Rail.Works.Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rail.Works.Brasil

O MELHOR FORUM DE RAILWORKS DO BRASIL!!!!
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Alguém aí motivado para desenvolver o locobreque?

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Eric Peneres Carneiro
Manobrador Monitor
Manobrador Monitor
Eric Peneres Carneiro


Mensagens : 193
Data de inscrição : 11/04/2014
Idade : 20
Localização : Taboão da Serra-SP

Alguém aí motivado para desenvolver o locobreque? Empty
MensagemAssunto: Alguém aí motivado para desenvolver o locobreque?   Alguém aí motivado para desenvolver o locobreque? Icon_minitimeSáb Out 01, 2016 8:16 pm

Olá amigos do fórum,eu não sei se existe uma locomotiva locobreque para railworks,sabe aquela que parece um bonde?que descia a serra do mar entre rio grande da serra e santos.

Então alguém motivado para fazer esta maravilha da engenharia?

Abs do Eric
Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

Alguém aí motivado para desenvolver o locobreque? Empty
MensagemAssunto: Re: Alguém aí motivado para desenvolver o locobreque?   Alguém aí motivado para desenvolver o locobreque? Icon_minitimeSáb Out 01, 2016 10:19 pm

Olá Eric,

Está um pouco equivocado no itinerário das loco-breques que rodaram no sistema funicular chamado de Serra Nova em Paranapiacaba. Em nenhum dos dois sistemas funiculares os serra-breques ou loco-breques chegavam até a cidade portuária de Santos.

O primeiro sistema funicular foi construído pela São Paulo Railway e aberto ao tráfego em 16 de fevereiro de 1867, contando com percurso de 7,5 Km de serra divididos em quatro patamares com inclinação de 10 graus. A capacidade de carga do sistema era de 60 toneladas, tracionadas por quatro máquinas fixas, uma a cada patamar, e a composição rodante onde operava o maquinista era chamada de Serra Breque, que não possuía sistema de tração própria, funcionava com um sistema de contrapeso como nos elevadores, enquanto uma composição subia, a outra descia com peso equivalente puxando a que subia para cima. Nunca foi usado para o transporte de passageiros, e foi empregado como contrapeso a água que é abundante na região e era utilizada para abastecer as caldeiras ao longo da serra. O sistema parou de operar em 1970 e o sistema de cremalheira-aderência foi inaugurado em 1974.

Com a alta demanda pela ferrovia em 1890 foi necessário a construção de uma nova linha, que ficava paralela a linha do primeiro sistema, e com atualizações que permitiram aumentar a capacidade de carga para 120 toneladas. Inaugurado em 1901 e com percurso ampliado para 10,5 km que foi dividido em cinco patamares a fim de diminuir a inclinação para oito graus, o sistema passou a utilizar máquinas fixas maiores, e a máquina que  recebeu o nome de Loco Breque ganhou um motor a vapor, o que permitia com que ela fizesse manobras no pátio. Ela também ganhou uma peça chamada tenaz que permitia que a composição engatasse sozinha no cabo contínuo parecido com o utilizado pelos teleféricos. Em 1983 a utilização comercial do sistema funicular foi encerrada e o maquinário do quarto patamar até Piassaguera foi removido e as casas existentes no trecho foram demolidas. Até 1994 a ABPF SP operava um passeio turístico do quinto até o quarto patamar.

Voltando ao nome das localidades, o funicular ligava Raiz da Serra até Alto da Serra, que mais tarde passou a se chamar Paranapiacaba. Apenas nesse trecho é que Serra Breque e Loco Breque operaram.

Abraços do Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Alguém aí motivado para desenvolver o locobreque?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
»  rota efc carajas alguem motivado pra cria-la ?
» alguem poderia coloca uma rota para download
» Alguém poderia me fala onde que eu vou pra baixar novas locomotivas para o TS 2018
» ALGUEM PODE?
» alguem tem a bb36 ai

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Rail.Works.Brasil :: RailWorks :: Material Rodante-
Ir para: