Rail.Works.Brasil
Olá amigos, sejam muito bem vindos, ao forum Railworks Brasil.

Rail.Works.Brasil

O MELHOR FORUM DE RAILWORKS DO BRASIL!!!!

InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Locomotiva no. 215 ex RMV | atual Patrick Dollinger - ABPF Campinas

Ir em baixo 
AutorMensagem
Guto
Coordenador de via permanente
Coordenador de via permanente

MensagemAssunto: Locomotiva no. 215 ex RMV | atual Patrick Dollinger - ABPF Campinas   Qua Jan 25, 2017 9:46 am

Tudo bem pessoal?

Não consegui segurar a barra, então eu voltei! rsrs

Acho que todo mundo aqui deve conhecer o trabalho que a ABPF vem realizando nos últimos 40 anos, e no inicio de tudo (la em 1977) quando o entusiasta Patrick Dollinger resolve fundar a ABPF... De lá pra cá foram vários trancos e barrancos, na época, a RFFSA cedeu algumas locomotivas à vapor desativadas para preservação (imagina o estado dessas locomotivas)... A única que salvou tudo e todos, foi a RMV 215, uma simpática Ten-Wheeler (tipo 4-6-0) fabricada pela Baldwin de 1912 se não me engano. A RMV 215 estava em condições melhores, por este fato positivo ela tornou-se a grande estrela da ABPF Campinas-Jaguariúna, que foi a primeira locomotiva a ser restaurada e posta em movimento pela entidade. Na época, os membros da ABPF resolveram até criar uma placa para batizar a máquina com o nome do francês Patrick Dollinger, o patriarca da ABPF no Brasil. Legal né?

Abaixo vocês irão ver algumas imagens do processo de modelagem dela (desde porcas e parafusos, até peças que se unem como encaixe...) Pensa que é fácil?

Este é o longeirão, a esta peça inteira sustenta a parte superior toda da locomotiva (caldeira e acessórios). Da pra ver também o sistema de distribuição.

Aqui vocês irão ver a estrutura toda da cabine já modelada, o painel frontal e os laterais são de madeira, de aço compõe somente o telhado.

Nesta imagem já da pra ver que a menina está com o processo de modelagem quase finalizado, ampla visão da frente dela bem detalhada.

Este é o dínamo (ou gerador) responsável por manter a iluminação da locomotiva funcionando, quando ligado.

Essas imagens acima são do final de 2015 quando comecei o projeto, atualmente estou no demorado processo de mapeamento e texturização da locomotiva e do tender, veja abaixo:

O tender está quase finalizado, por se tratar de um "vagão" é tudo mais simples, exceto pelo fator de carregar consigo água, e lenha.

Ainda falta muitos detalhes nela, mas o "grosso" está feito, agora é detalhe e acabamento. Note que onde está colorido ainda está sem as texturas, bastante coisa.

Esses são os "bronzes" da máquina, o capitel, sino, válvulas de segurança e apito, todos em bronze e já devidamente texturizados.

A cabine, está bem crua ainda somente com os 3 visores de pressão sob a fornalha.

É isso ai pessoal, está a minha "droga" quando tenho um tempo livre, não vou passar ela à frente de outros projetos e por este motivo o processo é bem demorado, estou trabalhando nela devagar e quero "tentar" deixá-la como na minha foto de Assinatura aqui do fórum, maravilhosa!

A modelagem é um processo, a texturização é outro... Ainda vai vir o processo de animação (estou apelando para o "Smokebox" me dar uma força hehehe).

Eu espero que gostem pessoal, conforme eu for dando andamento ao projeto, posto aqui para todos verem.

Abraço.
Fernando Oliveira
Maquinista pleno
Maquinista pleno

MensagemAssunto: Re: Locomotiva no. 215 ex RMV | atual Patrick Dollinger - ABPF Campinas   Qua Jan 25, 2017 9:58 am

Cara vai ficar muito linda essa locomotiva!!!
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia

MensagemAssunto: Re: Locomotiva no. 215 ex RMV | atual Patrick Dollinger - ABPF Campinas   Qua Jan 25, 2017 10:26 am

Oi Guto, Fernando e demais amigos, eu gosto de "brincar" de modelar com o SketchUp, e sei o trabalho que dá, modelar um simples vagão, e no caso de locomotivas à vapor, a coisa complica mais ainda, por ter a parte das braçagens, que devem ser fielmente modeladas, para que o movimento fique perfeito, quando for feita a animação do modelo.
Abs, do JR.

image hosting 30 mb
joaoNT
Auxiliar de maquinista
Auxiliar de maquinista

MensagemAssunto: Re: Locomotiva no. 215 ex RMV | atual Patrick Dollinger - ABPF Campinas   Qua Jan 25, 2017 4:39 pm

Verdade Guto, não é tão fácil assim, criar com detalhes se torna uma tarefa para poucos, e aja paciência.

seu trabalho esta caminhando para algo de cair o queixo, parabéns,continue assim.

abs.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Locomotiva no. 215 ex RMV | atual Patrick Dollinger - ABPF Campinas   

Locomotiva no. 215 ex RMV | atual Patrick Dollinger - ABPF Campinas
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Locomotiva no. 215 ex RMV | atual Patrick Dollinger - ABPF Campinas
» Locomotiva a vapor MALLARD.
» Locomotiva GE ES44AC/DC x GE AC44i x GE D9-44CW
» Nova locomotiva GE Evolution Séries GE ES43BBI
» Locomotiva ABANDONADA!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Rail.Works.Brasil :: RailWorks :: Modelagem e modificações 3D :: Modelagens-
Ir para: