Trens do Brasil - As duas últimas ferrovias de passageiros do Brasil
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Parreiras Agente de estação
Mensagens : 253 Data de inscrição : 05/06/2016 Idade : 78 Localização : Ribeirão Preto - SP
Assunto: Trens do Brasil - As duas últimas ferrovias de passageiros do Brasil Sex Jul 15, 2016 6:49 pm
Vale à pena ver esse vídeo.
Essas duas ferrovias ainda continuam com o transporte de passageiros?
SF.
Parreiras
Edu1501 Administrador da Ferrovia
Mensagens : 3904 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 62 Localização : Curitiba/PR
Assunto: Re: Trens do Brasil - As duas últimas ferrovias de passageiros do Brasil Sex Jul 15, 2016 7:15 pm
Oi Parreiras e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil,
Nesse conceito de trem de passageiros, além dos dois citados nesse vídeo, havia um outro na Estrada de Ferro do Amapá, a única ferrovia brasileira a usar a bitola internacional de 1.435 milímetros. Com as dificuldades financeiras da empresa do Eike Batista, não sei dizer se o trem ainda circula, mas habitantes das cidades no trecho percorrido pelo trem, só dispõe dele para ir até o mercado vender seus produtos.
Os dois trens operados pela CVRD em Carajás e na EFVM rodam por força de contrato firmado para a concessão da exploração do trecho ferroviário, caso contrário, tenha certeza de que já estariam extintos há anos, pois nenhuma concessionária de ferrovia quer os aborrecimentos causados pelo transporte de passageiros. O Vitória Minas é o único trem verdadeiramente de passageiros que circula diariamente, com prefixo P001 no sentido Pedro Nolasco-Belo Horizonte e P002 no sentido Belo Horizonte-Pedro Nolasco.
A Serra Verde Express, operadora do trem de passageiros (na verdade turístico) entre Curitiba e Morretes, já operou outros serviços de passageiros no Brasil em trechos que foram adquiridos pela América Latina Logística.
Além do trem diário que parte de Curitiba para Morretes às 8:15 horas, a operadora já atuou em dois outros serviços atualmente desativados: o Trem do Pantanal que circulou em 2009 no trecho do Mato Grosso do Sul entre Campo Grande-Aquidauana-Miranda, originalmente uma parte da ferrovia que pertenceu à Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, e o Trem das Montanhas Capixabas entre Viana e Marechal Floriano no trecho da Estrada de Ferro Leopoldina. Enquanto o trem no Mato Grosso do Sul era operado por duas EMD G12 e alguns carros de aço inox grafitados com motivos temáticos da flora e fauna do pantanal, o que circulou na Serra do Mar no Espírito Santo era operado por uma automotriz RDC-1 standard. Parece que a demanda pelos dois serviços não cobria os custos operacionais e eles foram extintos. Eu vou postar fotos da automotriz MH-947002-3L que se encontra recolhida em Curitiba para reforma geral dos truques. Por enquanto, ela está calçada sobre truques falsos, na verdade, truques de carros de passageiros.
Abraços do Edu.
Parreiras Agente de estação
Mensagens : 253 Data de inscrição : 05/06/2016 Idade : 78 Localização : Ribeirão Preto - SP
Assunto: Re: Trens do Brasil - As duas últimas ferrovias de passageiros do Brasil Sáb Jul 16, 2016 9:36 am
Valeu meu Irmãozinho Edu.
Desejo-lhe um ótimo final de semana.
SF.
Parreiras
Celbelmiro Agente de estação
Mensagens : 213 Data de inscrição : 16/06/2015 Idade : 40 Localização : Apucarana PR
Assunto: Re: Trens do Brasil - As duas últimas ferrovias de passageiros do Brasil Dom Jul 17, 2016 10:43 am
Bom dia Parreiras otimo video mostrado eu em si nunca andei de trem mais deve ser muito bom o mais proximo de nois e na capital Curitiba a Paranagua
Parreiras Agente de estação
Mensagens : 253 Data de inscrição : 05/06/2016 Idade : 78 Localização : Ribeirão Preto - SP
Assunto: Re: Trens do Brasil - As duas últimas ferrovias de passageiros do Brasil Dom Jul 17, 2016 11:22 am
É uma delícia meu Irmãozinho Celbelmiro.
Eu andei muito quando era criança. E era a antiga e saudade Maria Fumaça. Hehehehehe!
Desejo-lhe um ótimo domingo.
SF.
Parreiras
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Assunto: Re: Trens do Brasil - As duas últimas ferrovias de passageiros do Brasil
Trens do Brasil - As duas últimas ferrovias de passageiros do Brasil