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 Trilhos com graxa?

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Julio Rail
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MensagemAssunto: Trilhos com graxa?   Qui Ago 25, 2016 4:07 pm

Oi amigos, como diz aquele velho ditado, vivendo e aprendendo, todo mundo sabe que nas locomotivas, tem o dispositivo, que solta areia nos trilhos, quando as rodas começam à patinar.
Agora, descobri que trilhos também são lubrificados, para mim, foi uma grande surpresa, que até parece uma contradição, afinal, graxa elimina o atrito, certo?
Um detalhe, o engraxamento, é aplicado  em determinados trechos, mas, logo após a passagem das locomotivas.
Mas, e se em seguida, passar outra composição, as rodas das locomotivas, não serão "engraxadas" também, causando a patinação?



Abs, do JR.

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FELIPE49
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MensagemAssunto: Re: Trilhos com graxa?   Sex Ago 26, 2016 8:32 am

Bom dia Julio. Pois é kkkkkk, eu assisti esse video kkkkk. Um dia eu coloquei minha mao no trilho logo depois que o trem da mrs passou e ele estava bem oleoso e quente rsrsrs. Os atritos sao bem fortes.
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Julio Rail
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MensagemAssunto: Re: Trilhos com graxa?   Sex Ago 26, 2016 8:56 am

Oi Felipe e demais amigos, conforme é informado no vídeo, o lubrificante, diminui o desgaste das rodas e dos trilhos, até ai, tudo bem, mas, e as locomotivas, como ficam?
O sistema libera o lubrificante logo após a locomotiva passar, só os vagões, passam pelo trecho com a lubrificação, mas, e se houver uma locomotiva no meio da composição ou lá na cauda, por razões óbvias as locomotivas, não podem ter as rodas "engraxadas", certo?
E como eu comentei, e se logo atrás, vier outra composição, a locomotiva, vai passar pelo trecho, já lubrificado, nesse caso, vai ter que gastar todo o estoque de areia?
Abs, do JR.

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FELIPE49
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MensagemAssunto: Re: Trilhos com graxa?   Sex Ago 26, 2016 10:07 am

Boa pergunta Julio.....eu queria saber tambem.
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joaoNT
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MensagemAssunto: Re: Trilhos com graxa?   Sex Ago 26, 2016 9:07 pm

encontrei essa reportagem, e gostaria de compartilhar para mais informação sobre o assunto:


C+ Tecnologia tem nova solução em lubrificação

18/11/2008

A Divisão de Transportes do Grupo C+ Tecnologia, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a indústria e os transportes, lançou o sistema Frisolub, que permite aumentar significativamente a vida útil de rodas e trilhos ferroviários.

“As ferrovias brasileiras passaram por uma fase de recuperação e agora buscam eficiência”, comenta Robert Bernhard, diretor de marketing do Grupo C+ Tecnologia.

A difusão no mercado brasileiro do sistema embarcado Frisolub para lubrificação de frisos de rodas de trens e topos de trilhos é uma promissora vertente da estratégia de negócio do Grupo C+ Tecnologia. Desenvolvido pela empresa européia REBS, o sistema se baseia na técnica de lubrificação por meio de aspersão.

No setor de transporte ferroviário de passageiros, a companhia já conquistou clientes como o Metrô do Rio de Janeiro, a CTS – Companhia de Transporte de Salvador e a CPTM em São Paulo, e planeja ampliar a participação no transporte ferroviário de cargas, segmento no qual já tem contratos com a Mineração Rio do Norte (MRN) e a MRS.

Segundo Robert, o Frisolub oferece inúmeros benefícios em relação ao sistema fixo utilizado em algumas ferrovias, como maior eficiência, redução dos custos gerais de manutenção, menor incidência de descarrilamentos, redução no consumo de energia ou combustível e redução de ruídos de rodagem – este último muito comum em traçados com curvas, como acontece na malha ferroviária brasileira.

No sistema fixo, o dispositivo para aplicação da graxa fica instalado junto à via férrea, nas proximidades das curvas. O bombeamento é acionado pela passagem das rodas, lubrificando os trilhos. Normalmente, são utilizadas graxas comuns, que contaminam o lençol freático, sujam a via férrea, expõem a malha ao risco de incêndio e exigem limpezas periódicas.

No sistema de aspersão, ao contrário, o bico injetor que espalha o lubrificante nos trilhos através do friso das rodas fica instalado no trem. “A lubrificação não se restringe a um determinado ponto da via férrea”, comenta Robert. Outra vantagem é que a quantidade de lubrificante aspergido é a mínima necessária para lubrificar o friso ou o topo dos trilhos. Além disso, o sistema embarcado dispensa a necessidade de monitoração para evitar vandalismos, tampouco exige o deslocamento de um técnico para abastecer a caixa com lubrificante, como acontece no sistema fixo.

O Frisolub gerencia o atrito roda/trilho através do uso de lubrificantes especiais biodegradáveis, que garantem melhor relação custo/benefício através da redução do nível de desgaste de rodas e trilhos. Os lubrificantes, LUB F 00 e LUB F 000 têm formulação especial, com elevado conteúdo de sólidos e, por ser biodegradável, não comprometem o meio-ambiente.
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Julio Rail
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MensagemAssunto: Re: Trilhos com graxa?   Sex Ago 26, 2016 10:51 pm

Oi João e demais amigos, muito interessante esse artigo, no vídeo, há pontos fixos, que lubrificam os trilhos, assim que a composição vai passando.
E há um segundo sistema, o lubrificador, fica à bordo das composições.
A minha dúvida, continua sendo, e as locomotivas das composições, que vem "atrás", não creio que após uma composição passar, os trilhos, ficarão limpos novamente, para que as locomotivas da próxima composição à passar, não patinem nos trilhos.
Abs, do JR.

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joaoNT
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MensagemAssunto: Re: Trilhos com graxa?   Ter Ago 30, 2016 5:04 pm

Eu já ví um sistema de lubrificação, só que o objetivo era somente os frisos das rodas para minimizar o atrito nas curvas, e assim ter menos desgastes de trilhos e friso de roda. Agora, engraxar a superfície do trilho também me deixou reticente. Fica aí uma questão a ser comentada e esclarecida.

abs
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c.gb
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MensagemAssunto: Re: Trilhos com graxa?   Sex Set 02, 2016 9:20 am

Eu não sabia disso, bom saber, achei que isso poderia prejudicar na tração
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Maquinista_Douglas
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MensagemAssunto: Re: Trilhos com graxa?   Sab Set 03, 2016 11:05 pm

Legal amigo esta eu nem imaginava cada coisa que tem escondida kkkk
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xpsom
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MensagemAssunto: Re: Trilhos com graxa?   Seg Set 05, 2016 12:14 am

Boa noite a todos, muito bom o vídeo parabens e obrigado por compartilhar conosco amigo Julio não somente o vídeo mas também este detalhe tecnico que muitos desconhecem mas que tem impacto no desempenho de todas as ferrovias, muito bom também as informações transmitidas pelo amigo JoãoNT sobre o sistema de lubrificação está de parabens, um grande abraço a todos

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MensagemAssunto: Re: Trilhos com graxa?   Qua Out 05, 2016 8:14 pm

Vivendo e aprendendo,eu também não sabia.
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