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| | BB40-T-2 FCA Preta | |
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+3Edu1501 rogerio hackerprofile 7 participantes | Autor | Mensagem |
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hackerprofile Maquinista pleno
Mensagens : 687 Data de inscrição : 04/03/2013
| Assunto: BB40-T-2 FCA Preta Sáb Set 06, 2014 3:09 am | |
| BB40-T-2 FCA Preta
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| | | rogerio Auxiliar de maquinista
Mensagens : 393 Data de inscrição : 16/04/2014 Idade : 62 Localização : Barra Mansa-RJ
| Assunto: Re: BB40-T-2 FCA Preta Sáb Set 06, 2014 5:27 am | |
| Interessante meus amigos aqui do RailWorks do Brasil, eu estive reparando neste modelo de locomotiva, a quantidade de eixos que ela tem bem diferente das outras, pois tenho visto quase todos os dias, 2 locomotivas da FCA como essa da foto, é isso meu deixou bastante intrigado, porque usa 4 eixos ?. | |
| | | Edu1501 Administrador da Ferrovia
Mensagens : 3904 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 62 Localização : Curitiba/PR
| Assunto: Re: BB40-T-2 FCA Preta Sáb Set 06, 2014 5:39 am | |
| Olá rogerio e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil,
Originalmente essa locomotiva da FCA é uma SD40-2. Eles reformam a máquina modificando substituíndo seus dois truques C de três eixos originais por quatro truques B direcionais. Isso permite que a locomotiva possa rodar em linhas ferroviárias de bitola métrica com raios de circunscrição de curva apertados, não que os truques C não o fizessem, porém o arrasto e o desgaste de trilhos e flanges de rodas seria maior. Um outro comentário que eu li sobre a mudança, é que a manutenção de eixos, truques e motores de tração dos truques B tem custos menores em relação aos truques C.
Os motores de tração G31 da bitola métrica só suportam 500 HP de potência, então, para lidar com potência além de 3.000 HP, são instalados oito motores. É por isso que a Dash 9 ou D9-40BBWM tem essa limitação de potência. A ALL usa máquinas assim, embora tenha sido uma das primeiras a promover a substituição de truques C por dois truques B cada em uma C30-7 que pertenceu à Burlington Northen, mais conhecida por aqui como BB33-7MP, mas que tem o número de ordem SIGO 7650.
Quanto a máquinas importadas, basta o amigo ver que abaixo da numeração SIGO da FCA aparece o nome da empresa de leasing de locomotiva que era proprietária dessa ex-SD40T-2, a NREX, a letra T acrescentada no modelo é que o sistema de ventilação dos radiadores é modificado para melhorar a refrigeração no interior de túneis.
Abraços do Edu. | |
| | | Julio Rail Administrador da Ferrovia
Mensagens : 10527 Data de inscrição : 25/04/2012 Idade : 71
| Assunto: Re: BB40-T-2 FCA Preta Sáb Set 06, 2014 8:50 am | |
| Oi Leandro, Rogerio, Edu e demais amigos, as segunda imagem postada é de um modelo HO, se não fosse pelo engate Kadee e a imagem fora de foco ao fundo, passaria como real. Eu achei muito real, o tamanho da "brita", ficou perfeita.
Já faz um tempo, que esse assunto sobre 8 eixos nas locomotivas de bitola métrica, foi tratado aqui no forum. Na época, eu dei a minha opinião, eu achava que a principal razão seria manter a mesma potência, e não pela maior "dificuldade" nos truques de 3 eixos, passarem por curvas de raios menores. Como o motor de tração de bitola métrica, também é menor, é preciso adicionar mais um eixo por truque, para manter a mesma potência total, como disse o amigo Edu.
Lendo o comentário do Edu, sobre o maior desgaste dos trilhos, causado por um truque C, me lembrei de algo, que eu queria postar já faz um tempo.
Quando foi lançada a ES44AC da CSX, havia no texto da Dovetail, uma informação, essa locomotiva da CSX tem steerable truques, fui conferir, para saber do que se tratava. Nesse tipo de truque, os três eixos são móveis, sendo assim, nas " curvas, eles "giram", se "alinham" com o raio da curva, como pode ser visto no desenho, desse modo, diminui o atrito com os trilhos, ainda segundo as informações, melhora a aderência.
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Abs, do JR. | |
| | | hackerprofile Maquinista pleno
Mensagens : 687 Data de inscrição : 04/03/2013
| Assunto: Re: BB40-T-2 FCA Preta Dom Set 07, 2014 1:36 am | |
| BB40-3 FCA Rosa
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| | | Cassiano Ferroviário Inspetor de tração
Mensagens : 1883 Data de inscrição : 21/12/2012 Idade : 29 Localização : Jandaia do Sul - PR
| Assunto: Re: BB40-T-2 FCA Preta Dom Set 07, 2014 10:40 am | |
| Olha amigo gostei do poste pois adoro SDs e estas BBs são lindassssssss!!!!
Ponha bem que a ALL podia ter BB40-T2 BB40-T3 BB40-2 BB40-3 em vez de D9-40BBWM... Seria legal tbm DDM45 e SD45 tradicional... Ganho meu + amigo, Abs do CF. | |
| | | rogerio Auxiliar de maquinista
Mensagens : 393 Data de inscrição : 16/04/2014 Idade : 62 Localização : Barra Mansa-RJ
| Assunto: Re: BB40-T-2 FCA Preta Qui Out 09, 2014 10:03 am | |
| Oi amigos e participantes do Railworks do Brasil.
Amigo Edu, ganhou um verdinho pela explicação. Porém na minha mente está dando um nó. Onde na foto meus nobres amigos Edu, Júlio, hackerprofile, Cassiano e demais amigos, consegue fazer essas identificações só de olhar a foto? desculpa a ignorância, mais eu gostaria de poder olhar a foto é identificar o modelo da locomotiva.
Se puderem colocar um modelo de cada, é mostrar a visão da diferença puxa, ficarei muito agradecido, sobre os eixos eu entendi, agora como ver o T2 e sem o T, como saber T3 e sem o T.
BB40-T2 BB40-T3 BB40-2 BB40-3
e
modelo HO, Júlio fiquei boiando???, rsrsrsr | |
| | | Cassiano Ferroviário Inspetor de tração
Mensagens : 1883 Data de inscrição : 21/12/2012 Idade : 29 Localização : Jandaia do Sul - PR
| Assunto: Re: BB40-T-2 FCA Preta Qui Out 09, 2014 11:07 am | |
| Bom amigo a questão de BB você deve saber que elas era SD40-2 SD40-3 SD40-T2 que foi adaptada à truques B+B-B+B que fico lindas, A questão da BB40-3 era uma ex SD40-3 que pelo que sei têm instalação dos computadores de bordo... Já as SD40-T2 e BB40-T2 que na minha opinião são as mais lindas.. Bem elas passa a chamar de "tunnel motors" que é devido a mudança no sistemas de refrigeração.
BB40-2 [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
BB40-T2 [Apenas Administradores podem visualizar imagens]
Abs do CF. | |
| | | rogerio Auxiliar de maquinista
Mensagens : 393 Data de inscrição : 16/04/2014 Idade : 62 Localização : Barra Mansa-RJ
| Assunto: Re: BB40-T-2 FCA Preta Qui Out 09, 2014 11:35 am | |
| Oi, Cassiano e demais amigos do Railworks do Brasil, no detalhe das imagens anterior o que me parece diferente, que possa ser a identificação eu coloquei no circulo, será que estou começando a entender a diferença ?
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| | | Cassiano Ferroviário Inspetor de tração
Mensagens : 1883 Data de inscrição : 21/12/2012 Idade : 29 Localização : Jandaia do Sul - PR
| Assunto: Re: BB40-T-2 FCA Preta Qui Out 09, 2014 12:00 pm | |
| Isso amigo as diferenças são maiores a se ver é isso msm nas traseiras.. | |
| | | Julio Rail Administrador da Ferrovia
Mensagens : 10527 Data de inscrição : 25/04/2012 Idade : 71
| Assunto: Re: BB40-T-2 FCA Preta Qui Out 09, 2014 3:06 pm | |
| Oi rogerio e demais amigos, o hackerprofile, que anda meio sumido, postou duas imagens, uma, é da locomotiva real, a outra é um ferreomodelo HO, de uma SD40-2, que alguém muito talentoso, transformou em uma BB40-T-2. Basta olhar o engate Kadee e a diferença de foco entre a locomotiva e o "fundo", para ver que se trata de um modelo.
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Abs, do JR. | |
| | | underdown Manobrador Monitor
Mensagens : 116 Data de inscrição : 29/04/2012 Idade : 49 Localização : Santos Dumont
| Assunto: Re: BB40-T-2 FCA Preta Qui Out 09, 2014 4:17 pm | |
| O mais legal dessas maquinas é o varandão frontal , afinal o estrado é mais longo ou eles apenas recuam a cabine da locomotiva ? | |
| | | arthurangelo Manobrador
Mensagens : 95 Data de inscrição : 26/05/2014
| Assunto: Re: BB40-T-2 FCA Preta Qui Out 09, 2014 8:09 pm | |
| São mais longos porque até onde sei foi preciso aumentar a loco para adaptar os truques BB | |
| | | Edu1501 Administrador da Ferrovia
Mensagens : 3904 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 62 Localização : Curitiba/PR
| Assunto: Re: BB40-T-2 FCA Preta Sex Out 10, 2014 12:41 am | |
| Oi rogerio e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil, Parece que alguns amigos aqui já se prontificaram em sanar suas dúvidas. Vamos comentar um pouco mais. Como bem comentou o amigo Cassiano Ferroviário, as locomotivas que tem a letra T acrescentada em seu modelo, são equipamentos com recursos técnicos melhorados para enfrentar trechos com longos túneis. Alguns modelos da SD40-2 da MRS tem uma chapa colocada sobre a abertura de seus radiadores, semelhante a uma orelha de elefante. Por isso, ferroviários costumam chamá-las de "orelhudas". Abaixo tem uma foto de uma delas: [Apenas Administradores podem visualizar imagens] Essa letra T é de Tunnel Motors, ou seja, o equipamento foi projetado para enfrentar situações de trânsito no interior de longos túneis, onde o calor e a fumaça emitida pelo escapamento da máquina seria aspirada para dentro do motor. Nosso amigo e administrador Julio Rail comentou, também, que a segunda imagem do Cavalcanti (atualmente hackerprofile) é de uma locomotiva em escala de ferreomodelismo HO, embora a brita do lastro pareça muito com a real, basta ver a paisagem no fundo da foto para ver que é uma maquete ferroviária. O engate Kadee em ferromodelo é muito parecido com o verdadeiro engate ferroviário automático Janney adotado como engate padrão pela AAR (Association of American Railroads). Abraços do Edu. | |
| | | Edu1501 Administrador da Ferrovia
Mensagens : 3904 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 62 Localização : Curitiba/PR
| Assunto: Re: BB40-T-2 FCA Preta Sex Out 10, 2014 12:44 am | |
| Oi underdown e arthurangelo,
O comentário do amigo arthurangelo é correto. As locomotivas BB40 utilizadas pela VLi, FCA e Vale, são alongadas. Para terem o mesmo comprimento do quadro, seria necessário reduzir as dimensões dos tanques de diesel, o que comprometeria a autonomia da locomotiva para percorrer o trecho. Então, para acomodar os dois truques B, o quadro da locomotiva é alongado, de modo que as varandas dianteiras e traseiras dessas locomotivas são bem maiores do que na máquina original.
Abraço do Edu. | |
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| Assunto: Re: BB40-T-2 FCA Preta | |
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