Oi felk e demais amigos, eu particularmente, acho que locomotivas, com truques BB, ficam muito mais bonitas.
Muitos amigos, já conhecem as locomotivas DDA40X, elas possuem truques de 4 eixos (D).
Aqui no Brasil, apenas as locomotivas de bitola métrica possuem truques duplos de 4 eixos.
A razão de não ser um truque apenas, com 4 eixos, como nas DDA40X, é que as curvas nas bitolas métricas, são mais fechadas, e um truque de 4 eixos, ficaria travado nas curvas.
Mas, porque usar um truque de 4 eixos, nas locomotivas de bitola métrica?
Simples, como a bitola métrica, é menor do que a de bitola larga, o motor de tração deve ser também menor, e a potência, também será menor, certo?
Então, a solução, foi juntar 4 motores, num truque "duplo", articulado, para que a locomotiva de bitola métrica, tenha a mesma potência, de uma locomotiva da bitola larga, com três eixos por truques, com os três motores de tração, em cada um, certo?
Abs, do JR.