Mensagens : 1458 Data de inscrição : 24/10/2012 Idade : 48 Localização : Belo Horizonte
Assunto: Suiça. Sáb Set 02, 2017 5:09 am
Ferrovia No Brasil tem reuniões, estudos, levantamentos, previsões. Na Suíça, tem cremalheira, pro turista subir e descer uma rampa de tão somente 48%.
Olhem só o AMV na cremalheira.
Julio Rail Administrador da Ferrovia
Mensagens : 10527 Data de inscrição : 25/04/2012 Idade : 71
Assunto: Re: Suiça. Sáb Set 02, 2017 8:44 am
Oi Vinícius e demais amigos, AMVs em cremalheiras, já foram mostrados aqui no forum, mas, não lembro de ter visto um assim, instalado numa plataforma que gira. No início do vídeo, aparece um mais convencional, a plataforma desliza para os lados. Não sei se tenho "coragem" para dar um passeio nessa rota, assim, tão íngreme, rsrsrs. Essa, creio, ser a primeira vez que vejo a parte inferior do carro, mostrando a engrenagem em contato com a cremalheira, suponho que nas locomotivas com cremalheiras da MRS em Santos, as engrenagens fiquem na vertical, mas, no caso desse modelo do vídeo, as engrenagens trabalhem deitadas, pelo fato do carro, não ser muito alto. Abs, do JR.
Edu1501 Administrador da Ferrovia
Mensagens : 3904 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 62 Localização : Curitiba/PR
Assunto: Re: Suiça. Sáb Set 02, 2017 2:44 pm
Olá Julio Rail, Viniciusbh e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil,
Não se pode guardar tudo o que lemos ou vemos na memória. Mas nada como pesquisar um pouco para encontrar a matéria que fiz sobre as particularidades dos sistemas ferroviários que usam pinhão e cremalheira. Tem uma foto do AMV que rotaciona sua mesa conforme a direção que o trem vai entrar no alto do Monte Pilatus. Ela é a única ferrovia no mundo a usar o sistema de Locher, justamente porque seu grau de inclinação é desfavorável para os outros sistemas dos quais temos dois exemplos aqui no Brasil (Estrada de Ferro do Corcovado e Serra do Mar em Paranapiacaba).
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Alguns estudiosos afirmam que se a inclinação foi superior a 25% (subir um metro a cada quatro percorridos) pode fazer o pinhão escapar do dente da cremalheira. Foi por esse motivo que seu inventor Eduard Locher o projetou para uso em minas e Pilatusbahn foi a única ferrovia a céu aberto a usar o invento. Muito interessante que o autor do vídeo se preocupou em mostrar como ele funciona (ponto para ele).
Para minimizar a sensação da inclinação da ferrovia, seu material ferroviário é feito em degraus. Eu mesmo sentiria vertigem se ele se comportasse como um carro de montanha russa.
Abraços do Edu.
Julio Rail Administrador da Ferrovia
Mensagens : 10527 Data de inscrição : 25/04/2012 Idade : 71
Assunto: Re: Suiça. Sáb Set 02, 2017 3:05 pm
Oi Edu e demais amigos, você tem toda a razão, sobre guardar tudo que assistimos ou lemos, e se a memória, não for muito boa, a coisa complica, rsrsrs. Um outro ponto, é a pressa em comentar, em determinadas ocasiões, mas, quando tudo está mais calmo, tranquilo, o Tico e Teco trabalham muito melhor.
Essas ferrovias na Suíça, são demais, primeiro, o visual deslumbrante, segundo, a construção em locais não muito favoráveis, onde apenas, as cabras se dão bem, mas, os homens, são teimosos e também chegam lá, rsrsrs. Abs, do JR.