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Assunto: Isso não é um bonde. Qui Jan 22, 2015 6:25 pm
Pelo menos consta isso na descrição do vídeo, é um sistema de elevadores ou teleférico sobre trilhos lá de portugal.
Edu1501 Administrador da Ferrovia
Mensagens : 3904 Data de inscrição : 01/03/2013 Idade : 62 Localização : Curitiba/PR
Assunto: Re: Isso não é um bonde. Qui Jan 22, 2015 7:04 pm
Oi Ronaldo e demais amigos participantes do fórum Railworks Brasil,
Aproveitando o seu vídeo, vamos contar a história da construção do chamado "Elevador do Lavra". Gostaria de chamar a atenção para os trilhos na frente dos dois carros que compõem o sistema. São três. mas o central possuí um cabo ligado a cada carro que tem funcionamento elétrico. Isso faz desse modal de transporte um funicular. Mas vamos a história.
O Elevador do Lavra é um sistema funicular para transporte público coletivo, situado na Calçada do Lavra, em Lisboa. Inaugurado em 1884, é o elevador mais antigo da cidade de Lisboa e estabelece a ligação entre a rua Câmara Pestana e o Largo da Anunciada.
É propriedade da Companhia de Carris de Ferro de Lisboa e é classificado como Monumento Nacional desde 19 de Fevereiro de 2002 (Decreto-lei 5/2002, Diário da República 42, 1.ª série-B, de 19 de fevereiro de 2002).
O sistema foi construído pelo engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard, que também é responsável pela criação e construção de outras obras similares, e inaugurado a 19 de Abril de 1884.
O Elevador do Lavra esteve fechado por avaria mecânica para a gual não havia peças de reposição entre 8 de Julho e 12 de Agosto de 2011.
Os dois carros idênticos e numerados 1 e 2, são compostos por duas cabines de comando e um salão de passageiros com dois bancos compridos de costas viradas para as janelas, tudo no mesmo nível horizontal e há uma extremidade mais alta (anterior no sentido descendente) e outra mais próxima do solo, tal como o Elevador da Glória. A entrada e saída de cada carro são feitas por duas portas com cancela pantográfica e situadas na extremidade com menor desnível em relação ao solo, de ambos os lados da cabine de comando ativa no sentido ascendente.
O trajeto é de 188 metros, com uma inclinação média de 22,9%, em via de trilho duplo incrustado no pavimento de pedras da rua, com bitola de 0,9 metro e a fenda central para ligação do cabo de aço.