprio jogo! Nesse caso basta apenas modelar o vagão e após definir uma pasta para eles, coloque os acopladores que os mesmos já irão aparecer no vagão !

Só lembrando que ainda existem várias etapas a serem seguidas.. Você terá que ter um pouco de conhecimento e alguns programas que são necessários para que possa estar fazendo todo esse procedimento ok.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/ByEdnaldo36?ref=hl
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Acopladores Empty
MensagemAssunto: Re: Acopladores   Acopladores Icon_minitimeTer maio 31, 2016 12:59 pm

Oi Marcos e demais amigos, além dos engates, como disse o amigo Ednaldo, até o brilho dos frisos das rodas, será adicionado, dentro do Train Simulator, como poderá ser visto no link abaixo.

https://railworksbrasil.forumeiros.com/t5730-shaders-e-materiais-kuju-brilho-nas-rodas-weels

Com relação ao detalhamento, veja algumas opiniões sobre o assunto.

Do nosso amigo argentino, Hector Jara, que já tem uma locomotiva à venda, no site steam.

Mis Felicitaciones onslaught por el trabajo realizado, ahora un pequeño consejo siempre que hagas un modelo como ya te comente por el facebook traten de tener un limite de la cantidad maxima de poligonos que tenga el modelo ya que si el conteo es muy grande ejemplo : 90.000 o mas ya para un vagon de carga es demasiado ese numero se puede llegar a aplicar a una locomotiva ya que es lo que mas se aprecia al usar el simulador, esto que comento tambien por la cantidad de poligonos puede llegar a dar problemas al exportar el modelo con el blueprint. saludos y nuevamente mis felicitaciones por el trabajo.

O Daniel (onslaught 8800hp), outro amigo modelador, respondendo.

Obrigado pelo elogio e pelo conselho hector!!!

Pode ter certeza que nunca esquecerei deste conselho que me deu pelo facebook! A meta é fazer o material ter por volta de 80 mil poligonos ou menos!!!

Este vagao esta até leve!! Eu tenho me atentado para excluir 'poligonos mortos' (como eu mesmo apelidei) que sao os poligonos com face virada para lugares nao visíveis, como no exemplo deste modelo, os poligonos traseiros das ranhuras do vagao (sao ao todo 22 poligonos, que transformados em poligonos triangulares, geram quase 100! ) , estes eu deleto! e deixo ali um espaço vago que nunca será visualizado mesmo! Mas no final (na exportação) faz o material ficar beeeem mais leve!
Este vagão , ao total esta com 12 mil poligonos! esta bem leve mesmo! e me preocupeo fazê-lo assim, pois as composições d eminério carregam por volta de 100 + vagoes deste tipo. Se fizesse um material muito pesado , acabaria inviabilizando a utilização em grandes composições , pois acarretaria em travamento!

Pode deixar que estou levando em conta nao só a beleza do material , mas tambem toda sua funcionalidade.

(Obs: já verifiquei a quantidade de polígonos daquela U20 que te mostrei, e ela está com 72 mil poligonos!! XD ficou bem no limite, mas pelo menos ainda está funcional!! )

O Odair, outro amigo modelador, também, passando algumas dicas.

Os limites de poligonos são fundamentais, mas tem outro fator importante é o chamado LOD, que define até quantos metros seu objeto (vagão, locomotiva, etc..) será visível, ex: 1_0500_vagão, 2_0100_boggie, (1= define vagão, 2= define boggie ), _0500_ esse número define até quantos metros seu objeto (nesse caso o vagão) será visivel no jogo, após 500 metros ele não será mais processado, isso aliviará o processamento no jogo, um comboio com 150 vagões, imagina o esforço do motor gráfico para processar todo esses vagões, para evitar o efeito "lag" os que estão após 500mts serão descartados, observem quando voce estiver simulado que alguns vagões irão desaparecendo ao longo do trilho, isso é definido no LOD. Detalhes como molas, rodas (wells), e outras coisas pequenas nos vagões ou locomotivas podem ter o LOD baixo, tipo _100_ ou _200_, isso ajudará o motor gráfico no processamento, sabendo distribuir bem os LODS, você poderá definir um pouco melhor sua modelagem com mais polígnos (mas não exagere) , o processador e o motor gráfico agradece....espero que ter contribuido um pouco.

O Daniel, comentando.

QUE SHOOWWW ODAIR * __ *

nao sabia disso nao!!
vou mostrar isso pro Fabiano pra ver se ele sabe modificar isso na hora da exportação!!! (realmente o truck nao precisa ser visivel de muito longe neh.. )

(obs: LOD deve significar Load Object Distance )

Marcos, se você olhar uma locomotiva ES44, lá do Railworks 2, verá que a maior parte das laterais, e outras partes, não estão em 3D, e sim nas texturas.
Agora, se pegar uma locomotiva, de versões posteriores ao RWS, vai notar que mudou bastante, as portas laterais, dobradiças e outros detalhes, tudo está em 3D.
Há modelos, em que até os parafusos estão em 3D e não apenas "desenhados".
As locomotivas, merecem um  destaque especial, nos detalhes, pois, geralmente são elas que vemos mais de pertinho, rsrsrs.
Abs, do JR.


Última edição por Julio Rail em Qua Jun 01, 2016 9:46 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
marcos97




Mensagens : 8
Data de inscrição : 31/01/2014

Acopladores Empty
MensagemAssunto: Re: Acopladores   Acopladores Icon_minitimeTer maio 31, 2016 11:39 pm

Boa noite a todos
Pois é, não sabia que o próprio jogo inseria os acopladores, que por sinal são peças bem difíceis de modelar devido terem muitas curvas (já estava pensando em utilizar os acopladores europeus que são apenas uma corrente entre dois ganchos kkkk). Quanto aos programas que você Ednaldo citou quais seriam? Além do Autocad Civil 3D e Sketchup 2016 tenho o Blender 3D e o 3Ds Max 2013 e o Photoshop no qual já fiz um teste para desenhar a textura das laterais do hopper que estou modelando. Gostaria de perguntar se não há algum tutorial que explique todo o processo de conversão e exportação do modelo (pelo que entendi acredito que o modelo em si pode ser construído em qualquer programa tomando alguns cuidados com as faces opostas no caso do Sketchup) para não ficar enchendo o saco de vocês com perguntas. Acredito que o grande problema é converter esse modelo para o tipo de arquivo que o jogo leia e acrescentar parametros referentes a física de comportamento deste objeto no jogo. Já vi diversos tutoriais, mas a maioria voltada para questões de modelagem e outros mostrando apenas partes separadas o que torna difícil de entender o processo todo.
Obrigado pela atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
mendonça100
Inspetor de tração
Inspetor de tração
mendonça100


Mensagens : 1550
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 49
Localização : FERNANDÓPOLIS SP

Acopladores Empty
MensagemAssunto: Re: Acopladores   Acopladores Icon_minitimeQua Jun 01, 2016 9:13 am

seja bem vindo amigo, é muito bom saber que existem pessoas se interessando em colaborar com a equipe de modeladores, do forum , parabens por sua iniciativa e boa sorte. e para motivalo leva meu positivo
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Acopladores Empty
MensagemAssunto: Re: Acopladores   Acopladores Icon_minitimeQua Jun 01, 2016 10:08 am

Oi Marcos e demais amigos, com relação aos engates, com toda certeza, eu prefiro o modelo americano, visualmente, é muito mais bonito.
Outro detalhe, você não pode modelar uma locomotiva, carro de passageiros ou vagão americano e adicionar neles, engates europeus, e vice versa.
Há ainda outro ponto importante, o engate americano, é operacional, ele abre e fecha, engata  desengata, portanto, não basta apenas modelá-lo em 3D, certo?

Eu ainda estou tentando aprender à modelar com o SketchUp, por ser mai fácil, como eu costumo dizer, o 3DSMax, tem tanto lugar para se clicar, que mais parece o painel de um Boeing, rsrsrs.
Um famoso modelador de locomotivas e vagões, o Ian, do blog EYEIN12, inicia o projeto no SketchUp e depois, finaliza no 3DSMax

Não é possível, exportar do SktchUp, direto para o Train Simulator, antes, é preciso exportar para o 3DSMax, e dele, sim, para o Train Simulator, quando o Ednaldo, me passou algumas dicas, ele sugeriu que eu usasse o 3DSMax 2009 32 bits, pois, há incompatibilidade, entre programas e o Train Simulator, ele poderá dar mais detalhes.
E como você poderá ver, no tutorial dele, está o 3DSMax 2009 32 bits, ok?

https://railworksbrasil.forumeiros.com/t7741-3ds-max-confiruracao-introducao-e-exportacao-parte-01-atualizado

O modelo, também pode ser feito no Blender e exportado, para o Train Simulator, mas, creio que o 3DSMax, é o preferido, ok?

Abs, do JR.


Última edição por Julio Rail em Qui Jun 02, 2016 12:30 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
marcos97




Mensagens : 8
Data de inscrição : 31/01/2014

Acopladores Empty
MensagemAssunto: Re: Acopladores   Acopladores Icon_minitimeQua Jun 01, 2016 5:44 pm

Boa tarde pessoal
Primeiramente obrigado pelas boas vindas mendonça100! Poís é tenho grande interesse e vontade de modelar, mas infelizmente entre elas ainda existe um grande caminho de aprendizado, mas só de ver os prints que vocês postam aqui no fórum dos materiais que vocês produzem vale apena aprender e moldelar, pois eles dão uma outra vida ao Simulador. Eu jogava a muito tempo atrás uma versão bem antiga do RW e desde aquela época já tinha vontade de produzir algo brasileiro para o simulador, mas na época add ons eram raros e modelar algo do zero era quase impossível. E após um dia visitar este fórum e ver que havia novas versões do TS eu comprei na Steam no mesmo dia a versão 2014 que era lançamento na época.
Com relação aos engates, Júlio eu também prefiro o modelo americano e modelar no Sketchup que é o único programa que eu domino bem. Comecei a fazer um teste de modelagem de um vagão tanque no AutoCad Civil 3D, assim que tiver algum resultado posto os prints aqui, o AutoCad por ser da mesma empresa pode exportar direto sem defeitos para o 3DS Max. Este último não entendo quase nada, mas vi resultados de modelagem ótimos nele.
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Acopladores Empty
MensagemAssunto: Re: Acopladores   Acopladores Icon_minitimeQui Jun 02, 2016 12:45 pm

Oi Marcos e demais amigos, um detalhe super importante, é a questão das medidas, que devem ser as mais exatas possíveis, claro que o SketchUp, deve estar configurado para metros, que é o padrão brasileiro.
Agora, é preciso também configurar o 3DSMax, para metros, afim de evitar que a locomotiva ou vagão exportados, fiquem gigantescos dentro dele, rsrsrs.

Voltando aos engates, na bitola larga (1,60m), o centro do engate fica à 88cms do nível dos trilhos.
Mesmo que a locomotiva ou vagão modelados, sejam da bitola métrica, e neles, o engate fica à 75cms, do nível dos trilhos, o padrão de altura de 88cms, dever sr mantido, ok?
Caso contrário, o engate de uma locomotiva ou vagão da bitola métrica, vai ficar desnivelado em relação aos outros.
Sendo assim, o centro da "caixa" dos engates, deve ficar à 88cms, do nível dos trilhos.

Mais detalhes, o modelo deve ser dividido em 3 partes, locomotiva, truques e rodas com os seus eixos, pois, será dentro do 3DSMax, que tudo será unido.
Segue um tutorial, de exportação do SketchUp 8 Pro, para o 3DSMax 2009.

https://railworksbrasil.forumeiros.com/t6287-como-exportar-do-sketchup-8-pro-para-o-3dsmax-2009

Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
marcos97




Mensagens : 8
Data de inscrição : 31/01/2014

Acopladores Empty
MensagemAssunto: Re: Acopladores   Acopladores Icon_minitimeQui Jun 02, 2016 3:46 pm

Oi Julio
Obrigado pelo esclarecimento a cerca do ponto de centro dos engates e pelo tutorial!
Só me surgiu uma dúvida: você falou das bitolas, no jogo pelo que notei acredito que a bitola utilizada seja a Standard Americana 1435 mm ne? Aqui onde moro, Santa Maria - RS, a bitola é métrica, assim como o hopper que eu estou modelando que é da RUMO ALL também com bitola métrica e no futuro queria construir uma rota com o cenário daqui, não sei se alguém já criou alguma rota daqui do Rio Grande do Sul, tem algum meio de deixar bitola métrica ou tudo tem que ser feito em Standard?

Abs.
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Acopladores Empty
MensagemAssunto: Re: Acopladores   Acopladores Icon_minitimeQui Jun 02, 2016 9:05 pm

Oi Marcos e demais amigos, a bitola americana é a Standard com 1,435m, a nossa, é a larga, com 1,60m, e temos também a métrica, obviamente com 1m.
Um outro dado, os trilhos dos trens HO, também estão na bitola de 1,435m.

No simulador, tudo também está na escala certa, os trilhos tem a bitola de 1,435m.
O mesmo vale para os engates, a medida entre o centro dos engates até o nível dos trilhos, varia de 31.5" à 34.5", ou seja de 80,01 à 87,63cms, algum amigo, me passou o 88cms.

Você pode modelar um vagão de bitola métrica para rodar na bitola Standard do simulador, não tem problema, basta penas modelar os truques com as medidas Standard.
O certo, seria um vagão de bitola métrica, rodar em trilhos de bitola métrica, há duas rotas com bitola estreita (narrow gauge) no simulador, a Durango to Silverton, muito linda por sinal e a nova Clear Creek Narrow Gauge.
Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Acopladores Empty
MensagemAssunto: Re: Acopladores   Acopladores Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Acopladores
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Rail.Works.Brasil :: RailWorks :: Material Rodante-
Ir para: