Rail.Works.Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rail.Works.Brasil

O MELHOR FORUM DE RAILWORKS DO BRASIL!!!!
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil

Ir para baixo 
+8
ferroviaRW
borderskiper
edferr
Felipeeee
Ronaldo Salustino
Julio Rail
yuri yan
xpsom
12 participantes
AutorMensagem
xpsom
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
xpsom


Mensagens : 1358
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 58
Localização : aracaju

Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitimeSeg Jun 27, 2016 10:43 am

Videos mostram em documentarios e com imagens raras um pouco de como foi estabelecida a primeira ferrovia no Brasil.







No Brasil dos ciclos da cana e do ouro. o transporte era feito pelas tropas de mulas. A produção lenta, não prescindia da rapidez. Com o cultivo de café no Vale de Paraíba e a grande aceitação do café brasileiro nos mercados interno c externo, era fundamental a adoção de um meio de escoamento mais rápido dessa produção para os portos.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Irineu Evangelista de Souza, o primeiro grande empresário brasileiro - considerado o “Empresário do Império” - foi uma das mais brilhantes figuras da história do país, com seu espírito empreendedor e fascinado pelo progresso, a despeito das grandes dificuldades de um país que há pouco deixava de ser colônia, talvez até hoje não tenha sido plenamente reconhecido.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Em 1852, o empreendedor Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), mais tarde conhecido como Barão de Mauá, recebeu a concessão do Governo Imperial para a construção e exploração de uma linha férrea, no Rio de Janeiro, entre o Porto de Estrela, situado ao fundo da Baía da Guanabara (Porto de Mauá) e a localidade de Raiz da Serra de Petrópolis (Estação de Fragoso). Para levar a efeito o projeto, em 29 de Maio de 1852, na sede do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, foi fundada a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis; com capital de 2 Mil Contos de Réis, divididos em 10 mil ações de Duzentos Mil Réis cada. O Barão subscreveu pessoalmente um terço das ações e foi nomeado Presidente da Companhia. A construção da ferrovia se iniciou em 29 de Agosto de 1852, com a presença do Imperador. Os trabalhos de construção foram conduzidos pelos Engenheiros ingleses William Bragge, Roberto Milligan (a quem coube a execução da Planta da Estrada) e Joseph Cliffe. Sob o comando de engenheiros ingleses, mais de 200 homens construíram a Estrada de Ferro Mauá na base da picareta, em dois anos a obra foi concluída. A viagem do cais até a Serra de Petrópolis reduziu para 30 minutos.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Conhecida como Estrada de Ferro Mauá e oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, em 30 de Abril de 1854, foi inaugurado o primeiro trecho ferroviário do país, com 14,5 km de extensão. Na inauguração, o Imperador conferiu a Irineu Evangelista de Souza o título de Barão de Mauá.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Lançamento da pedra fundamental da E.F. Mauá, em 29 de agosto de 1852. O ato contou com a presença de Dom Pedro II e diversas outras autoridades.

Em 30 de Abril de 1854, com a presença da Comitiva Imperial, foi inaugurada a Ferrovia no trecho de 14,5 kms entre Mauá e Fragoso. Nesta oportunidade, o Imperador conferiu a Irineu Evangelista de Souza o título de Barão de Mauá.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Estação de Guia de Pacobaíba, ainda com trilhos. É a primeira Estação Ferroviária do País.

A Locomotiva que transportou a comitiva imperial recebeu o nome de Baronesa, em homenagem a Maria Joaquina, esposa de Mauá. No dia seguinte abriu-se o tráfego ao público. O transporte de cargas iniciou-se somente seis meses mais tarde, em 1.º de Novembro. Em 16 de Dezembro de 1856, foi inaugurado o trecho até a Raiz da Serra, ficando assim a Ferrovia com seus 16,1 quilômetros de extensão.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Locomotiva “Baronesa”

A Estrada de Ferro Mauá, permitiu a integração das modalidades de transporte aquaviário e ferroviário, introduzindo a primeira operação intermodal do Brasil.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Aproximação de barco ao pier - estação ferroviária
Guia de Pacobaíba

Nesta condição, as embarcações faziam o trajeto inicial da Praça XV indo até ao fundo da Baía de Guanabara, no Porto de Estrela, e daí, o trem se encarregava do transporte terrestre até a Raiz da Serra, próximo a Petrópolis.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
No porto da Estrela, o povo desembarcava das barcas e embarcava no trem

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
o trem, que parava alguns metros na frente, em Guia de Pacobaíba, Mauá, na época, e seguia para a serra de Petrópolis

A empresa de Mauá, que operava este serviço, denominava-se “Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro Petrópolis”.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Embarcadouro do porto de Mauá

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Em 1926, com a construção da linha que ligaria a então nova estação de Barão de Mauá no Rio de Janeiro e Magé acabou esta fantástica história. O porto foi abandonado e o cais virou ferrugem
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Tudo o que sobrou do glamour que existiu até 1926 foi este cais enferrujado que sustentava toda aquela plataforma de embarque e desembarque em trens e barcas.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

No Brasil, o setor ferroviário foi abandonado durante décadas, seria muito bom que o Brasil voltasse aos trilhos e até mesmo para um aspecto saudável e econômico para o país ter o interesse mesmo de retomar investimentos neste setor que já amarga há tanto tempo o descaso e o abandono além do sucateamento e do desmatelo daquilo em que um dia teria sido uma grande rede, quem era o Brasil de algumas décadas atrás haja visto o grande parque industrial ferroviário que produzia os melhores vagões de padrão Budd sob licença e que inclusive ainda hoje circulam vagões double-deck que saíram daqui para serem supeline em terras do tio Sam, em termos numéricos era bem expressivo e alto o número de materiais rodante que o Brasil adquiriu ao longo dos anos mas que infelizmente e tragicamente se perderam sucateados, desmanchados e entregues a ferro velhos pelo país a fora, chegamos a atingir a marca 37.000 km de extensão de malha ferroviária, como comentei recentemente devido ao descaso e desinteresse por parte dos governantes como esses que temos atualmente no poder e do interesse corrupto de sair ganhando com a desgraça alheia de alguns outros, se fez sucatear e perder em grande parte o material ferroviário que poderia e deveria estar sendo usado como alavanca de progresso trazendo muito mais empregos, integração, riquezas, desenvolvimento para nossa grande nação brasileira e aproximando cada vez mais as pessoas beneficiando como um todo a população, porém ao invés disto culturalmente não faz parte do dicionário econômico social e político investir neste setor que tanto pode trazer benefícios ao país, pessoas como o Barão de Mauá o Sr. Irineu Evangelista de Souza, cujo nome é dos principais na história ferroviária do Brasil, não existem mais, hoje, é muito mais necessário (e põe muito necessário nisto), que se construam ferrovias além de recuperar, modernizar e padronizar as que ainda existem. o país manter constante a construção de aproximadamente 1000 km de estradas de ferro novas por ano além de por questão cultural e saudável para a economia brasileira manter preservadas e atualizadas as ferrovias que temos hoje em operação, e se este ritmo de trabalho fosse mesmo perseguido como alvo pelos governantes e mantido nos anos seguintes nós levaríamos mais de uma década para chegar no mesmo ponto da história onde estávamos na década dos anos 50 quando chegamos a tingir os 37000 km de ferrovias, conforme mostra a figura abaixo da Evolução da malha ferroviária brasileira, segundo o suplemento Estradas de Ferro do Brasil, da Revista Ferroviária, 1945 (em escuro) e as Estatísticas do Século XX, do IBGE (verde).

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Enfim indo na mão contrária a de outros países em desenvolvimento que investem cada vez mais em ferrovias, vemos que caminhamos em nosso país cada vez mais distante daquilo que um dia já teria sido o setor ferroviário, é como uma progressão visto quão vasto e imensa a nossa extensão territorial geográfica quão maior é nosso déficit de investimentos em extensão ferroviária, refletindo em quedas contínuas no crescimento econômico.

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

O país que pela sua posição e porte geográfico continental, único em recursos minerais e energético no globo, deveria ter sua malha ferroviária que 100 mil kilômetros (conforme vinha sendo acrescido até os anos 50), infelizmente ao contrário vem reduzindo e até mesmo suprimindo trechos de sua malha ao invés de crescer, afinal estamos falando de um imenso gigante que dizem estar adormecido, no mesmo estado do Rio de Janeiro onde se construiu a primeira ferrovia a estrada de ferro Leopoldina que anos depois assumiu a EF Mauá teve uma extensa malha que chegou atingir os estados vizinhos de MG e ES como se pode ver no mapa dos anos 1960 abaixo :

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]

Além da estação, uns 50 metros adiante e que também se encontra abandonada pelo governo federal, a ABPF é quem tem feito alguma coisa para tentar pelo menos ocupar o local para que não seja totalmente invadido.
[Apenas Administradores podem visualizar imagens]


Última edição por xpsom em Qui Mar 01, 2018 1:35 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://railworksbrasil.forumeiros.com/t8007-estrada-de-ferro-mau
yuri yan
Manobrador
Manobrador
yuri yan


Mensagens : 50
Data de inscrição : 10/07/2016

Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitimeQui Jul 28, 2016 12:45 am

otimo conteudo vlw,abs
Ir para o topo Ir para baixo
xpsom
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
xpsom


Mensagens : 1358
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 58
Localização : aracaju

Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitimeTer Ago 02, 2016 10:32 am

Bom dia a todos, e sim, pena que nossos governantes nao compartilham que seja de utilidade publica zelar e promover a manutencao de nossa grande e espetacular historia ferroviaria, obrigado amigo yuri, um grande abraco

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Ir para o topo Ir para baixo
https://railworksbrasil.forumeiros.com/t8007-estrada-de-ferro-mau
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitimeTer Ago 02, 2016 1:52 pm

Oi xpsom, yuri e demais amigos, conforme já comentei aqui no forum, apesar de não haver no Brasil, uma "tradição" ferroviária, mas, graças à homens como Irineu Evangelista de Souza, ou os fundadores da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, nós temos uma rica história ferroviária.
Mas, poderia ser muito maior ainda, principalmente, levando-se em conta o tamanho do Brasil, esse gigante continental.
Hoje o país poderia ter sua malha ferroviária, muitas vezes maior e melhor, cortando todo o pais, com trens de cargas e talvez de passageiros.
Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
Ronaldo Salustino
Coordenador de via permanente
Coordenador de via permanente
Ronaldo Salustino


Mensagens : 2376
Data de inscrição : 28/07/2012
Idade : 44
Localização : Rio de Janeiro-RJ

Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitimeQua Ago 03, 2016 2:47 pm

É, infelizmente como queria o Gabeira no vídeo, a ligação com Petrópolis não ficou pronta antes das olimpíadas, ou pior , nem saiu do papel, pior ainda, nem para o papel foi.
Ir para o topo Ir para baixo
Felipeeee
Auxiliar de maquinista
Auxiliar de maquinista



Mensagens : 321
Data de inscrição : 07/07/2016
Idade : 29
Localização : Valinhos-SP

Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitimeQui Ago 04, 2016 8:49 am

Ótimos documentarios amigo, valeu por compartilhar....uma pena mesmo o Brasil não se importar em preservar essa tradiçao ferroviaria.
Ir para o topo Ir para baixo
xpsom
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
xpsom


Mensagens : 1358
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 58
Localização : aracaju

Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitimeQui Set 08, 2016 5:06 pm

Boa tarde a todos, realmente amigos do fórum, no Brasil, é visto claramente que pessoas como o Barão de Mauá o Sr. Irineu Evangelista de Souza, cujo nome é dos principais na história ferroviária do Brasil, não existem mais, hoje, é muito mais necessário (e põe muito nisto), que se construam ferrovias além de recuperar, modernizar e padronizar as que ainda existem. O que se ouve é que não se tem recursos para investimentos de todos os lados, tanto do setor governamental quanto do setor privado, porém nota-se que as empresas crescem ano após ano com muito lucro, os impostos cada vez mais são acrescidos, e nós a classe trabalhadora não paramos de trabalhar, de produzir e nem de consumir, então levando-se em conta o tamanho do Brasil, como foi dito aqui, esse gigante continental, continuará de joelhos por muitos e muitos anos perante outras nações, isto se depender das pessoas que tem administrado os setores tanto do governo como dos empresários atuais e os que tem passado pela administração desde os anos 50.
O país que pela sua posição e porte geográfico continental, único em recursos minerais e energético no globo, deveria ter sua malha ferroviária próximo de 100 mil kilômetros (conforme vinha sendo acrescido até os anos 50), vem reduzindo e até mesmo suprimindo trechos de sua malha ao invés de crescer.
Tomara que um dia realmente trens de cargas e de passageiros, circulem em uma malha ferroviária digna do nosso porte, moderna e eficiente tão grande e capaz para fazer mover este gigante que está adormecido e que tanto precisa se erguer, um grande abraço a todos.

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Ir para o topo Ir para baixo
https://railworksbrasil.forumeiros.com/t8007-estrada-de-ferro-mau
edferr
Auxiliar de maquinista
Auxiliar de maquinista
edferr


Mensagens : 382
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 43
Localização : Uberaba - MG

Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitimeQui Set 08, 2016 9:43 pm

Boa noite a todos! Que bela matéria (história) Xpsom! Valeu muito por compartilhar.
Ir para o topo Ir para baixo
xpsom
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
xpsom


Mensagens : 1358
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 58
Localização : aracaju

Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitimeDom Set 11, 2016 11:08 pm

Boa noite amigo edferr, ok obrigado também, é muito bom relembrar e compartilhar a história de quem construiu com bravura a nossa história, um grande abraço

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Ir para o topo Ir para baixo
https://railworksbrasil.forumeiros.com/t8007-estrada-de-ferro-mau
borderskiper
Manobrador Monitor
Manobrador Monitor
borderskiper


Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/01/2017
Idade : 26
Localização : London, Ontario

Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitimeSeg Jan 16, 2017 10:13 pm

Grande história
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/channel/UCn6t6zdsOPQIfKAVRuPCdOQ
ferroviaRW
Auxiliar de maquinista
Auxiliar de maquinista
ferroviaRW


Mensagens : 345
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro / RJ

Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitimeSeg Mar 13, 2017 10:29 am

Obrigado amigo, muito bom os videos e as matérias sobre a nossa história ferroviária que pelo visto é muito grande e tem uma riqueza bem extensa como também é grande e extenso o país, pena que como foi dito e visto ela alem de não ser bem conservada não é divulgada,
Ir para o topo Ir para baixo
xpsom
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
xpsom


Mensagens : 1358
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 58
Localização : aracaju

Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitimeSex Nov 10, 2017 11:15 am

Bom dia a todos, obrigado amigos, nossa malha que deveria ser muito mais extensa mesmo ferroviaRW  afinal estamos falando de um imenso gigante que dizem estar adormecido, no mesmo estado do Rio de Janeiro onde se construiu a primeira ferrovia a estrada de ferro Leopoldina que anos depois assumiu a EF Mauá teve uma extensa malha que chegou atingir os estados vizinhos de MG e ES como se pode ver no mapa dos anos 1960 abaixo :

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Ir para o topo Ir para baixo
https://railworksbrasil.forumeiros.com/t8007-estrada-de-ferro-mau
danielw
Agente de estação
Agente de estação



Mensagens : 212
Data de inscrição : 31/07/2014
Localização : Falcão-RJ

Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitimeSáb Fev 24, 2018 2:07 pm

nossa é muito legal essa historia parabéns amigo.
Ir para o topo Ir para baixo
Gustavo E.F.V.M
Novato
Novato



Mensagens : 30
Data de inscrição : 22/09/2018

Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitimeDom Out 28, 2018 10:31 am

Muito obrigado por compartilhar isso com a gente Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
xpsom
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
xpsom


Mensagens : 1358
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 58
Localização : aracaju

Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitimeQua maio 15, 2019 5:50 pm

[Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Ir para o topo Ir para baixo
https://railworksbrasil.forumeiros.com/t8007-estrada-de-ferro-mau
salles19




Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/05/2019
Idade : 36
Localização : Poços de Caldas - MG

Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitimeQua maio 22, 2019 11:06 pm

Muito bom mesmo, isso me deu até vontade de assistir novamente o filme barão de Mauá, um dos melhores filmes brasileiros, com o ator Paulo Betti, é um filme antigo mas muito legal.
Ir para o topo Ir para baixo
Beloto337
Manobrador Monitor
Manobrador Monitor
Beloto337


Mensagens : 112
Data de inscrição : 17/07/2018
Idade : 20
Localização : Curitiba/PR

Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitimeSáb Ago 17, 2019 5:30 pm

Nossa que legal essa história da primeira ferrovia construída no Brasil,vlw por compartilhar
Abraço Beloto
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Empty
MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ferrovia do aço e estrada de ferro carajás
» Ferrovia Estrada de Ferro Carajas
» MEGA-TRENS DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS - BRASIL
» MEGA-TRENS DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS - BRASIL
» Estrada de Ferro Campos do Jordão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Rail.Works.Brasil :: Fórum :: Fotos e vídeos ferroviários-
Ir para: