Eric Peneres Carneiro Manobrador Monitor
Mensagens : 193 Data de inscrição : 11/04/2014 Idade : 20 Localização : Taboão da Serra-SP
| Assunto: Alguém aí motivado para desenvolver o locobreque? Sáb Out 01, 2016 8:16 pm | |
| Olá amigos do fórum,eu não sei se existe uma locomotiva locobreque para railworks,sabe aquela que parece um bonde?que descia a serra do mar entre rio grande da serra e santos.
Então alguém motivado para fazer esta maravilha da engenharia?
Abs do Eric | |
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Edu1501 Administrador da Ferrovia
Mensagens : 3904 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 62 Localização : Curitiba/PR
| Assunto: Re: Alguém aí motivado para desenvolver o locobreque? Sáb Out 01, 2016 10:19 pm | |
| Olá Eric,
Está um pouco equivocado no itinerário das loco-breques que rodaram no sistema funicular chamado de Serra Nova em Paranapiacaba. Em nenhum dos dois sistemas funiculares os serra-breques ou loco-breques chegavam até a cidade portuária de Santos.
O primeiro sistema funicular foi construído pela São Paulo Railway e aberto ao tráfego em 16 de fevereiro de 1867, contando com percurso de 7,5 Km de serra divididos em quatro patamares com inclinação de 10 graus. A capacidade de carga do sistema era de 60 toneladas, tracionadas por quatro máquinas fixas, uma a cada patamar, e a composição rodante onde operava o maquinista era chamada de Serra Breque, que não possuía sistema de tração própria, funcionava com um sistema de contrapeso como nos elevadores, enquanto uma composição subia, a outra descia com peso equivalente puxando a que subia para cima. Nunca foi usado para o transporte de passageiros, e foi empregado como contrapeso a água que é abundante na região e era utilizada para abastecer as caldeiras ao longo da serra. O sistema parou de operar em 1970 e o sistema de cremalheira-aderência foi inaugurado em 1974.
Com a alta demanda pela ferrovia em 1890 foi necessário a construção de uma nova linha, que ficava paralela a linha do primeiro sistema, e com atualizações que permitiram aumentar a capacidade de carga para 120 toneladas. Inaugurado em 1901 e com percurso ampliado para 10,5 km que foi dividido em cinco patamares a fim de diminuir a inclinação para oito graus, o sistema passou a utilizar máquinas fixas maiores, e a máquina que recebeu o nome de Loco Breque ganhou um motor a vapor, o que permitia com que ela fizesse manobras no pátio. Ela também ganhou uma peça chamada tenaz que permitia que a composição engatasse sozinha no cabo contínuo parecido com o utilizado pelos teleféricos. Em 1983 a utilização comercial do sistema funicular foi encerrada e o maquinário do quarto patamar até Piassaguera foi removido e as casas existentes no trecho foram demolidas. Até 1994 a ABPF SP operava um passeio turístico do quinto até o quarto patamar.
Voltando ao nome das localidades, o funicular ligava Raiz da Serra até Alto da Serra, que mais tarde passou a se chamar Paranapiacaba. Apenas nesse trecho é que Serra Breque e Loco Breque operaram.
Abraços do Edu. | |
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