Rail.Works.Brasil
Olá amigos, sejam muito bem vindos, ao forum Railworks Brasil.

Rail.Works.Brasil

O MELHOR FORUM DE RAILWORKS DO BRASIL!!!!
 
InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil

Ir em baixo 
AutorMensagem
xpsom
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
avatar

Mensagens : 1172
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 53
Localização : aracaju

MensagemAssunto: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Seg Jun 27, 2016 11:43 am

Videos mostram em documentarios e com imagens raras um pouco de como foi estabelecida a primeira ferrovia no Brasil.







No Brasil dos ciclos da cana e do ouro. o transporte era feito pelas tropas de mulas. A produção lenta, não prescindia da rapidez. Com o cultivo de café no Vale de Paraíba e a grande aceitação do café brasileiro nos mercados interno c externo, era fundamental a adoção de um meio de escoamento mais rápido dessa produção para os portos.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Irineu Evangelista de Souza, o primeiro grande empresário brasileiro - considerado o “Empresário do Império” - foi uma das mais brilhantes figuras da história do país, com seu espírito empreendedor e fascinado pelo progresso, a despeito das grandes dificuldades de um país que há pouco deixava de ser colônia, talvez até hoje não tenha sido plenamente reconhecido.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Em 1852, o empreendedor Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), mais tarde conhecido como Barão de Mauá, recebeu a concessão do Governo Imperial para a construção e exploração de uma linha férrea, no Rio de Janeiro, entre o Porto de Estrela, situado ao fundo da Baía da Guanabara (Porto de Mauá) e a localidade de Raiz da Serra de Petrópolis (Estação de Fragoso). Para levar a efeito o projeto, em 29 de Maio de 1852, na sede do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, foi fundada a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis; com capital de 2 Mil Contos de Réis, divididos em 10 mil ações de Duzentos Mil Réis cada. O Barão subscreveu pessoalmente um terço das ações e foi nomeado Presidente da Companhia. A construção da ferrovia se iniciou em 29 de Agosto de 1852, com a presença do Imperador. Os trabalhos de construção foram conduzidos pelos Engenheiros ingleses William Bragge, Roberto Milligan (a quem coube a execução da Planta da Estrada) e Joseph Cliffe. Sob o comando de engenheiros ingleses, mais de 200 homens construíram a Estrada de Ferro Mauá na base da picareta, em dois anos a obra foi concluída. A viagem do cais até a Serra de Petrópolis reduziu para 30 minutos.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Conhecida como Estrada de Ferro Mauá e oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, em 30 de Abril de 1854, foi inaugurado o primeiro trecho ferroviário do país, com 14,5 km de extensão. Na inauguração, o Imperador conferiu a Irineu Evangelista de Souza o título de Barão de Mauá.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Lançamento da pedra fundamental da E.F. Mauá, em 29 de agosto de 1852. O ato contou com a presença de Dom Pedro II e diversas outras autoridades.

Em 30 de Abril de 1854, com a presença da Comitiva Imperial, foi inaugurada a Ferrovia no trecho de 14,5 kms entre Mauá e Fragoso. Nesta oportunidade, o Imperador conferiu a Irineu Evangelista de Souza o título de Barão de Mauá.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Estação de Guia de Pacobaíba, ainda com trilhos. É a primeira Estação Ferroviária do País.

A Locomotiva que transportou a comitiva imperial recebeu o nome de Baronesa, em homenagem a Maria Joaquina, esposa de Mauá. No dia seguinte abriu-se o tráfego ao público. O transporte de cargas iniciou-se somente seis meses mais tarde, em 1.º de Novembro. Em 16 de Dezembro de 1856, foi inaugurado o trecho até a Raiz da Serra, ficando assim a Ferrovia com seus 16,1 quilômetros de extensão.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Locomotiva “Baronesa”

A Estrada de Ferro Mauá, permitiu a integração das modalidades de transporte aquaviário e ferroviário, introduzindo a primeira operação intermodal do Brasil.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Aproximação de barco ao pier - estação ferroviária
Guia de Pacobaíba

Nesta condição, as embarcações faziam o trajeto inicial da Praça XV indo até ao fundo da Baía de Guanabara, no Porto de Estrela, e daí, o trem se encarregava do transporte terrestre até a Raiz da Serra, próximo a Petrópolis.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
No porto da Estrela, o povo desembarcava das barcas e embarcava no trem

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
o trem, que parava alguns metros na frente, em Guia de Pacobaíba, Mauá, na época, e seguia para a serra de Petrópolis

A empresa de Mauá, que operava este serviço, denominava-se “Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro Petrópolis”.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Embarcadouro do porto de Mauá

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Em 1926, com a construção da linha que ligaria a então nova estação de Barão de Mauá no Rio de Janeiro e Magé acabou esta fantástica história. O porto foi abandonado e o cais virou ferrugem
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Tudo o que sobrou do glamour que existiu até 1926 foi este cais enferrujado que sustentava toda aquela plataforma de embarque e desembarque em trens e barcas.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

No Brasil, o setor ferroviário foi abandonado durante décadas, seria muito bom que o Brasil voltasse aos trilhos e até mesmo para um aspecto saudável e econômico para o país ter o interesse mesmo de retomar investimentos neste setor que já amarga há tanto tempo o descaso e o abandono além do sucateamento e do desmatelo daquilo em que um dia teria sido uma grande rede, quem era o Brasil de algumas décadas atrás haja visto o grande parque industrial ferroviário que produzia os melhores vagões de padrão Budd sob licença e que inclusive ainda hoje circulam vagões double-deck que saíram daqui para serem supeline em terras do tio Sam, em termos numéricos era bem expressivo e alto o número de materiais rodante que o Brasil adquiriu ao longo dos anos mas que infelizmente e tragicamente se perderam sucateados, desmanchados e entregues a ferro velhos pelo país a fora, chegamos a atingir a marca 37.000 km de extensão de malha ferroviária, como comentei recentemente devido ao descaso e desinteresse por parte dos governantes como esses que temos atualmente no poder e do interesse corrupto de sair ganhando com a desgraça alheia de alguns outros, se fez sucatear e perder em grande parte o material ferroviário que poderia e deveria estar sendo usado como alavanca de progresso trazendo muito mais empregos, integração, riquezas, desenvolvimento para nossa grande nação brasileira e aproximando cada vez mais as pessoas beneficiando como um todo a população, porém ao invés disto culturalmente não faz parte do dicionário econômico social e político investir neste setor que tanto pode trazer benefícios ao país, pessoas como o Barão de Mauá o Sr. Irineu Evangelista de Souza, cujo nome é dos principais na história ferroviária do Brasil, não existem mais, hoje, é muito mais necessário (e põe muito necessário nisto), que se construam ferrovias além de recuperar, modernizar e padronizar as que ainda existem. o país manter constante a construção de aproximadamente 1000 km de estradas de ferro novas por ano além de por questão cultural e saudável para a economia brasileira manter preservadas e atualizadas as ferrovias que temos hoje em operação, e se este ritmo de trabalho fosse mesmo perseguido como alvo pelos governantes e mantido nos anos seguintes nós levaríamos mais de uma década para chegar no mesmo ponto da história onde estávamos na década dos anos 50 quando chegamos a tingir os 37000 km de ferrovias, conforme mostra a figura abaixo da Evolução da malha ferroviária brasileira, segundo o suplemento Estradas de Ferro do Brasil, da Revista Ferroviária, 1945 (em escuro) e as Estatísticas do Século XX, do IBGE (verde).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Enfim indo na mão contrária a de outros países em desenvolvimento que investem cada vez mais em ferrovias, vemos que caminhamos em nosso país cada vez mais distante daquilo que um dia já teria sido o setor ferroviário, é como uma progressão visto quão vasto e imensa a nossa extensão territorial geográfica quão maior é nosso déficit de investimentos em extensão ferroviária, refletindo em quedas contínuas no crescimento econômico.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O país que pela sua posição e porte geográfico continental, único em recursos minerais e energético no globo, deveria ter sua malha ferroviária que 100 mil kilômetros (conforme vinha sendo acrescido até os anos 50), infelizmente ao contrário vem reduzindo e até mesmo suprimindo trechos de sua malha ao invés de crescer, afinal estamos falando de um imenso gigante que dizem estar adormecido, no mesmo estado do Rio de Janeiro onde se construiu a primeira ferrovia a estrada de ferro Leopoldina que anos depois assumiu a EF Mauá teve uma extensa malha que chegou atingir os estados vizinhos de MG e ES como se pode ver no mapa dos anos 1960 abaixo :

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Além da estação, uns 50 metros adiante e que também se encontra abandonada pelo governo federal, a ABPF é quem tem feito alguma coisa para tentar pelo menos ocupar o local para que não seja totalmente invadido.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]



[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Última edição por xpsom em Qui Mar 01, 2018 1:35 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://railworksbrasil.forumeiros.com/t8007-estrada-de-ferro-mau
yuri yan
Manobrador
Manobrador
avatar

Mensagens : 50
Data de inscrição : 10/07/2016

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Qui Jul 28, 2016 1:45 am

otimo conteudo vlw,abs
Voltar ao Topo Ir em baixo
xpsom
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
avatar

Mensagens : 1172
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 53
Localização : aracaju

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Ter Ago 02, 2016 11:32 am

Bom dia a todos, e sim, pena que nossos governantes nao compartilham que seja de utilidade publica zelar e promover a manutencao de nossa grande e espetacular historia ferroviaria, obrigado amigo yuri, um grande abraco

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://railworksbrasil.forumeiros.com/t8007-estrada-de-ferro-mau
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
avatar

Mensagens : 10071
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 65
Localização : Lorena - SP (Vale do Paraíba)

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Ter Ago 02, 2016 2:52 pm

Oi xpsom, yuri e demais amigos, conforme já comentei aqui no forum, apesar de não haver no Brasil, uma "tradição" ferroviária, mas, graças à homens como Irineu Evangelista de Souza, ou os fundadores da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, nós temos uma rica história ferroviária.
Mas, poderia ser muito maior ainda, principalmente, levando-se em conta o tamanho do Brasil, esse gigante continental.
Hoje o país poderia ter sua malha ferroviária, muitas vezes maior e melhor, cortando todo o pais, com trens de cargas e talvez de passageiros.
Abs, do JR.

_______________________________________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
image hosting 30 mb
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ronaldo Salustino
Coordenador de via permanente
Coordenador de via permanente
avatar

Mensagens : 2372
Data de inscrição : 28/07/2012
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro-RJ

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Qua Ago 03, 2016 3:47 pm

É, infelizmente como queria o Gabeira no vídeo, a ligação com Petrópolis não ficou pronta antes das olimpíadas, ou pior , nem saiu do papel, pior ainda, nem para o papel foi.

_______________________________________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
" border="0" alt="" />

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça mas tenha a vida eterna." João Capítulo 3 Versículo 16.
Voltar ao Topo Ir em baixo
FELIPE49
Auxiliar de maquinista
Auxiliar de maquinista


Mensagens : 320
Data de inscrição : 07/07/2016
Idade : 24
Localização : Valinhos-SP

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Qui Ago 04, 2016 9:49 am

Ótimos documentarios amigo, valeu por compartilhar....uma pena mesmo o Brasil não se importar em preservar essa tradiçao ferroviaria.
Voltar ao Topo Ir em baixo
xpsom
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
avatar

Mensagens : 1172
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 53
Localização : aracaju

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Qui Set 08, 2016 5:06 pm

Boa tarde a todos, realmente amigos do fórum, no Brasil, é visto claramente que pessoas como o Barão de Mauá o Sr. Irineu Evangelista de Souza, cujo nome é dos principais na história ferroviária do Brasil, não existem mais, hoje, é muito mais necessário (e põe muito nisto), que se construam ferrovias além de recuperar, modernizar e padronizar as que ainda existem. O que se ouve é que não se tem recursos para investimentos de todos os lados, tanto do setor governamental quanto do setor privado, porém nota-se que as empresas crescem ano após ano com muito lucro, os impostos cada vez mais são acrescidos, e nós a classe trabalhadora não paramos de trabalhar, de produzir e nem de consumir, então levando-se em conta o tamanho do Brasil, como foi dito aqui, esse gigante continental, continuará de joelhos por muitos e muitos anos perante outras nações, isto se depender das pessoas que tem administrado os setores tanto do governo como dos empresários atuais e os que tem passado pela administração desde os anos 50.
O país que pela sua posição e porte geográfico continental, único em recursos minerais e energético no globo, deveria ter sua malha ferroviária próximo de 100 mil kilômetros (conforme vinha sendo acrescido até os anos 50), vem reduzindo e até mesmo suprimindo trechos de sua malha ao invés de crescer.
Tomara que um dia realmente trens de cargas e de passageiros, circulem em uma malha ferroviária digna do nosso porte, moderna e eficiente tão grande e capaz para fazer mover este gigante que está adormecido e que tanto precisa se erguer, um grande abraço a todos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://railworksbrasil.forumeiros.com/t8007-estrada-de-ferro-mau
edferr
Auxiliar de maquinista
Auxiliar de maquinista
avatar

Mensagens : 311
Data de inscrição : 10/11/2012
Idade : 38
Localização : Uberaba - MG

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Qui Set 08, 2016 9:43 pm

Boa noite a todos! Que bela matéria (história) Xpsom! Valeu muito por compartilhar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
xpsom
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
avatar

Mensagens : 1172
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 53
Localização : aracaju

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Dom Set 11, 2016 11:08 pm

Boa noite amigo edferr, ok obrigado também, é muito bom relembrar e compartilhar a história de quem construiu com bravura a nossa história, um grande abraço

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://railworksbrasil.forumeiros.com/t8007-estrada-de-ferro-mau
borderskiper
Manobrador Monitor
Manobrador Monitor
avatar

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/01/2017
Idade : 20
Localização : London, Ontario

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Seg Jan 16, 2017 11:13 pm

Grande história
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.youtube.com/channel/UCn6t6zdsOPQIfKAVRuPCdOQ
ferroviaRW
Auxiliar de maquinista
Auxiliar de maquinista
avatar

Mensagens : 347
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro / RJ

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Seg Mar 13, 2017 10:29 am

Obrigado amigo, muito bom os videos e as matérias sobre a nossa história ferroviária que pelo visto é muito grande e tem uma riqueza bem extensa como também é grande e extenso o país, pena que como foi dito e visto ela alem de não ser bem conservada não é divulgada,
Voltar ao Topo Ir em baixo
xpsom
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
avatar

Mensagens : 1172
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 53
Localização : aracaju

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Sex Nov 10, 2017 12:15 pm

Bom dia a todos, obrigado amigos, nossa malha que deveria ser muito mais extensa mesmo ferroviaRW  afinal estamos falando de um imenso gigante que dizem estar adormecido, no mesmo estado do Rio de Janeiro onde se construiu a primeira ferrovia a estrada de ferro Leopoldina que anos depois assumiu a EF Mauá teve uma extensa malha que chegou atingir os estados vizinhos de MG e ES como se pode ver no mapa dos anos 1960 abaixo :

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://railworksbrasil.forumeiros.com/t8007-estrada-de-ferro-mau
danielw
Agente de estação
Agente de estação


Mensagens : 211
Data de inscrição : 31/07/2014
Localização : Falcão-RJ

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Sab Fev 24, 2018 2:07 pm

nossa é muito legal essa historia parabéns amigo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Gustavo E.F.V.M
Novato
Novato


Mensagens : 27
Data de inscrição : 22/09/2018

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Dom Out 28, 2018 11:31 am

Muito obrigado por compartilhar isso com a gente Very Happy
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil
» Mapa da Estrada de Ferro Carajás
» MEGA-TRENS DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS - BRASIL
» ferrovia do aço e estrada de ferro carajás
» Estrada de Ferro Carajás, no Train Simulator

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Rail.Works.Brasil :: Fórum :: Fotos e vídeos ferroviários-
Ir para: