Rail.Works.Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rail.Works.Brasil

O MELHOR FORUM DE RAILWORKS DO BRASIL!!!!
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 LOCOTROL Distributed Power

Ir para baixo 
+9
Edison.T
Viníciusbh
Ronaldo Salustino
Robertcross
mendonça100
Julio Rail
Cassiano Ferroviário
Edu1501
Leandro Magri
13 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Leandro Magri
Manobrador Monitor
Manobrador Monitor
Leandro Magri


Mensagens : 135
Data de inscrição : 13/08/2013
Idade : 46
Localização : Louveira, SP

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeSáb Set 14, 2013 10:21 pm

um video interessante, não sei se postei no local correto...


Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeSáb Set 14, 2013 10:27 pm

Oi lemagri

Por se tratar de um vídeo, acredito que está na pasta correta sim. Mas agora uma pergunta, você entendeu como é que o aparelho locotrol funciona? Pelo que eu sei deste tipo de aparelho, apenas a máquina líder é tripulada. As outras recebem o sinal de rádio da primeira máquina para que a condução seja como se trabalhassem em equipe, repetindo exatamente o que a máquina líder está fazendo no momento.

olhe esse link aqui > [Apenas Administradores podem visualizar links]

Abraços do Edu.


Última edição por Edu1501 em Sáb Set 14, 2013 10:34 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Leandro Magri
Manobrador Monitor
Manobrador Monitor
Leandro Magri


Mensagens : 135
Data de inscrição : 13/08/2013
Idade : 46
Localização : Louveira, SP

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeSáb Set 14, 2013 10:33 pm

verdade...uma dúvida o Locotrol é da Ge, a Emd usa o mesmo ou ela possui seu próprio "Locotrol"???
Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeSáb Set 14, 2013 10:50 pm

Oi lemagri

Acredito que o nome locotrol não seja uma patente exclusiva da GE, porque a EMD usa sistema semelhante. Para ilustrar realmente o seu vídeo de animação acima, aqui vai um locotrol de verdade onde há uma máquina líder com mais três máquinas distribuídas por uma composição que tem 330 vagões de minério de Carajás. É trem que não acaba mais.


Abraços do Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
Cassiano Ferroviário
Inspetor de tração
Inspetor de tração
Cassiano Ferroviário


Mensagens : 1883
Data de inscrição : 21/12/2012
Idade : 29
Localização : Jandaia do Sul - PR

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeDom Set 15, 2013 1:16 am

Vídeo muito legal e bemmm feito... Vlw compartilhar amg lemagri, Abs do CF.
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeDom Set 15, 2013 9:26 am

Oi Lemagri, o vídeo está no lugar correto, por tratar de ferrovia real e não ser um vídeo dos Railworks, ok?
Essa animação, além de dar um ar mais leve ao assunto, ilustra muito bem, o sistema locotrol, gostei de ver.
Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
Leandro Magri
Manobrador Monitor
Manobrador Monitor
Leandro Magri


Mensagens : 135
Data de inscrição : 13/08/2013
Idade : 46
Localização : Louveira, SP

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeDom Set 15, 2013 10:08 am

Edu, q. é isso meu...q. gigante é esse...
...e o vídeo acabou antes de o trem terminar de passar hein...
Esse seria a "maior" composição do Brasil??? do mundo??? ou será que nos EUA existe algum Quatrocol, Quincotrol, Sexcotrol...rsrs...
Ir para o topo Ir para baixo
mendonça100
Inspetor de tração
Inspetor de tração
mendonça100


Mensagens : 1550
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 49
Localização : FERNANDÓPOLIS SP

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeDom Set 15, 2013 11:17 am

muto eficas esse sistema eu não o conhescia é a tecnologia a serviço do homem


Última edição por mendonça100 em Sex Dez 13, 2013 12:16 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeDom Set 15, 2013 11:34 am

Oi Lemagri, locotrol, é o sistema que de comando de várias locomotivas separadas, dentro de uma mesma composição, não importa o tamanho dessa composição, ou a quantidade de locomotivas, sempre será locotrol, ok?
Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeDom Set 15, 2013 11:39 am

Oi lemagri, na Austrália tem composições com mais vagões que o desse video, mas quanto a ter tricotrol (3) ou quadra (4) ou até mais máquinas ligadas a líder, acredito que vai depender da quantidade de carga e relevo do trecho ferroviário.

Abraços do Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeDom Set 15, 2013 11:48 am

Oi Edu, eu posso estar enganado, pela resposta que dei, mas, eu acho que, não importa se são duas, 4, ou 8 locomotivas, sempre será locotrol, pois é o nome do sistema.
Depois tem outro detalhe, não me lembro de ter lido em algum lugar, ducotrol, tricotrol, etc...
Veja bem, a palavra é locotrol, a mistura de locomotiva e control, eu até fiquei com receio de responder, pois o Lemagri poderia estar "brincando" quando se referiu à quatrotrol, quincotrol e talvez me levar à mal, pela resposta dada por mim.
Abs, do JR


Última edição por Julio Rail em Dom Set 15, 2013 3:10 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeDom Set 15, 2013 12:18 pm

Oi Julio

Acredito que o amigo lemagri tenha levado em conta o video que postei da ES58Aci. O maquinista da Vale colocou como título Tricotrol-locotrol.

Abraços do Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
Leandro Magri
Manobrador Monitor
Manobrador Monitor
Leandro Magri


Mensagens : 135
Data de inscrição : 13/08/2013
Idade : 46
Localização : Louveira, SP

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeDom Set 15, 2013 3:06 pm

Sim, sim, foi isso mesmo JR, foi em tom de brincadeira...4col, 5trol...
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeDom Set 15, 2013 3:09 pm

Oi Edu e Lemagri, fui dar um pesquisada, eu achei vários vídeos, com tricotrol, com quincotrol ou outro nome, não encontrei.
Num vídeo no youtube, do Gustavo Torres, o título é Tricotrol de S40 da VL!, há duas locomotivas na frente, depois de vários vagões, há mais duas locomotivas e passando mais vagões, há uma locomotiva só, no final da composição, não tem locomotivas.
Como não achei quacotrol (rsrsrs), quer dizer, que só tem mesmo o tricotrol, que pelo nome seria, uma locomotiva na frente, uma no meio e outra no fim.
E locotrol, seria o quê, uma locomotiva na frente e uma no fim?
Se você reparar no vídeo da GE, que o Lemagri postou, verá que são três locomotivas, e em nenhum instante, aparece tricotrol, quer dizer isso foi inventado aqui, só aparece locotrol, o que justificaria a minha suposição, locotrol, é para qualquer quantidade de locomotivas, pelo menos nos Estados Unidos, rsrsrs.
Abs, do JR.


Última edição por Julio Rail em Qui Dez 12, 2013 7:42 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Leandro Magri
Manobrador Monitor
Manobrador Monitor
Leandro Magri


Mensagens : 135
Data de inscrição : 13/08/2013
Idade : 46
Localização : Louveira, SP

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeDom Set 15, 2013 3:20 pm

Amigos, uma reportagem à respeito dessa composição Ferrovia Carajás, também fala sobre o Locotrol...

Maior trem do mundo começará a operar até o final de 2012 na Ferrovia Carajás
Postado por Ênio Gomes da Silva em 10 março 2012 às 22:23
Exibir blog

O maior trem do mundo, com 330 vagões, cerca de 3.500 metros de extensão e capacidade para transportar 40 mil toneladas, Estrada de Ferro Carajás (EFC), operada pela Vale nos estados do Maranhão e Pará. Até então, a companhia operava com comboios formados por, no máximo, 220 vagões. O objetivo do super trem é elevar a capacidade de movimentação de minério de ferro na EFC para 130 milhões de toneladas (Mt) em 2009, e para 230 Mt a partir de 2012.
O trem de 330 vagões tem potência distribuída e é formado por duas locomotivas com 110 vagões, mais duas locomotivas com 220 vagões. Os testes com os trens maiores na Vale começaram em outubro de 2006. De lá para cá, todos os maquinistas e empregados envolvidos na operação dos comboios passaram por treinamento.
Para garantir a movimentação dos novos trens, a Vale também adquiriu 23 locomotivas, modelo Dash9, provenientes de um investimento de aproximadamente US$ 46 milhões. As máquinas – fabricadas na Filadélfia, pela General Electric (GE), dos Estados Unidos – chegaram à empresa pelo Porto do Itaqui, semana passada, sendo que o processo de desembarque prosseguiu até domingo último.
As locomotivas têm equipamentos que permitem monitorar todo o funcionamento do maquinário. O modelo funciona a diesel, mas dispõe de injeção eletrônica. Externamente, a Dash9 continua com o mesmo modelo, mas, segundo a Vale, são os exemplares mais modernos de máquina de linha ferroviária existentes no mundo.
As novas máquinas se juntam a uma frota já existente de 182 locomotivas, sendo 55 do tipo Dash9, que operam na EFC no transporte de minérios.
Locotrol
O sistema que gerenciará o maior trem do mundo, operado pela Vale, é chamado de Locotrol ou Potência Distribuída. O sistema é uma tecnologia portátil de controle, com a qual o maquinista fica em uma locomotiva operando as demais por controle via rádio. É um sistema que controla a tração - ou seja a força - e a frenagem de trens, de forma sincronizada e independente. Controla até cinco locomotivas, que ficam distribuídas ao longo da mesma composição na forma de líder e remotas.
Na prática, o sistema possibilita o uso de mais vagões em um mesmo trem. Já é utilizado pela Vale, desde 2005, na Estrada de Ferro Vitória a Minas, que trabalha atualmente com trens de até 320 vagões. Entre as vantagens do sistema, estão a economia de combustível, diminuição da distância de frenagem e carregamento, além de alívio do freio pneumático, movido a ar.
Investimentos
Os investimentos para aumentar a quantidade de minério de ferro transportado pelo Sistema Norte de Logística da Vale - que compreende a Ferrovia Norte-Sul, a Estrada de Ferro Carajás e o Sistema de Ponta da Madeira - inclui o prolongamento em 1.500 metros de cada um dos 56 pátios de cruzamento e das oficinas de locomotivas para comportar o trem de 330 vagões.
Até o final de 2012, serão compradas 147 locomotivas, 10,6 mil vagões e cinco viradores de vagões, construídos uma nova linha de embarque e um novo píer e adquiridos quatro carregadores de navios.
Fonte:
wwwnoticiasferroviacaraja.com.br

[Apenas Administradores podem visualizar links]
Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeDom Set 15, 2013 7:08 pm

Oi amigos Julio Rail e lemagri

O termo técnico correto para usar é apenas locotrol, talvez alguém teve desejo de criar um termo ao se referir às interrupções entre os vagões para colocar outra máquina. No vídeo abaixo, os 330 vagões estão distribuídos entre seis locomotivas acoplada aos pares (2 loco + 165 vagões + 2 loco + 165 vagões + 2 loco) e nem por isso recebeu título diferente de Megatrem da EFC. Mas são mais de oito minutos de vídeo para os amigos verem quase quatro quilômetros de locomotivas e vagões trafegando.


Abraços do Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
Leandro Magri
Manobrador Monitor
Manobrador Monitor
Leandro Magri


Mensagens : 135
Data de inscrição : 13/08/2013
Idade : 46
Localização : Louveira, SP

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeDom Set 15, 2013 7:46 pm

meu...muito legal d+++++...

...mas é isso mesmo, locotrol, o resto não existe!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeDom Set 15, 2013 9:27 pm

Oi, Edu e Leandro, eu deduzi certo, locotrol é um sistema, e não há alteração de nomes, seja para três, quatro ou mais locomotivas, e depois como já comentei, no vídeo da GE, há três locomotivas e só é usado o termo locotrol.

Isso me lembra o caso do IOT, aqui no forum, nas ferrovias, o termo usado é esse, na época eu procurei no google e não consegui achar nada à respeito.
Na verdade, o certo era EOT, o End Of Train, aquele sinal que fica no último vagão.
Alguém nas ferrovias, achou que era IOT e o modo errado pegou, eu até brinquei dizendo, quem foi o idIOT, que inventou isso, rsrsrs.
Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeDom Set 15, 2013 9:46 pm

Oi Julio, sim você estava correto quanto ao locotrol. Mas vou contar uma coisa que é verdade, quanto ao uso da pronúncia em português de termos da língua inglesa. É fato que o nome do equipamento é End Of Train, mas ao falar em inglês a sigla a pronúncia de nossa letra E soa I.
Aí apareceu algum ferroviário engraçadinho e disse que o nome do equipamento é IOT, e pegou.
A mesma coisa aconteceu com um brasileiro que já foi Presidente da República e Presidente do Senado, cujo nome de batismo é José Ribamar de Araújo Costa, mas como seu pai Ney era administrador do Porto de São Luiz, a marujada inglesa chamava o pequeno José de filho de Sir Ney, a pronúncia em português soa Sar Ney, e aí o literato adotou o nome que usa até hoje. Abraços do Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
Leandro Magri
Manobrador Monitor
Manobrador Monitor
Leandro Magri


Mensagens : 135
Data de inscrição : 13/08/2013
Idade : 46
Localização : Louveira, SP

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeDom Set 15, 2013 10:15 pm

Edu1501, também é cultura amigos...parabéns!!!

...mas voltando ao assunto, ontem vi um trem da MRS carregado de bauxita (aquela terra vermelha é bauxita né)...então, no último vagão tinha um equipamento deste instalado (Eot), q. por sinal faz uma barulhinho agudo muito chato...pois bem se esse trem estive com uma Makina na rabeira via locotrol não precisaria deste equipamento, pois o final do trem seria outra locomotiva???
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeDom Set 15, 2013 10:32 pm

Oi Leandro, veja bem, eu acho que o EOT, só é usado no último vagão, não posso afirmar se no caso de haver uma locomotiva no final da composição, nela seja colocado um EOT.
Talvez o sistema locotrol, também tenha um sistema parecido junto, assim quando estiver na última locomotiva, e por acaso, ela se desengatar da composição, o sistema avisará o maquinista.
Abs, do JR.
Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeSeg Set 16, 2013 5:41 am

Oi Julio, Leandro e demais amigos participantes do fórum>

Leandro, como o amigo Julio comentou, o EOT é um dispositivo que é aplicado no sistema de freios do último vagão (há um vídeo nesta mesma pasta que mostra um maquinista da ALL - o Gemignani - instalando o dispositivo em outra composição. A mangueira de ar do penúltimo vagão é acoplada ao dispositivo e a do último vagão também. O barulho agudo que você ouviu nada mais é do que o ar comprimido dos freios dos vagões passando pelas mangueiras. A função do EOT é enviar um sinal de rádio para assinalar sua posição na via. Desta forma, os CCOs sabem quando o trem passou pelos AMV para mudar a sinalização e permitir a passagem de outras composições. Como toda locomotiva tem localizador, ela não precisa ter o EOT instalado entre o vagão e ela. Em tempo, acredito que num post do amigo Julio sobre ferrovias na Austrália, eu tenha postado um vídeo em que mostra um vagão com tecnologia eletrônica, é possível que aquele tipo de vagão dispense o uso do EOT, mas para isso vou pedir ajuda aos universitários... rsss

Abraços do Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
Julio Rail
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Julio Rail


Mensagens : 10527
Data de inscrição : 25/04/2012
Idade : 71

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeSeg Set 16, 2013 9:59 am

Oi Edu, um detalhe que achei bem legal sobre os EOTs, é que por ter um circuito eletrônico, necessita de energia para poder funcionar, a solução encontrada, foi incluir dentro dele um gerador com uma pequena "turbina", que é acionada pelo ar comprimido, dispensando assim o uso de baterias.
Abs, do JR.

Ir para o topo Ir para baixo
Edu1501
Administrador da Ferrovia
Administrador da Ferrovia
Edu1501


Mensagens : 3904
Data de inscrição : 01/03/2013
Idade : 62
Localização : Curitiba/PR

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeSeg Set 16, 2013 10:11 am

Oi Julio, pois é exatamente o ruído da turbina, o som agudo que o Leandro comentou. O ar comprimido do circuito de freios ao passar pelas pás da turbina, produz um som característico. Quem já teve oportunidade de ouvir o ruído de um motor turbo sabe distinguir o som da turbina, que não se trata daquele feito pela válvula de alívio. Abraços do Edu.
Ir para o topo Ir para baixo
Robertcross
Maquinista Sênior
Maquinista Sênior
Robertcross


Mensagens : 1457
Data de inscrição : 10/10/2012
Idade : 44
Localização : Guarulhos São Paulo

LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitimeSex Set 27, 2013 11:22 pm

Muito interessante o sistema de loco trol nas maquinas eu tenho um vídeo onde mostra a subida de 7 G12 indo para cachoeiro do Itapemirim através de vales montanhas todas ligadas através de loco trol a animação que fizeram ficou 10
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





LOCOTROL Distributed Power Empty
MensagemAssunto: Re: LOCOTROL Distributed Power   LOCOTROL Distributed Power Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
LOCOTROL Distributed Power
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Locotrol ALL FULL HD
» CSX Remote Control Power - Pátio de Selkirk-NY
» sistema locotrol vidio
» Locotrol de AC44i MRS, de Campinas até Itu - SP.
» GT22 4606 com Locotrol - ALL Curitiba-Pr

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Rail.Works.Brasil :: Fórum :: Fotos e vídeos ferroviários-
Ir para: