rafaeldesigner Manobrador
Mensagens : 78 Data de inscrição : 01/11/2013 Idade : 41 Localização : Joinville
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Julio Rail Administrador da Ferrovia
Mensagens : 10527 Data de inscrição : 25/04/2012 Idade : 71
| Assunto: Re: Carro Hoppe sem engate Ter Ago 15, 2017 11:47 pm | |
| Oi Rafael e demais amigos, esse vagão hopper, ficou muito lindo demais, parabéns, ok? É óbvio que esse vagão é para rodar no simulador, suponho também, que o vagão está rigorosamente na escala real, ok? Se você modelou no 3DSMax, uma pergunta, você pode modelar qualquer modelo, seja com linhas retas ou com muitas curvas mais complexas?
Com relação aos engates, seja uma locomotiva, carro de passageiros ou vagão, não há necessidade de se modelar os engates, é só usar um dos vários disponíveis, no próprio simulador, ok? Além de tudo, o engate deve ter animação, portanto, é mais simples e prático, pegar um já prontinho, ok? Abs, do JR. | |
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rafaeldesigner Manobrador
Mensagens : 78 Data de inscrição : 01/11/2013 Idade : 41 Localização : Joinville
| Assunto: Re: Carro Hoppe sem engate Qua Ago 16, 2017 9:19 am | |
| Olá bom dia JR e todos amigos... Esse modelo em parte eu modelei ele no Sketchup. um desafio a parte.. e não fiz ele para o simulador ainda.. porque tava esperando os feedbacks...
meu interesse é fazer alguns vagões antigos e criar alguns novos... se der para rodar ele no simulado show de bola.. só preciso de mais informações para fazer isso..
abraço e ótimo dia.. | |
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odairmungo Coordenador de via permanente
Mensagens : 1152 Data de inscrição : 01/12/2011 Idade : 70 Localização : Presidente Prudente - SP
| Assunto: Re: Carro Hoppe sem engate Qua Ago 16, 2017 11:14 am | |
| Rafael é só entrar no arquivo XML de outros vagões, copiar o item do engate e colar no seu, e depois é só alegria. | |
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Julio Rail Administrador da Ferrovia
Mensagens : 10527 Data de inscrição : 25/04/2012 Idade : 71
| Assunto: Re: Carro Hoppe sem engate Qua Ago 16, 2017 11:43 am | |
| Oi Rafael, Odair e demais amigos, o primeiro passo, é modelar tudo na escala certa, no caso, em metros. O modelo feito no SketchUp, deve ser exportado para o 3DSMax e deste, para o Train Simulator Se não me engano, é ainda dentro do 3DSMax, que os engates são adicionados ao modelo, as rodas como os eixos devem estar separadas dos truques e estes, por sua vez, separados do vagão. Exportar para o 3DSMax, é super simples, agora dele, para o Train Simulator é um pouco mais complicado, as texturizações, devem ser feitas no 3DSMax, com o Photoshop, pois, o simulador, não aceita as texturas do SketchUp. https://railworksbrasil.forumeiros.com/t6287-como-exportar-do-sketchup-8-pro-para-o-3dsmax-2009É super simples modelar no SketchUp, mas, ele tem um problema, é o excesso de polígonos criados, isso, pesa demais no modelo, principalmente se for uma locomotiva. O Ian, do site EYEYIN12, criador de algumas locomotivas, como a GE Dash8, tem algumas dicas sobre como evitar o excesso de polígonos, vejam, o que ele diz: Oi, como todos sabem eu modelo com o SketchUp, eu escolhi o SketchUp porque é fácil de aprender, e acima de tudo de grande valor para a qualidade que você pode realmente começar. Há milhares de plugins que tornam a usabilidade do SketchUp e funcionalidade muito mais comparável a outros programas de modelagem, como o 3DSmaxmax; as pessoas simplesmente não sabiam da sua capacidade de RW. Na verdade, os modeladores do Trainz (AURAN), tem uma vantagem, podem importar direto do SketchUp.
Agora, com o que disse, alguns já ouviram que a grande desvantagem do SketchUp é o fato de que ele tem uma maneira estranha de criação de geometria, e você tem que exportar essa geometria para um programa de modelagem que seja compatível com RW. Meu conselho para aqueles que estão usando SketchUp, você deve estar em conformidade com este princípio básico, que é usado em outros programas de modelagem. Mantenha o projeto da forma "inteligente". as duas principais armadilhas do SketchUp, são o extrude Push/Pull Modifier, e a ferramenta círculo. Basicamente, o conceito é fazer grupos, tanto quanto você pode, assim que poderá manter a sua contagem mínima de triângulos. Quando eu tiro uma face, eu "sem querer”, crio mais triângulos na face adjacente a um puxado. Se eu excluir a face do fundo puxado e redesenhar essa face, agora ela só terá 2 triângulos contra muitos. Por isso tome cuidado para separar aquelas faces fazendo grupos. Você não sabe nada diferente, a não ser a maneira mais baixa contagem de polígonos. Isto é o que fez a C40-8 a “gaguejar” um pouco por causa do arranjo estranha de triângulos. A GP60 corre super suave no jogo com o mesmo nível de detalhe que a Dash8. Última dica, círculos usados para fazer canos, tubos, etc, não precisa ser composto de 24 segmentos para tornar-se um círculo, isto é padrão no SketchUp. Mas, o uso de uma ferramenta simples, um plugin chamado de “Pipe from Path”, ou “Cilinder”, pode ajustar os segmentos (as faces) para ser tão baixo ou tão alto quanto você quiser. Assim, resumindo, não há absolutamente NENHUMA razão, para você não obter um modelo do SketchUp para o Train Simulator, e executá-lo super suave! Isso, é o que você, deve saber, eu modelei uma Dash8 no SketchUp que tinha 130K em um ponto com apenas usando os truques habituais. Agora, que eu sei como ser inteligente com a minha modelagem, eu sou capaz de manter o meu próximo modelo a seguir com 20K, totalmente completo. Eu também gosto de usar o SketchUp, acho que nunca conseguirei modelar nada no 3DSMax, é complicado demais, rsrsrs. O Daniel, me ensinou como visualizar no 3DSMAx, os modelos feitos no SketchUp, eu queria aprender, porque acho que fica super legal, mostrar o modelo semi acabado ou não, ainda sem as texturas. Locomotiva AC44-CWM da Ferronorte. Vagão GPC/D, os truques e os engates, foram adicionados pelo amigo Daniel: Abs, do JR. | |
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| Assunto: Re: Carro Hoppe sem engate | |
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