Concordo com o amigo Edu1501 sobre os problemas das passagens de nível, o que dificultaria a aplicação dos trens de superficie nas grandes cidade, mas usando Belo Horizonte como exemplo, ela conseguiu parcialmente driblar esse problema desapropriando casas e terrenos próximos a avenidas que se encontravam no trajeto do metro Vilarinho a Eldorado, sendo a estação Vilarinho a mais recente, fazendo com que o metro passasse paralelamente a estas avenidas, e em alguns trechos por cima de uma avenida e de um Ribeirão( Av Tereza Cristina/Ribeirão Arrudas), e em outros através de tunel ( Estação 1º de Maio/ Av Cristiano Machado), no entanto a prefeitura de BH tem interesse de se ampliar o metrô para outros pontos de BH e da região metropolitana, tendo como entrave a desapropriação de casas, lotes, empresas e etc, o que deixaria a obra muito cara, conseguindo apenas ampliar a rede de metrô para a região da Savassi e do Barreiro, o que só Deus sabe quando ficará pronto e se ficará realmente.