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 EMD SD70ACe-BB da VL! (Ordem e Progresso) Pensei que era a do fórun

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xpsom
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MensagemAssunto: EMD SD70ACe-BB da VL! (Ordem e Progresso) Pensei que era a do fórun   Dom Out 16, 2016 5:47 am

Bom dia a todos, belo vídeo registrado nas Cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Martim Francisco e Jaguariúna - SP da linda locomotiva EMD SD70ACe-BB da VL! (Ordem e Progresso) eu pensei que era a do fórun, rsrsrsrsrsrs brincadeiras a parte estão muito bonitas estas locomotivas, um grande abraço para todos.




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Julio Rail
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MensagemAssunto: Re: EMD SD70ACe-BB da VL! (Ordem e Progresso) Pensei que era a do fórun   Dom Out 16, 2016 10:21 am

Oi xpsom e demais amigos, particularmente, prefiro as Dash, a frente delas, é muito mais bonita, o design, é melhor.
Eu já comentei aqui no forum, sobre essas locomotivas enormes e a bitola métrica quando se vê de frente, é um horror, a locomotiva, com quase três metros de largura, sobre um trilho de 1 metro.

Por outro lado, acho que fica muito legal, o visual, com dois truques duplos, poderiam usar truques duplos, também nas locomotivas de bitola larga, aumentaria a potência delas.

Para os amigos que ainda não sabem, esse sistema de truques duplos, é utilizado, porque, como a bitola é métrica, os motores de tração "normais", não caberiam entre as rodas.
Então, é usado um motor menor, mas, três motores menores num truque C, diminuiriam a potência das locomotivas, por esse motivo, criaram esse truque duplo, com dois eixos em cada um, mantendo assim a mesma potência de uma locomotiva de bitola larga.
Abs, do JR.

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felk
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MensagemAssunto: Re: EMD SD70ACe-BB da VL! (Ordem e Progresso) Pensei que era a do fórun   Dom Out 16, 2016 8:50 pm

Na verdade é usado essa configuração de truque BB por causa do raio de curva e não pelo tamanho do motor de tração. O raio de curva da maioria das ferrovias métricas do país é muito fechado e se uma locomotiva grande como as Dash 9, C-30, SD-40 e SD-70 entram em curva dessas com o truque C convencional elas descarrilham, por isso o arranjo BB é necessário para que não tenham problemas. Não tem muito a ver com o tamanho do motor de tração nem questão de potência.

Essas máquinas com pintura "Ordem e Progresso" não pertencem a VLI, mas sim a EMD e são as demonstradoras da SD-70ACe/BB no Brasil. Só olhar na lateral da máquina a inscrição da EMD.
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Julio Rail
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MensagemAssunto: Re: EMD SD70ACe-BB da VL! (Ordem e Progresso) Pensei que era a do fórun   Dom Out 16, 2016 11:43 pm

Oi Felipe e demais amigos, sobre essa questão, eu mesmo cheguei à essa conclusão, tempos atrás, até na época, o Daniel, comentou que não havia pensado nisso.

Não se pode comparar a potência de 1 motor de tração, de bitola larga, com 1 de bitola métrica.
Os raios das curvas na bitola métrica, são mais fechados sim, a solução seria usar locomotivas com truques B+B, e creio que elas, são bem menos potentes, do que uma C+C. certo?

Eu achei um dos tópicos onde eu comentei sobre esse assunto e você, Felipe, disse o seguinte:

""No caso da SD-70BB a potência continua a mesma em relação à sua irmã de seis eixos, no motor à diesel, e se não me engano o esforço de tração que os motores de tração entregam são os mesmos. Isso é fácil de achar, é só conferir na própria EMD".

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Eu tenho muita coisa guardada nos meus Documentos, pois, às vezes, fica difícil achar no forum, quando é necessário.

****

Oi Edu, tempos atrás, antes de você fazer parte do fórum, foi discutido, sobre os truques B-B+B-B das locomotivas de bitola estreita.
Algum amigo mencionou que o motivo, era permitir que as locomotivas, rodassem em  curvas de raios menores.
Antes de ler essa informação, eu achava que o motivo de ter quatro truques, era outro.
Como os motores de tração ficam nos eixos, o motor do truque C, não caberia no truque de bitola métrica, teriam que ser menores, então, para se manter a mesma potência, o número de eixos, passou de quatro, para seis.
Mais tarde achei a seguinte explicação no Wikipédia:

                                                             ****
“A DDM45, é uma locomotiva diesel elétrica, construída pela EMD.
O DD é o número de eixos em dois truques, o M representa o “calibre do medidor de faixa”, e o 45 representa a EMD SDD45 do qual o motor é derivado nessas locomotivas.
Foram construídas para a EFVM,  no início dos anos 70, não apenas para expandir sua frota de locomotivas, mas, para usar a locomotiva mais potente que a EMD tinha à oferecer naquele momento.
No entanto, uma locomotiva grande como a SD45, com seus truques de 6 eixos, não era facilmente adaptável à bitola estreita da EFVM.
Os pequenos motores de tração da locomotiva de bitola métrica, foram incapazes de “lidar” com a atual (na época) capacidade plena dos 3600HP (2700WKw) do motor principal.
A EMD, propôs usar uma versão na bitola métrica, do Flexicoil D, (4 eixos), semelhante aos encontrados nos modelos DD35, DD35A e DDA40X.
Os dois motores de tração adicionais, permitiram utilizar a potência total”.

                                                            ****
Edu, você também fez essa menção sobre os quatro truques, permitirem que a locomotiva rode em curvas mais fechadas.
Num dos vídeos com  uma locomotiva B-B+B-B, notei uma SD40-2, também de bitola métrica e ela está com o truque C+C, e não com o conjunto B-B+B-B, como então essa SD40-2, pode trafegar nas mesmas curvas mais fechadas?
Também descobri depois, outra informação sobre essas adaptações:

                                                           ****
“Muitas dessas locomotivas foram rebitoladas como B-B+B-B, passando a serem nomeadas de BB40-2 operando na FCA e EFVM. Para essa modificação os motores de tração D-79 originais da bitola standard são substituídos por D-31 de bitola métrica e potência na casa dos 500 hp cada. São montados em truques especialmente fundidos para elas na Cruzaço, e cada par de truques apoiado sobre uma travessa, denominada Spam-boster. Se torna uma boa opção para operação em linhas de gabarito reduzido, porém, o custo dessa transformação gira na casa dos R$150.000,00, o que não a tornou popular com locomotivas mais baratas como a C30-7 e C36-7. A ALL as opera na versão original, como SD40-2, com atualmente mais de 100 unidades, e este número está aumentando a ordem de 8 por mês, conforme novas unidades chegam e são reformadas”.
                                                        ****
Nesse caso a SD40-2, com truques C, tinha uma potência de 3000HP, como cada motor de tração de bitola métrica, tem 500HP, a potência total, passou para  4000HP.

Abs, do JR.

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Eric Peneres Carneiro
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MensagemAssunto: Re: EMD SD70ACe-BB da VL! (Ordem e Progresso) Pensei que era a do fórun   Seg Out 17, 2016 1:23 pm

Nossa que linda,belo flagra.

Abs
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wesleycostarc
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MensagemAssunto: Re: EMD SD70ACe-BB da VL! (Ordem e Progresso) Pensei que era a do fórun   Sex Nov 04, 2016 12:51 pm

Linda pintura, mais essas locomotivas sao novos modelos? ou apenas pintarão elas?
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Julio Rail
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MensagemAssunto: Re: EMD SD70ACe-BB da VL! (Ordem e Progresso) Pensei que era a do fórun   Sex Nov 04, 2016 2:06 pm

Oi wesley e demais amigos, eu não posso afirmar se é um novo modelo, mas, com toda certeza, são locomotivas novinhas, a EMD Caterpillar, cedeu algumas unidades, para que as ferrovias, possam fazer testes com elas.
A pintura, com a s cores da nossa bandeira, pode ser considerada uma homenagem ao Brasil.
Abs, do JR.

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MensagemAssunto: Re: EMD SD70ACe-BB da VL! (Ordem e Progresso) Pensei que era a do fórun   

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