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 Qual Modelo de Locomotiva é esta

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julio pscheidt
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MensagemAssunto: Qual Modelo de Locomotiva é esta   Qua Ago 30, 2017 8:43 pm

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Julio Rail
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MensagemAssunto: Re: Qual Modelo de Locomotiva é esta   Qui Ago 31, 2017 12:38 am

Oi Julio e demais amigos, eu achei uma locomotiva nº250, no Paraná, mas, há diferenças, entre ela e essa postada por você.
Vejam a foto e o texto:

MARIA FUMAÇA - Nº 250.

Publicado por casa-da-memoria em Sexta-feira - 09/08/2013 - 13:28

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Locomotiva nº 250, acervo Casa da Memória Paraná.

Quem passa pelo Parque Ambiental Governador Manoel Ribas pode observar, situada junto à Casa da Memória Paraná, a “Maria Fumaça”, ou “250” como é mais carinhosamente conhecida  pelos antigos funcionários da extinta Rede Ferroviária Federal. Símbolo de progresso, a locomotiva à vapor n° “250” foi idealizada pelo engenheiro Ewaldo Krüger, que adaptou peças de uma locomotiva Mikado 2-8-2. Com a morte de Ewaldo Krüger em 1936, seu filho Germano Krüger finalizou o projeto quatro anos mais tarde. Esse feito demonstra a alta capacidade técnica dos operários e engenheiros que operavam em Ponta Grossa, alguns saídos da oficina escola do então Ginásio Tibúrcio Cavalcanti já que a “250” foi construída, com exceção da caldeira, nas oficinas da antiga Rede Ferroviária em Ponta Grossa. Iniciou suas atividades em 1942 puxando de 6 a 8 vagões lotados de mercadorias trafegando em linhas regulares de composições mistas,  servindo durante muito tempo na construção da Estrada Ferro Central do Paraná, que ligava Ponta Grossa a Apucarana transportando, inclusive,  material em operações de suporte. Por contingência dos novos tempos, foi preciso que a locomotiva “250” fosse substituída por outras máquinas mais potentes e modernas, movidas a diesel. Aliás, o projeto de implantação das locomotivas à diesel começou nos anos de 1968 e 1969. Dentro desse panorama, a locomotiva “250” foi retirada do serviço em 1972 apesar de ainda conservar toda a sua capacidade de trabalho que realizava em seus melhores dias. Durante muito tempo ela ficou estacionada junto à passagem de nível da Avenida Visconde de Mauá, no bairro de Oficinas, em exposição e cumprindo missão de lembrança das velhas máquinas de transportes que muito ajudaram a construir o progresso de Ponta Grossa e do Estado do Paraná. Com a aquisição das estações da Antiga RFFSA pela prefeitura de Ponta Grossa, a “Maria Fumaça”, ou “250” foi restaurada e colocada em exposição permanente, sendo admirada por muitas pessoas que ali passam.

Luis Claudio Moutinho
Casa da Memória Paraná

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Edu1501
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MensagemAssunto: Re: Qual Modelo de Locomotiva é esta   Qui Ago 31, 2017 3:23 pm

Olá Julio Pscheidt, Julio Rail e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil,

A locomotiva a vapor de sua foto foi construída nas oficinas da RVPSC na cidade de Ponta Grossa, PR. O nosso amigo Julio Rail colou uma parte da história dela trabalhando no planalto central do Paraná. Embora tenha peças aproveitadas de uma Mikado 2-8-2, o mesmo modelo de locomotiva que a #760 que é usada no Trem da Serra pela ABPF SC em Rio Negrinho, seu projeto foi concebido seguindo outro modelo, o da Mogul 2-6-0 como é a RVPSC #11 que o pessoal está restaurando para voltar para Curitiba ainda este ano.

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Uma das coisas que chamou a atenção na sua foto é a aparência sadia da locomotiva, certamente porque deve ser da época em que ela foi colocada diante da antiga estação ferroviária de Ponta Grossa, tornando-se um monumento estático. Ela está até com a placa de bronze que identifica o fabricante e o número de ordem da locomotiva para a ferrovia. Atualmente está bem degradada, embora exista um projeto para fazer uma reforma estética para deixar ela menos decadente.

Abraços do Edu.

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