Rail.Works.Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rail.Works.Brasil

O MELHOR FORUM DE RAILWORKS DO BRASIL!!!!
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 História da ferrovia Curitiba-Paranaguá

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Ian Carlos Deringer
Agente de estação
Agente de estação
Ian Carlos Deringer


Mensagens : 274
Data de inscrição : 30/06/2015
Idade : 22
Localização : Curitiba/PR

História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Empty
MensagemAssunto: História da ferrovia Curitiba-Paranaguá   História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Icon_minitimeQua Ago 05, 2015 7:21 pm

Esse video se trata da história de ligação de Curitiba a Paranaguá

Créditos: Teco Martins
Progama: Meu Paraná (RPCTV
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Empty
MensagemAssunto: Re: História da ferrovia Curitiba-Paranaguá   História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Icon_minitimeQua Ago 05, 2015 11:49 pm

Oi Ian e demais amigos, assistir à esses documentários, é sempre muito triste, principalmente, quando o que restou, são apenas as imagens, nada mais.
O mais interessante, é que mesmo, quando a ferrovia não está próxima de nós, a tristeza, a dor, de ver tudo hoje em dia abandonado, caindo aos pedaços, é muito ruim demais, para todos nós, que amamos os trens, as ferrovias.
Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
Ian Carlos Deringer
Agente de estação
Agente de estação
Ian Carlos Deringer


Mensagens : 274
Data de inscrição : 30/06/2015
Idade : 22
Localização : Curitiba/PR

História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Empty
MensagemAssunto: Re: História da ferrovia Curitiba-Paranaguá   História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Icon_minitimeQui Ago 06, 2015 12:36 pm

Sim o melhor é pensarmos na parte boa desta ferrovia ja que ela ainda existe mas ela deixa a desejar ainda eu queria na verdade que o passeio de Curitiba a Paranaguá fosse de Maria Fumaça pois aqui  no meu estado as locomotivas foram vendidas para Santa Cataria é uma vergonha além do mais as ultimas q restaram deviam estar num museu ou disponivel para passear e n ficar la guardada na oficina, tbm acho triste isso mas vale lembrar as locomotivas e vagões da ALL foram reaproveitados da RFFSA. O governo do Paraná deveria se preoucupar com essa área pois é a história do próprio estado as casa antigas e as estações deveriam ser restauradas e principalmente a estação de Paranaguá que a 4 anos ja deveria ter apresentado algum sinal de restauração
Ir para o topo Ir para baixo
João Mayron
Maquinista pleno
Maquinista pleno
João Mayron


Mensagens : 793
Data de inscrição : 20/03/2015
Idade : 28

História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Empty
MensagemAssunto: Re: História da ferrovia Curitiba-Paranaguá   História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Icon_minitimeQui Ago 06, 2015 8:25 pm

também corcodo com vc Julio
Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Empty
MensagemAssunto: Re: História da ferrovia Curitiba-Paranaguá   História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Icon_minitimeSex Ago 07, 2015 12:04 am

Olá Ian Carlos Deringer, Julio Rail, joao mayron souza crispim e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil,

Farei algumas considerações a respeito dos comentários dos amigos. Em 1992 a RFFSA foi incluída no programa de desestatização do governo federal, cujo planejamento e estudo pelo BNDES determinou a transferência do transporte ferroviário de cargas para o setor privado. As concessões foram entregues entre 1996 e 1998, e praticamente todos os trens de passageiros tiveram decretados a sua sentença de morte, sobrevivendo alguns por força de contrato e outros por iniciativa privada com vistas de turismo.

Desde que a liquidação da RFFSA se iniciou em 1999 até ser extinta por completo em 2007, o que não interessou às empresas que exploram a concessão das ferrovias foi devolvido para o Patrimônio da União.

A maioria absoluta das locomotivas a vapor foi retirada de circulação na década de 1960, portanto, a mais de quarenta anos. Sobreviveram ao corte e sucateamento aquelas que já estavam montadas em monumentos estáticos, aquelas que rodavam em ferrovias de bitolas estreitas, como foi o caso das locomotivas de São João Del Rey, Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina e Estrada de Ferro Perus-Pirapora e as que já eram utilizadas em passeios turísticos.

Em Curitiba havia uma Mikado 2-8-2 fabricada pela Jung, a 157, que fazia o trem de Curitiba a Lapa, mas um problema sério em sua caldeira a fez ser vendida para sucata. A locomotiva número 11, uma Mogul 2-6-0, uma das primeiras locomotivas a vapor a circular pela ferrovia de Paranaguá a Curitiba pertence ao IPHAN, assim como muitos outros itens de material rodante espalhados pelo país. Esse material rodante não é vendido, porém, é cedido para qualquer um que queira mantê-lo, e se for operacional, melhor.

A 11 fazia parte do acervo do Museu Ferroviário, cujo pátio hoje é um shopping center em Curitiba. Com o objetivo de fazer um trem de turismo, cujo uso ainda é objeto de estudos das possibilidades existentes para circulação de uma locomotiva a vapor, ela foi removida para Rio Negrinho em Santa Catarina para restauração, mas para isso existe um custo que ainda não pode ser coberto pela ABPF Regional Paraná, cuja arrecadação vem exclusivamente de doações. A semestralidade que é paga para a ABPF Nacional que tem sede em Campinas não retorna para as regionais. Assim, aquelas que possuem algum atrativo como uma locomotiva operacional, tem possibilidades de organizar eventos para angariar fundos e continuar com a preservação do material que têm sob sua tutela, pois a propriedade é da União/IPHAN.

Nessa histórica ferrovia construída a partir de 1885, apenas algumas das estações ainda tem uso e são mantidas com algum zelo. A maioria delas foi desativada e as que não foram demolidas ou ruíram pelo desuso, receberam outras destinações, principalmente aquelas que foram entregues para as Prefeituras Municipais.

Infelizmente, dado a natureza pública deste fórum, não posso entrar em detalhes sobre o que a Regional Paraná da ABPF pretende fazer para um futuro próximo, mas se as parcerias continuarem surgindo e as portas sendo abertas, teremos novidades para breve.

Abraços do Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Empty
MensagemAssunto: Re: História da ferrovia Curitiba-Paranaguá   História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Icon_minitimeSex Ago 07, 2015 12:43 am

Oi Edu, João, Ian e demais amigos, infelizmente, nem tudo, é como todos nós gostaríamos que fosse.
Eu já comentei aqui no forum, que seria impossível, conservar todo material rodante, que já existiu ou ainda existe por ai, espalhado pelo país afora.
Mas, pelo menos, um exemplar de cada locomotiva poderia ter sido preservado.
Por outro lado, é querer exigir demais de um país, que não dá o devido valor as ferrovias.
Edu, mais uma postagem sua, que merece um verdinho +, ok?
Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
Robertcross
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
Robertcross


Mensagens : 1457
Data de inscrição : 10/10/2012
Idade : 44
Localização : Guarulhos São Paulo

História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Empty
MensagemAssunto: Re: História da ferrovia Curitiba-Paranaguá   História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Icon_minitimeSex Ago 07, 2015 10:19 am

É sempre bom ver histórias que relatam a ferrovia , e tudo o que representou para o brasil , mas também é realmente triste ver tudo isso que foi bom um dia destruído, abandonado esquecido pois a ferrovia foi um grande marco histórico e sempre sera algo de extraordinário para nós que gostamos de ferrovias .
Ir para o topo Ir para baixo
João Mayron
Maquinista pleno
Maquinista pleno
João Mayron


Mensagens : 793
Data de inscrição : 20/03/2015
Idade : 28

História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Empty
MensagemAssunto: Re: História da ferrovia Curitiba-Paranaguá   História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Icon_minitimeSex Ago 07, 2015 11:53 am

oi Edu,Julio,Robertcross,Ian.
e muito triste ver essa coisa que um dia tavam rodado.mais por outro lado e bom ver esses documentarios por que vc ver a historia da ferrovia e como foi criada e como foi destruida né.a gente pessar que e tudo que a gente ve de bonito e não. mais valeu por trazer esse documentario pra gente ver valeu
abraço,João.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Empty
MensagemAssunto: Re: História da ferrovia Curitiba-Paranaguá   História da ferrovia Curitiba-Paranaguá Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
História da ferrovia Curitiba-Paranaguá
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ferrovia Curitiba-Paranaguá RFFSA anos 70
» Ferrovia Paranaguá-Curitiba 130 Anos - Documentário
» Algumas fotos tiradas no trecho da ferrovia Paranaguá a Curitiba.
» GT22 Chegando de Paranaguá no Pátio Iguaçu - Curitiba ( LIC )
» GT18MC carregando pedras para a renovação da linha Curitiba-Paranaguá (CP)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Rail.Works.Brasil :: Fórum :: Fotos e vídeos ferroviários-
Ir para: