Mensagens : 1550 Data de inscrição : 24/05/2013 Idade : 49 Localização : FERNANDÓPOLIS SP
Assunto: cabo de aço Qua Abr 09, 2014 5:41 pm
encontrei esse video bem interessante, e resolvi compartilhar com todos ai. créditos do video ao:thefsj
Edu1501 Administrador da Ferrovia
Mensagens : 3904 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 62 Localização : Curitiba/PR
Assunto: Re: cabo de aço Qua Abr 09, 2014 8:01 pm
Oi Elias,
Esse vídeo mostra como a tenaz da locomotiva a vapor conhecida por locobreque engatava o cabo de aço do sistema funicular para transposição da Serra do Mar em Paranapiacaba. O sistema funicular teve dois equipamentos distintos. O primeiro construído pela São Paulo Railway em 1867 e com 7,5 km de extensão, possuía 4 patamares com motores fixos e subia rampas com inclinação de 10 graus. Enquanto uma composição subia pelo cabo, outra com peso equivalente descia, assim como é o funcionamento de contrapesos de elevadores. A demanda pelo serviço, fez com que a empresa construísse um novo sistema com 5 patamares, 10,5 km de extensão e com 8 graus de inclinação entre os trechos em 1890, sendo que as locobreques possuíam tração a vapor, podendo manobrar em pátios e engatar sozinha no cabo, como vemos nas imagens do vídeo. O sistema foi substituído pela cremalheira aderência. O quarto patamar foi transformado em Museu Funicular de Paranapiacaba.
Abraços do Edu.
mendonça100 Inspetor de tração
Mensagens : 1550 Data de inscrição : 24/05/2013 Idade : 49 Localização : FERNANDÓPOLIS SP
Assunto: Re: cabo de aço Qui Abr 10, 2014 12:13 am
bem interessante esse sistema no passado edu, obrigado pela aula de conhescimentos.
Julio Rail Administrador da Ferrovia
Mensagens : 10527 Data de inscrição : 25/04/2012 Idade : 71
Assunto: Re: cabo de aço Qui Abr 10, 2014 8:40 am
Oi Elias, Edu e demais amigos, certa vez, eu vi essa operação numa reportagem da tv Cultura, é bem interessante. Mas, eu acho que o sistema de cremalheira é muito mais seguro, do que os cabos, posso até estar errado, na minha observação. Abs, do JR.
mendonça100 Inspetor de tração
Mensagens : 1550 Data de inscrição : 24/05/2013 Idade : 49 Localização : FERNANDÓPOLIS SP
Assunto: Re: cabo de aço Qui Abr 10, 2014 10:19 am
Também acho Julio que a cremalheira é bem, mas eficaz, eu quero saber como vou fazer para por em minha rota a cremalheira quando estiver chegado lá em santos kkkkk num futuro bem distante, mas estou lançando os trilhos.
mendonça100 Inspetor de tração
Mensagens : 1550 Data de inscrição : 24/05/2013 Idade : 49 Localização : FERNANDÓPOLIS SP
Assunto: Re: cabo de aço Qui Abr 10, 2014 10:21 am
desculpe julio deixei a caps lock ligada
Edu1501 Administrador da Ferrovia
Mensagens : 3904 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 62 Localização : Curitiba/PR
Assunto: Re: cabo de aço Qui Abr 10, 2014 8:47 pm
Oi Elias, Julio Rail e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil,
Ver o sistema funicular funcional é apenas um pouco de saudosismo, pois na época em que foi construído, era o que apresentava o melhor custo-benefício para o local. O sistema de cremalheira-aderência é muito superior, tanto no quesito manutenção, quanto no quesito segurança.
Abraços do Edu.
ocelta Maquinista pleno
Mensagens : 751 Data de inscrição : 29/09/2013 Idade : 74 Localização : vigo España
Assunto: Re: cabo de aço Sex Abr 11, 2014 6:16 am
Excelente video do compañeiro memdonca100, e inigualable exposicao do Doctor Edu que sempre demostra ser un autentico erudito na materia.
Apertas.
Edu1501 Administrador da Ferrovia
Mensagens : 3904 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 62 Localização : Curitiba/PR
Assunto: Re: cabo de aço Sex Abr 11, 2014 9:07 am
Olá ocelta,
Gracias amigo. Mas não sou tão expert no assunto, apenas gosto de ler muito sobre ferrovias.
Um abraço apertado do Edu.
mendonça100 Inspetor de tração
Mensagens : 1550 Data de inscrição : 24/05/2013 Idade : 49 Localização : FERNANDÓPOLIS SP
Assunto: Re: cabo de aço Sex Abr 11, 2014 11:09 am