Rail.Works.Brasil
Olá amigos, sejam muito bem vindos, ao forum Railworks Brasil.

Rail.Works.Brasil

O MELHOR FORUM DE RAILWORKS DO BRASIL!!!!
 
InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
xpsom
Maquinista pleno
Maquinista pleno
avatar

Mensagens : 911
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 51
Localização : aracaju

MensagemAssunto: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Seg Jun 27, 2016 11:43 am

Videos mostram em documentarios e com imagens raras um pouco de como foi estabelecida a primeira ferrovia no Brasil.







No Brasil dos ciclos da cana e do ouro. o transporte era feito pelas tropas de mulas. A produção lenta, não prescindia da rapidez. Com o cultivo de café no Vale de Paraíba e a grande aceitação do café brasileiro nos mercados interno c externo, era fundamental a adoção de um meio de escoamento mais rápido dessa produção para os portos.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Irineu Evangelista de Souza, o primeiro grande empresário brasileiro - considerado o “Empresário do Império” - foi uma das mais brilhantes figuras da história do país, com seu espírito empreendedor e fascinado pelo progresso, a despeito das grandes dificuldades de um país que há pouco deixava de ser colônia, talvez até hoje não tenha sido plenamente reconhecido.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Em 1852, o empreendedor Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), mais tarde conhecido como Barão de Mauá, recebeu a concessão do Governo Imperial para a construção e exploração de uma linha férrea, no Rio de Janeiro, entre o Porto de Estrela, situado ao fundo da Baía da Guanabara (Porto de Mauá) e a localidade de Raiz da Serra de Petrópolis (Estação de Fragoso). Para levar a efeito o projeto, em 29 de Maio de 1852, na sede do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, foi fundada a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis; com capital de 2 Mil Contos de Réis, divididos em 10 mil ações de Duzentos Mil Réis cada. O Barão subscreveu pessoalmente um terço das ações e foi nomeado Presidente da Companhia. A construção da ferrovia se iniciou em 29 de Agosto de 1852, com a presença do Imperador. Os trabalhos de construção foram conduzidos pelos Engenheiros ingleses William Bragge, Roberto Milligan (a quem coube a execução da Planta da Estrada) e Joseph Cliffe. Sob o comando de engenheiros ingleses, mais de 200 homens construíram a Estrada de Ferro Mauá na base da picareta, em dois anos a obra foi concluída. A viagem do cais até a Serra de Petrópolis reduziu para 30 minutos.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Conhecida como Estrada de Ferro Mauá e oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, em 30 de Abril de 1854, foi inaugurado o primeiro trecho ferroviário do país, com 14,5 km de extensão. Na inauguração, o Imperador conferiu a Irineu Evangelista de Souza o título de Barão de Mauá.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Lançamento da pedra fundamental da E.F. Mauá, em 29 de agosto de 1852. O ato contou com a presença de Dom Pedro II e diversas outras autoridades.

Em 30 de Abril de 1854, com a presença da Comitiva Imperial, foi inaugurada a Ferrovia no trecho de 14,5 kms entre Mauá e Fragoso. Nesta oportunidade, o Imperador conferiu a Irineu Evangelista de Souza o título de Barão de Mauá.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Estação de Guia de Pacobaíba, ainda com trilhos. É a primeira Estação Ferroviária do País.

A Locomotiva que transportou a comitiva imperial recebeu o nome de Baronesa, em homenagem a Maria Joaquina, esposa de Mauá. No dia seguinte abriu-se o tráfego ao público. O transporte de cargas iniciou-se somente seis meses mais tarde, em 1.º de Novembro. Em 16 de Dezembro de 1856, foi inaugurado o trecho até a Raiz da Serra, ficando assim a Ferrovia com seus 16,1 quilômetros de extensão.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Locomotiva “Baronesa”

A Estrada de Ferro Mauá, permitiu a integração das modalidades de transporte aquaviário e ferroviário, introduzindo a primeira operação intermodal do Brasil.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Aproximação de barco ao pier - estação ferroviária
Guia de Pacobaíba

Nesta condição, as embarcações faziam o trajeto inicial da Praça XV indo até ao fundo da Baía de Guanabara, no Porto de Estrela, e daí, o trem se encarregava do transporte terrestre até a Raiz da Serra, próximo a Petrópolis.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
No porto da Estrela, o povo desembarcava das barcas e embarcava no trem

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
o trem, que parava alguns metros na frente, em Guia de Pacobaíba, Mauá, na época, e seguia para a serra de Petrópolis

A empresa de Mauá, que operava este serviço, denominava-se “Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro Petrópolis”.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Embarcadouro do porto de Mauá

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Em 1926, com a construção da linha que ligaria a então nova estação de Barão de Mauá no Rio de Janeiro e Magé acabou esta fantástica história. O porto foi abandonado e o cais virou ferrugem
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Tudo o que sobrou do glamour que existiu até 1926 foi este cais enferrujado que sustentava toda aquela plataforma de embarque e desembarque em trens e barcas.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Além da estação, uns 50 metros adiante e que também se encontra abandonada pelo governo federal, a ABPF é quem tem feito alguma coisa para tentar pelo menos ocupar o local para que não seja totalmente invadido.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]



[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://railworksbrasil.forumeiros.com/t8007-estrada-de-ferro-mau
yuri yan
Manobrador
Manobrador
avatar

Mensagens : 50
Data de inscrição : 10/07/2016

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Qui Jul 28, 2016 1:45 am

otimo conteudo vlw,abs
Voltar ao Topo Ir em baixo
xpsom
Maquinista pleno
Maquinista pleno
avatar

Mensagens : 911
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 51
Localização : aracaju

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Ter Ago 02, 2016 11:32 am

Bom dia a todos, e sim, pena que nossos governantes nao compartilham que seja de utilidade publica zelar e promover a manutencao de nossa grande e espetacular historia ferroviaria, obrigado amigo yuri, um grande abraco

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://railworksbrasil.forumeiros.com/t8007-estrada-de-ferro-mau
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
avatar

Mensagens : 9274
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 64
Localização : Lorena - SP (Vale do Paraíba)

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Ter Ago 02, 2016 2:52 pm

Oi xpsom, yuri e demais amigos, conforme já comentei aqui no forum, apesar de não haver no Brasil, uma "tradição" ferroviária, mas, graças à homens como Irineu Evangelista de Souza, ou os fundadores da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, nós temos uma rica história ferroviária.
Mas, poderia ser muito maior ainda, principalmente, levando-se em conta o tamanho do Brasil, esse gigante continental.
Hoje o país poderia ter sua malha ferroviária, muitas vezes maior e melhor, cortando todo o pais, com trens de cargas e talvez de passageiros.
Abs, do JR.

_______________________________________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
image hosting 30 mb
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ronaldo Salustino
Coordenador de via permanente
Coordenador de via permanente
avatar

Mensagens : 2366
Data de inscrição : 28/07/2012
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro-RJ

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Qua Ago 03, 2016 3:47 pm

É, infelizmente como queria o Gabeira no vídeo, a ligação com Petrópolis não ficou pronta antes das olimpíadas, ou pior , nem saiu do papel, pior ainda, nem para o papel foi.

_______________________________________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
" border="0" alt="" />

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça mas tenha a vida eterna." João Capítulo 3 Versículo 16.
Voltar ao Topo Ir em baixo
FELIPE49
Auxiliar de maquinista
Auxiliar de maquinista


Mensagens : 317
Data de inscrição : 07/07/2016
Idade : 22
Localização : Valinhos-SP

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Qui Ago 04, 2016 9:49 am

Ótimos documentarios amigo, valeu por compartilhar....uma pena mesmo o Brasil não se importar em preservar essa tradiçao ferroviaria.
Voltar ao Topo Ir em baixo
xpsom
Maquinista pleno
Maquinista pleno
avatar

Mensagens : 911
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 51
Localização : aracaju

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Qui Set 08, 2016 5:06 pm

Boa tarde a todos, realmente amigos do fórum, no Brasil, é visto claramente que pessoas como o Barão de Mauá o Sr. Irineu Evangelista de Souza, cujo nome é dos principais na história ferroviária do Brasil, não existem mais, hoje, é muito mais necessário (e põe muito nisto), que se construam ferrovias além de recuperar, modernizar e padronizar as que ainda existem. O que se ouve é que não se tem recursos para investimentos de todos os lados, tanto do setor governamental quanto do setor privado, porém nota-se que as empresas crescem ano após ano com muito lucro, os impostos cada vez mais são acrescidos, e nós a classe trabalhadora não paramos de trabalhar, de produzir e nem de consumir, então levando-se em conta o tamanho do Brasil, como foi dito aqui, esse gigante continental, continuará de joelhos por muitos e muitos anos perante outras nações, isto se depender das pessoas que tem administrado os setores tanto do governo como dos empresários atuais e os que tem passado pela administração desde os anos 50.
O país que pela sua posição e porte geográfico continental, único em recursos minerais e energético no globo, deveria ter sua malha ferroviária próximo de 100 mil kilômetros (conforme vinha sendo acrescido até os anos 50), vem reduzindo e até mesmo suprimindo trechos de sua malha ao invés de crescer.
Tomara que um dia realmente trens de cargas e de passageiros, circulem em uma malha ferroviária digna do nosso porte, moderna e eficiente tão grande e capaz para fazer mover este gigante que está adormecido e que tanto precisa se erguer, um grande abraço a todos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://railworksbrasil.forumeiros.com/t8007-estrada-de-ferro-mau
edferr
Auxiliar de maquinista
Auxiliar de maquinista
avatar

Mensagens : 311
Data de inscrição : 10/11/2012
Idade : 37
Localização : Uberaba - MG

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Qui Set 08, 2016 9:43 pm

Boa noite a todos! Que bela matéria (história) Xpsom! Valeu muito por compartilhar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
xpsom
Maquinista pleno
Maquinista pleno
avatar

Mensagens : 911
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 51
Localização : aracaju

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Dom Set 11, 2016 11:08 pm

Boa noite amigo edferr, ok obrigado também, é muito bom relembrar e compartilhar a história de quem construiu com bravura a nossa história, um grande abraço

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://railworksbrasil.forumeiros.com/t8007-estrada-de-ferro-mau
borderskiper
Manobrador Monitor
Manobrador Monitor
avatar

Mensagens : 135
Data de inscrição : 15/01/2017
Idade : 19
Localização : London, Ontario

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Seg Jan 16, 2017 11:13 pm

Grande história
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.youtube.com/channel/UCn6t6zdsOPQIfKAVRuPCdOQ
ferroviaRW
Manobrador Monitor
Manobrador Monitor
avatar

Mensagens : 117
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro / RJ

MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   Seg Mar 13, 2017 10:29 am

Obrigado amigo, muito bom os videos e as matérias sobre a nossa história ferroviária que pelo visto é muito grande e tem uma riqueza bem extensa como também é grande e extenso o país, pena que como foi dito e visto ela alem de não ser bem conservada não é divulgada,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Estrada de Ferro Mauá a primeira ferrovia a ser construida no Brasil
» Rota Estrada de Ferro Sorocabana
» Mapa da Estrada de Ferro Carajás
» MEGA-TRENS DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS - BRASIL
» Estrada de Ferro Carajás, no Train Simulator

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Rail.Works.Brasil :: Fórum :: Fotos e vídeos ferroviários-
Ir para: