Rail.Works.Brasil
Olá amigos, sejam muito bem vindos, ao forum Railworks Brasil.

Rail.Works.Brasil

O MELHOR FORUM DE RAILWORKS DO BRASIL!!!!

InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Vagão FSQ ( FEPASA )

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
GP18 FEPASA
Maquinista de pátio
Maquinista de pátio

MensagemAssunto: Vagão FSQ ( FEPASA )   Ter Fev 28, 2017 5:35 pm

Bem, hoje eu fiz um vagão FSQ da FEPASA, mas eu me pergunto, ele é obsoleto e defasado ou só precisa de uma modernização ? ( Tem uma versão enorme dele que se eu não me engano a Ferroban usou)

Esse vagão me deu dores de cabeça, eu tentei fazer ele com "Frames" curtos mas ele ficava parecendo os vagões da GWR, Então deixei os frames mais largos e diminui a massa dos truques, dando o aspecto de vagão antigo ( O que ele realmente é ) Eu tentei converter ele em o FSQ comprido mas não deu, se ele for obsoleto eu não vou dar tanta dedicação pra ele, minha opinião sobre esse material rodante: Ele é velho e parece daqueles da era da locomotiva à vapor, os truques são muito pequenos, parece que ele é feito de papel, eu gosto desse vagão,mas ele parece ser muito frágil, imagine se uma russa acidentasse nele, a única coisa que iria sobrar do vagão era a plataforma e seus truques. Mas se ele não ser compatível com as locomotivas que eu tenho eu vou ter que jogar fora.

Última edição por Julio Rail em Qua Mar 01, 2017 10:33 am, editado 2 vez(es) (Razão : Obsoleto ou pode ser usado ?)
https://www.youtube.com/user/comousarincredibots2
Edu1501
Administrador da Ferrovia

MensagemAssunto: Re: Vagão FSQ ( FEPASA )   Ter Fev 28, 2017 7:37 pm

Olá GP18 FEPASA e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil,

O vagão box (ou se preferir fechado) FSQ é esse aqui da foto:

Provavelmente não deve existir mais nenhum deles em circulação, pois seus truques ferroviários são obsoletos. Observe com atenção que eles tem caixas nas pontas dos eixos, que mostram ser truques equipados com os antigos mancais de fricção, os quais precisavam ser monitorados quanto ao nível de óleo para evitar que o aquecimento das pontas dos eixos não quebrassem ou viessem a soltar as rodas por dilatação do material.

Truques com mancais de fricção foram  projetados no tempo em que as locomotivas a vapor faziam várias escalas por conta de reabastecer seu tender com água, carvão ou lenha. Dessa forma, a tripulação percorria o trem verificando a existência de caixas quentes e providenciando a correção do problema.

Os truques ferroviários atuais para vagões de carga usam rolamentos de cartucho, embora existam muitos truques que foram modificados para acomodar um par de rolamentos em cada uma dessas caixas de mancal de fricção.

Os truques ferroviários de vagões de carga passaram a ser equipados com caixas de rolamento e, os mais novos, a gaiola fica apoiada no próprio rolamento cartucho que são melhores do que os de caixa de rolamento que tem que ter um rolamento interno e outro externo.

Espero que as imagens lhe ajudem a compreender o que mudou nos truques de vagões.

Abraços do Edu.

Maquinista de pátio

MensagemAssunto: Re: Vagão FSQ ( FEPASA )   Ter Fev 28, 2017 7:49 pm

Muito obrigado ! Isso foi muito útil, mas eles foram aposentados quando ?
Edu1501

MensagemAssunto: Re: Vagão FSQ ( FEPASA )   Ter Fev 28, 2017 8:52 pm

Olá GP18 FEPASA,

Eu não disse que estão aposentados, mas que não deve haver nenhum deles em circulação com esse truque de fricção. Não sou paulista, de modo que aqui nós só temos vagões de bitola métrica, sendo que o equivalente ao FSQ é o FSC aqui.

Seus truques tem rolamentos cartuchos adaptados dentro das antigas caixas de mancal. Isso também pode ter ocorrido aí. O que não existe mais são as ferrovias que sucederam FEPASA, FERROBAN, BRASIL FERROVIAS. Os vagões FSC que por aqui circulam trazem em seus dados técnicos que vieram da FERROBAN, então, é possível que não existam mais os boxes FSQ em circulação na malha paulista. Lembrando que a malha ferroviária de todas as empresas citadas foram absorvidas pela ALL, atualmente RUMO.

Veja o link com a frota da RUMO. http://pt.rumolog.com/conteudo_pti.asp?idioma=0&tipo=27060&conta=45

Abraço do Edu.

Maquinista de pátio

MensagemAssunto: Re: Vagão FSQ ( FEPASA )   Ter Fev 28, 2017 9:02 pm

Meu Deus, esse meu erro de português provocou um acidente, eu esqueci de botar a virgula entre aposentados e quando, sendo assim parecendo que um norte-americano usou o google tradutor e foi escrever aqui kkkk
o FSQ se equivale à um FEC, FSC se equivale à um FHC mesmo sendo um fechado com tremonhas.
Julio Rail

MensagemAssunto: Re: Vagão FSQ ( FEPASA )   Qua Mar 01, 2017 10:39 am

Oi GP18 FEPASA, Edu e demais amigos, é bem legal e relaxante ler as postagens do GP18 FEPASA, outro detalhe, esse amor que ele tem pela FEPASA, é mesmo interessante, afinal, ele mora bem longe de São Paulo.
Abs, do JR.

image hosting 30 mb
GP18 FEPASA
Maquinista de pátio
Maquinista de pátio

MensagemAssunto: Re: Vagão FSQ ( FEPASA )   Qua Mar 01, 2017 10:45 am

Pois é, muito obrigado !
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Vagão FSQ ( FEPASA )   

Vagão FSQ ( FEPASA )
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Rail.Works.Brasil :: RailWorks :: Problemas e duvidas-
Ir para: